Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem apenas uma vitória em confrontos com Pará na Copa Verde; veja histórico

Publicado

em

Em 13 jogos, futebol acreano nunca conseguiu passar de fase quando teve rival paraense na competição. Única vitória é do Atlético-AC, em 2019. Rio Branco-AC e Tuna Luso são rivais em 2022

O futebol acreano não tem um bom retrospecto quando enfrenta rivais do Pará na Copa Verde. Em 13 partidas que envolveram clubes dos dois estados na competição, o Acre só conquistou uma vitória. São 10 vitórias paraenses e dois empates.

Atlético-AC venceu Remo em 2019: única vitória do Acre na Copa Verde em confrontos com clubes do Pará — Foto: Sérgio Vale/Arquivo Pessoal

Atlético-AC venceu Remo em 2019: única vitória do Acre na Copa Verde em confrontos com clubes do Pará — Foto: Sérgio Vale/Arquivo Pessoal

A única vitória acreana foi na temporada 2019, quando o Atlético-AC bateu o Remo por 2 a 1 no jogo de ida das quartas de final. Apesar do resultado positivo, o Galo Carijó acabou eliminado na partida de volta, goleado por 6 a 1.

Aliás, das 10 vitórias do Pará nos confrontos, cinco foram por goleadas. A maior delas foi na temporada 2021: 9 a 0 do Remo sobre o Galvez pela segunda fase.

Com o desempenho ruim, nunca um clube acreano avançou de fase quando teve pela frente um rival do Pará. Nesta temporada o Rio Branco-AC terá a oportunidade de encerrar esse jejum. O Estrelão vai encarar a Tuna Luso-PA, pela segunda fase, no dia 28 ou 29 de outubro. A partida será no Acre.

Confira o histórico Acre x Pará na Copa Verde

13 jogos
10 vitórias do Pará
1 vitória do Acre
2 empates

2015
Primeira fase
Remo 2 x 0 Rio Branco-AC
Rio Branco-AC 0 x 2 Remo

2016
Segunda fase
Paysandu 1 x 0 Rio Branco-AC
Rio Branco-AC 2 x 5 Paysandu

2017
Primeira fase
Galvez 0 x 0 Paysandu
Paysandu 2 x 0 Galvez

Atlético-AC 1 x 1 Remo
Remo 4 x 0 Atlético-AC

2019
Quartas de final
Atlético-AC 2 x 1 Remo
Remo 6 x 1 Atlético-AC

2020
Segunda fase
Paysandu 4 x 1 Galvez
Rio Branco-AC 1 x 3 Independente-PA

2021
Segunda fase
Remo 9 x 0 Galvez

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Inédito no Juntos pelo Acre, implante contraceptivo é ofertado a mulheres da regional do Calafate

Publicado

em

A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis

Método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Mais de 100 adolescentes foram beneficiadas com a inserção do implante contraceptivo subdérmico, conhecido como Implanon, durante a edição do programa Juntos pelo Acre, realizada neste sábado, 28, na regional do Calafate, em Rio Branco.

O método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a prevenção de gestações não planejadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à saúde e ao cuidado com adolescentes no estado.

 Ao todo as 100 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, foram atendidas. A iniciativa é financiada pelo Comitê do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCAD) e já está presente em 15 municípios do estado.

A chefe da Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Temos fortalecido essa política pública para cuidar das jovens, que são o futuro da nossa sociedade. Trata-se de uma ação inovadora na Região Norte, que demonstra o compromisso do governo em investir em políticas voltadas às crianças e aos adolescentes”, afirmou.

Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Moradora da região, Lorhany Silva também aprovou a iniciativa. “Estou muito feliz com a oportunidade que o governo do Acre está trazendo para a população. Sem dúvida, são mais benefícios para toda a comunidade”, disse.

Lorhany Silva, moradora da região, também aprovou a iniciativa. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis.

A vice-governadora, Mailza Assis, destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. “Este é um projeto construído para a população. Convido todos a participarem e a aproveitarem os diversos serviços oferecidos. Agradeço aos presidentes de bairros e às lideranças comunitárias que se mobilizaram para envolver a comunidade. Estar aqui, prestando atendimento com diversos serviços, é gratificante e reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando pela população”, ressaltou.

Vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. Foto: Deyse Cruz/SEASDH

Mailza Assis também enfatizou o papel das lideranças comunitárias. “Esse trabalho, desenvolvido ao longo dos últimos anos, só é possível graças à atuação dessas lideranças, que estão diariamente ouvindo, acolhendo e identificando as necessidades da comunidade. Nosso papel é ouvir, acolher e encaminhar soluções”, completou.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também participou da ação, levando atividades educativas voltadas ao público infantil. O orientador de trânsito Victor Silva destacou a iniciativa. “Pensando no bem-estar das crianças e na educação para o trânsito, o Detran trouxe jogos interativos que ensinam de forma lúdica. Também disponibilizamos um espaço para fotos com carrinhos, motos e bicicletas, promovendo aprendizado por meio da brincadeira”, explicou.

A estudante Thalia Freitas, de 8 anos, participou das atividades e aprovou a ação. “Estou muito feliz com todas as brincadeiras oferecidas. Muito obrigada”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

PSDB inicia nova rodada de filiações com entrada de Giovanni Casseb

Publicado

em

Partido reforça mobilização política e amplia base com foco nas próximas articulações e desenvolvimento local.

O PSDB deu início a mais um dia de mobilização política com a realização de novas filiações ao longo desta semana. Entre os destaques, a sigla oficializou a entrada de Giovanni Casseb em seus quadros.

A filiação ocorreu nesta semana e foi apresentada como parte do processo de fortalecimento interno do partido, que busca ampliar sua base de apoio visando as próximas articulações políticas.

Lideranças da legenda, entre elas o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacaram a importância da chegada de novos integrantes, ressaltando a união e o engajamento como pilares para o desenvolvimento de pautas voltadas à população.

A movimentação integra uma série de ações do partido para consolidar sua atuação e ampliar sua presença no cenário político local.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gerson Boaventura explica ausência do Rio Branco no Estadual Sub-20

Publicado

em

O presidente do Rio Branco, Gerson Boaventura, explicou ao phdesporteclube.com.br o motivo da ausência da equipe Sub-20 na disputa do Campeonato Estadual.

“Realizamos uma reunião de diretoria na semana e definimos pela não participação no Sub-20. O clube precisaria realizar um investimento acima de 40 mil para jogar o torneio e neste momento resolvemos priorizar a reforma da piscina e o equilíbrio financeiro”, explicou Gerson Boaventura.

Precisa investimento

Segundo Gerson Boaventura, a estrutura para jogar o Sub-20 é semelhante a do futebol profissional e por isso foi necessário fazer escolhas.

“Temos um calendário garantindo para a próxima temporada e não podemos comprometer, agora, as nossas cotas. Ainda temos pendências financeiras e essa é a prioridade”, afirmou o presidente.

Pagamentos honrados

Gerson Boaventura confirmou o pagamento do prêmio aos atletas pelo vice-campeonato Estadual.

“Tínhamos um acordo com os atletas e o prêmio foi pago pela minutagem no Estadual. Estamos cumprindo tudo e isso precisa enfatizado”, declarou Gerson Boaventura.

Comentários

Continue lendo