fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem aumento de 120% no número de focos de calor em um ano, aponta Inpe

Publicado

em

Acre tem aumento de 120% no número de focos de calor em um ano, aponta Inpe — Foto: Kelton Pinho/Arquivo pessoal

Acre tem aumento de 120% no número de focos de calor em um ano, aponta Inpe — Foto: Kelton Pinho/Arquivo pessoal

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o número de focos de calor no Acre aumentou em 120% comparando o período de janeiro a 2 de maio deste ano com o mesmo período do ano passado. O levantamento mostra que no ano passado eram 15 focos neste período e já este ano já são 33.

O número de incêndios começa a ser uma preocupação, já que o Acre está no período de transição entre o chamado “inverno amazônico”, que é um período de chuvas fortes para o “verão amazônico”, período de seca.

No ano passado, mais de 8,8 mil focos de queimadas foram registrados no território do Acre, segundo o Inpe, que contabiliza os registros desde 1998.

No relatório anual, feito pela SOS Amazônia, a ONG destaca que o uso do fogo para desmatamento em outras atividades humanas está diretamente ligado à perda de biodiversidade.

“Com a redução dos focos de incêndio, é possível perceber o tamanho do impacto. Contudo, órgãos governamentais e não governamentais não possuem estimativas de animais silvestres mortos ou feridos durante incêndios, que se intensificam nos meses mais secos (de julho a outubro). Centenas de milhares de animais são afetados anualmente pela atividade do fogo em larga escala. É difícil quantificar as espécies mortas e feridas, e os impactos são inestimáveis se não sabemos quais espécies ou quantos indivíduos são afetados a cada ano”, destaca o relatório.

E é por isso que a SOS Amazônia tem o projeto Brigadas Amazônia, em parceria com o WWF-Brasil, que tem suporte operacional para enfrentamento às queimadas, por meio da contratação de brigadistas para atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros, além de treinamentos dos brigadistas, articulações com os órgãos ligados ao tema para maior integração entre os mesmos.

Só no ano passado, este projeto beneficiou 80 pessoas e formou 15 brigadistas.

“Os impactos imediatos pós-fogo, no período de maior incidência de incêndio na Amazônia, são observados na perda de cobertura vegetal e morte a longo prazo de grandes árvores, que por vezes permanecem mortas decompondo em meio a pastagens e plantações. Durante o período das maiores taxas de focos de incêndios, além da preocupação com o desmatamento e conversão de floresta, um componente não tão enfocado em anos anteriores ficou evidenciado – o impacto sobre a fauna silvestre”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fluminense da Bahia e Brasileia empatam em uma partida de favoritos

Publicado

em

Foto Fafs: Fluminense da Bahia segue como um dos favoritos ao título

Fluminense da Bahia e Brasileia empataram por 2 a 2 nesse sábado, 12, no CIEC da Estação, em uma partida válida pela fase de classificação do Campeonato Estadual Masculino Sub-20. No outro jogo da rodada, em Porto Acre, o Café com Leite/Porto Acre vencia a Assermurb por 2 a 1, mas perdeu o seu goleiro, expulso, e a vitória pelas regras da competição ficou com a Assermurb porque a equipe da casa não tinha um reserva.

Sub-20

Pelo Estadual Feminino Sub-20, Café com Leite/Porto Acre goleou o Borussia por 8 a 2.

Sub-17 masculino

No Estadual Sub-17, no masculino, Epitaciolândia venceu o Campo Grande por 4 a 1 e Brasileira derrotou a Base do Zé por 3 a 1.

Sub-17 feminino

No Sub-17 feminino, o Real Sociedade venceu o Epitaciolândia por 2 a 0.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasiléia estreia com vitória no Sub-17 e empate no Sub-20 no Estadual de futsal em Rio Branco

Publicado

em

As equipes de base de Brasiléia começaram sua trajetória no Campeonato Estadual da FAFS com bons resultados na capital acreana.

A equipe Sub-17 estreou neste sábado (12), com vitória por 3 a 1 sobre a Base do Zé, mostrando força e entrosamento logo na primeira rodada.

Já o Sub-20 entrou em quadra pela segunda rodada da competição e enfrentou a equipe do Fluminense, em um duelo equilibrado que terminou empatado em 2 a 2.

O treinador Neto destacou o desempenho dos atletas e fez questão de ressaltar os apoios recebidos: “Foi uma estreia positiva no Sub-17, os meninos se dedicaram muito e conseguiram impor o nosso ritmo. No Sub-20, enfrentamos uma equipe forte, mas mostramos poder de reação e saímos com um ponto importante. Vamos continuar trabalhando firme para buscar a classificação. E não posso deixar de agradecer o apoio da Prefeitura de Brasiléia, que tem sido fundamental, e também da deputada Maria Antônia, que foi uma grande parceira nessa rodada e tem nos ajudado muito.”

O apoio da Prefeitura de Brasiléia e da deputada estadual Maria Antônia tem sido essencial para garantir que os jovens atletas tenham estrutura e oportunidade de disputar competições em alto nível, fortalecendo o esporte no município.

As equipes seguem na competição com foco total nos próximos desafios, representando Brasiléia com garra e determinação.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fã da PM, criança autista celebra aniversário com presença de policiais

Publicado

em

Foto: Reprodução

O pequeno João Miguel Ferreira de Souza completou 8 anos nesta semana com uma comemoração diferente em Cruzeiro do Sul. Diagnosticado com autismo, o menino é admirador da Polícia Militar e escolheu celebrar a data ao lado de policiais da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas).

A festa aconteceu em uma pizzaria da cidade, com decoração temática da PM e a presença de familiares e amigos. O destaque ficou para o bolo personalizado e para o uniforme semelhante ao da corporação, usado pelo aniversariante durante toda a celebração.

Atendendo ao convite da família, a equipe da ROTAM compareceu ao local e foi recebida com entusiasmo pela criança. Os policiais tiraram fotos, conversaram com o menino e participaram do momento, que foi planejado para atender a um dos maiores desejos dele.

Com informações do Juruá24horas

 

Assista ao vídeo:

 

Comentários

Continue lendo