fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem tempo instável e chuvas no segundo dia de 2025, diz Censipam

Publicado

em

Confira a previsão completa para todo o estado. As temperaturas no estado variam entre 22 °C e 32 °C, com ventos fracos e predominantes de noroeste”

A nebulosidade varia entre parcialmente nublado e nublado, com chance de pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. As temperaturas no estado variam entre 22 °C e 32 °C. Foto: cidade de Brasiléia/arquivo 

O tempo continua instável em todo o Acre nesta quinta-feira (2), segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O fenômeno é causado pela combinação de um escoamento de ar vindo da região Amazônica próximo à superfície com a divergência de ventos em altos níveis.

“No leste do estado, o céu deve permanecer nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas pela manhã. No oeste, a nebulosidade varia entre parcialmente nublado e nublado, com chance de pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. As temperaturas no estado variam entre 22 °C e 32 °C, com ventos fracos e predominantes de noroeste”.
Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 32ºC.

Baixo Acre

Mínima de 23°C e máxima de 31ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Waltere Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 23ºC e 29ºC.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 23ºC e 30ºC.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 23ºC e 29ºC.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco amplia acesso a serviços públicos online

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas

A Prefeitura de Rio Branco publicou o Decreto nº 1.714, que regulamenta nesta segunda-feira, 05, no âmbito municipal a Lei Federal nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital. A medida tem como objetivo modernizar os serviços públicos, ampliar a digitalização dos processos e garantir mais acessibilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Tião Bocalom, todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal deverão adaptar seus serviços e informações às novas diretrizes de governo digital. Entre os pilares da nova política estão a ampliação dos serviços digitais, a aproximação entre a gestão pública e a população e o uso de tecnologia como ferramenta de inclusão social.

O decreto também estabelece que as plataformas digitais da Prefeitura, como o Portal do Cidadão e o Portal da Transparência, deverão reunir, de forma unificada, as informações e serviços disponíveis à população, com atualização contínua. A linguagem usada nos canais digitais deverá ser simples e clara, e sempre que possível, os cidadãos poderão fazer solicitações de forma totalmente eletrônica.

Além disso, a nova regulamentação assegura aos usuários direitos como gratuidade no acesso às plataformas, padronização de formulários e guias digitais, além de emissão de protocolos para qualquer solicitação realizada.

Entre os principais instrumentos do Governo Digital de Rio Branco estão a Nota Fiscal Eletrônica, o programa “Conecta Rio Branco”, os processos e assinaturas eletrônicos e as ações de inclusão digital tanto para os cidadãos quanto para os servidores públicos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Informação (SDTI) será a responsável por coordenar a estratégia e a governança do Governo Digital na capital, podendo expedir normas complementares para viabilizar a implementação.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acreanas participam do World Teacher Games 2025 na França

Publicado

em

Foto PHD: Iranilda e Marleide realizam trabalhos importantes no esporte escolar

As acreanas de Cruzeiro do Sul, Iranilda Reis e Marleide Borges, representam o Brasil nos Jogos Mundiais dos Professores (World Teacher Games 2025). O evento será promovido pela Federação Internacional do Esporte Escolar até o próximo dia 10 na França.

Iranilda Reis

Iranilda Reis foi escolhida pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) para representar o Estado nos Jogos Mundiais. A professora de Educação Física trabalha no Colégio Militar Dom Pedro, em Cruzeiro do Sul.

“Essa é uma grande oportunidade de representar meu Estado e de poder aprender ao lado de mestres da Educação Física. Minha eterna gratidão à FADE por essa oportunidade”, declarou a professora Iranilda.

Acreana no Amazonas

A professora Marleide Borges deixou o Acre ainda jovem e tornou-se um atleta de alto rendimento em Manaus, no Amazonas, por onde disputou grandes eventos nacionais e internacionais.

Marleide Borges é ex-presidente da Federação Amazonense de Atletismo, professora da rede pública e coordena um projeto para descobrir talentos.

“O Acre está no meu coração. É uma honra representar o Amazonas e o Brasil ao lado de uma outra acreana”, comentou Marleide Borges.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Humaitá fecha preparação com um treino de bolas paradas

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Kinho Brito quer o Humaitá lutando pelo título

O elenco do Humaitá fecha nesta segunda, 5, no campo do Airton, a preparação para a estreia no Campeonato Estadual Sub-20. O Tourão enfrenta o Vasco nesta terça, 6, a partir das 15 horas, no Florestão.

“Fizemos um bom período de preparação e vamos realizar esse treino de bolas paradas para fechar. Nossa meta é a conquista do título, mas a competição vai ser difícil”, avaliou o técnico Kinho Brito.

Atuaram no profissional

Os volantes Vinícius e Rodrigo Lamar e o atacante Alê Júnior atuaram na derrota para o Independência por 3 a 1 nesse domingo, 4, na Arena da Floresta, pelo Campeonato Brasileiro da Série D, voltam ao Sub-20.

“Os garotos da base serão utilizados no profissional essa mudança será constante durante as duas competições”, explicou o treinador.

Comentários

Continue lendo