Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem apenas uma prefeita e 50 vereadoras eleitas no último domingo dia 06

Publicado

em

Mulheres representam 51% do total de eleitores no estado, mas são minoria em cargos no Executivo e nos legislativos mirins.

Rosana Gomes será a única mulher a administrar uma cidade acreana em 2025 — Foto: Arquivo pessoal

Apesar de serem maioria entre os mais de 612 mil eleitores no Acre, as mulheres viram sua participação diminuir na política do estado após as Eleições de 2024. A partir de 2025, apenas uma das 22 cidades do estado vai ser administrada por uma mulher com a reeleição de Rosana Gomes (PP) em Senador Guiomard.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Acre conta atualmente com 314.748 eleitoras aptas a votar contra 297.700 mil eleitores homens. Em termos estatísticos, isso significa que o eleitorado feminino representa 51% do total enquanto o eleitorado masculino representa 49%.

Em 2020, haviam 16 mulheres candidatas ao cargo majoritário contra 74 candidatos homens. Destas, apenas Rosana Gomes, Fernanda Hassem e Maria Lucinéia conseguiram se prefeitas de Senador Guiomard, Brasiléia e Tarauacá respectivamente.

Já em 2024, apenas oito mulheres lançaram candidaturas às prefeituras contra 53 homens. Já o total geral de candidaturas, entre cargos nos executivos municipais e legislativos mirins, também encolheu: foram 1,5 mil candidatos do sexo masculino contra 811 candidatas do sexo feminino.

Nas eleições municipais anteriores, embora os homens também fossem maioria, com 1.985 candidaturas, haviam mais mulheres disputando cargos eletivos. Eram 1.044 candidatas a prefeitas e vereadoras. Haviam ainda 31 concorrentes não identificáveis com nenhum dos gêneros.

Senador Guiomard é também a cidade que elegeu mais mulheres para o Parlamento — Foto: Gilberto Moura/Arquivo pessoal

Única cidade a reeleger prefeita é também a que mais elegeu vereadoras

Na composição do Parlamento mirim, Senador Guiomard também se destacou. A cidade foi a que mais elegeu vereadoras este ano. Foram cinco, quase metade das 11 vagas que eram disputadas.

O segundo lugar no ranking de mais mulheres eleitas para o Legislativo é disputado entre Feijó, onde haviam 13 vagas, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, onde eram 11 vagas cada. Nestas cidades, quatro candidatas foram eleitas.

Já Acrelândia, Capixaba, Manoel Urbano, Porto Acre, Porto Walter e Xapuri, onde as câmaras são compostas por nove vereadores, elegeram apenas uma mulher cada.

Também com nove vagas, Assis Brasil, Bujari, Jordão e Santa Rosa do Puruselegeram duas mulheres cada.

Duas também foi a quantidade de eleitas em Brasiléia e Marechal Thaumaturgo, onde haviam 11 cadeiras, bem como em Tarauacá onde a Câmara conta com 13 lugares.

Já Epitaciolândia e Plácido de Castro, com 11 cadeiras cada, elegeram 3 mulheres, bem como Sena Madureira onde eram 13 vagas.

Rio Branco aumenta o número de vagas, mas mantém número de mulheres

Em contrapartida, na capital do estado, Rio Branco, a Câmara de Vereadores aumentou o número de vagas de 17 para 21 parlamentares, mas ainda assim, manteve o total mulheres eleitas das Eleições de 2020, apenas duas.

Já Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade acreana, que não tinha na atual legislatura nenhuma parlamentar do sexo feminino, a partir de 2025 deve ter duas vereadoras entre 14 que compõe o quadro.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo