fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem aumento de 120% no número de focos de calor em um ano, aponta Inpe

Publicado

em

Acre tem aumento de 120% no número de focos de calor em um ano, aponta Inpe — Foto: Kelton Pinho/Arquivo pessoal

Acre tem aumento de 120% no número de focos de calor em um ano, aponta Inpe — Foto: Kelton Pinho/Arquivo pessoal

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o número de focos de calor no Acre aumentou em 120% comparando o período de janeiro a 2 de maio deste ano com o mesmo período do ano passado. O levantamento mostra que no ano passado eram 15 focos neste período e já este ano já são 33.

O número de incêndios começa a ser uma preocupação, já que o Acre está no período de transição entre o chamado “inverno amazônico”, que é um período de chuvas fortes para o “verão amazônico”, período de seca.

No ano passado, mais de 8,8 mil focos de queimadas foram registrados no território do Acre, segundo o Inpe, que contabiliza os registros desde 1998.

No relatório anual, feito pela SOS Amazônia, a ONG destaca que o uso do fogo para desmatamento em outras atividades humanas está diretamente ligado à perda de biodiversidade.

“Com a redução dos focos de incêndio, é possível perceber o tamanho do impacto. Contudo, órgãos governamentais e não governamentais não possuem estimativas de animais silvestres mortos ou feridos durante incêndios, que se intensificam nos meses mais secos (de julho a outubro). Centenas de milhares de animais são afetados anualmente pela atividade do fogo em larga escala. É difícil quantificar as espécies mortas e feridas, e os impactos são inestimáveis se não sabemos quais espécies ou quantos indivíduos são afetados a cada ano”, destaca o relatório.

E é por isso que a SOS Amazônia tem o projeto Brigadas Amazônia, em parceria com o WWF-Brasil, que tem suporte operacional para enfrentamento às queimadas, por meio da contratação de brigadistas para atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros, além de treinamentos dos brigadistas, articulações com os órgãos ligados ao tema para maior integração entre os mesmos.

Só no ano passado, este projeto beneficiou 80 pessoas e formou 15 brigadistas.

“Os impactos imediatos pós-fogo, no período de maior incidência de incêndio na Amazônia, são observados na perda de cobertura vegetal e morte a longo prazo de grandes árvores, que por vezes permanecem mortas decompondo em meio a pastagens e plantações. Durante o período das maiores taxas de focos de incêndios, além da preocupação com o desmatamento e conversão de floresta, um componente não tão enfocado em anos anteriores ficou evidenciado – o impacto sobre a fauna silvestre”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil cumpre mandado de internação de adolescente por ato infracional análogo a roubo em Xapuri

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Geral de Xapuri, cumpriu na última quinta-feira, 31, um mandado de internação em desfavor do adolescente P. R. O. S., identificado como o autor de um ato infracional análogo ao crime de roubo ocorrido no dia 12 de junho.

Polícia Civil de Xapuri cumpre mandado de internação de adolescente por roubo a comércio. Investigação rápida garantiu resposta efetiva. Foto: cedida

Na ocasião, o menor entrou em um estabelecimento comercial da cidade, portando uma arma de fogo, e anunciou o assalto. Da ação criminosa, foi subtraída a quantia de R$ 5 mil em espécie. Tão logo tomou conhecimento do fato, a autoridade policial de Xapuri, o delegado Luccas Vianna, instaurou procedimento investigativo e determinou à equipe de investigação a realização de diligências com o objetivo de identificar o autor e esclarecer as circunstâncias do delito.

Com base nas provas colhidas, o adolescente foi identificado como responsável pelo roubo. Diante da gravidade do ato e da reincidência, o delegado representou pela internação do menor, medida que foi prontamente acolhida pelo Poder Judiciário.

Segundo as investigações, P. R. O. S. já vinha sendo apontado como o responsável por pelo menos três roubos consecutivos a comércios na cidade de Xapuri, o que reforçou a necessidade da medida socioeducativa de internação.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Kinho Brito reforça comissão técnica do Nacional no Estadual do Amazonas

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Kinho Brito estreia como auxiliar nesta quarta (31)

Depois de trabalhar durante toda temporada no Humaitá, o técnico Kinho Brito foi contratado para reforçar a comissão técnica do Nacional, do Amazonas, na disputa do Campeonato Amazonense Sub-20 (Barezinho) como auxiliar. A meta é colocar o Naça na Copa São Paulo em 2026.

“A diretoria tem um projeto ousado para disputa do Barezinho e os atletas também podem ser aproveitados no profissional na próxima temporada. Temos uma comissão técnica qualificada e vamos trabalhar duro pelos objetivos”, declarou Kinho Brito.

Estreia com vitória

O Nacional venceu o Princesa do Solimões, em Manacapuru, por 2 a 1 na estreia e nesta quinta enfrenta o Sul América.

“O Estadual é difícil, mas o elenco vem trabalhando forte. Temos mais uma partida complicada”, afirmou o auxiliar.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do AVQ embarca sábado para jogar a Superliga C

Publicado

em

Foto AVQ: Time acreano chegará em Porto Velho para disputar o título

A Associação de Vôlei do Quinarí (AVQ) embarca no sábado, 2, para Porto Velho, Rondônia, e domingo, 3, começa a disputar a Superliga C de vôlei feminino.

“Fechamos o planejamento e vamos chegar em Porto Velho com um tempo de descanso para as atletas. Conseguimos montar um elenco de bom nível e a nossa meta é lutar por uma vaga nas finais do torneio”, declarou o presidente do AVQ, Braia Thauan.

Fecha preparação

As atletas do AVQ fecham a preparação nesta sexta, 1º, na quadra da escola Glória Perez. O técnico Sandro Melo intensificou os treinamentos nesta reta final de preparação e ganhou os reforços da ponteira Carol (Cruzeiro do Sul) e da aposta Luíza (Rodrigues Alves).

Estreia no domingo

O primeiro desafio do time do AVQ na Superliga será contra o AVV/Vilhena, de Rondônia, no ginásio Eduardo Lima e Silva, no domingo, 3, às 17 horas (hora Acre).

Comentários

Continue lendo