Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre tem apenas uma prefeita e 50 vereadoras eleitas no último domingo dia 06

Publicado

em

Mulheres representam 51% do total de eleitores no estado, mas são minoria em cargos no Executivo e nos legislativos mirins.

Rosana Gomes será a única mulher a administrar uma cidade acreana em 2025 — Foto: Arquivo pessoal

Apesar de serem maioria entre os mais de 612 mil eleitores no Acre, as mulheres viram sua participação diminuir na política do estado após as Eleições de 2024. A partir de 2025, apenas uma das 22 cidades do estado vai ser administrada por uma mulher com a reeleição de Rosana Gomes (PP) em Senador Guiomard.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Acre conta atualmente com 314.748 eleitoras aptas a votar contra 297.700 mil eleitores homens. Em termos estatísticos, isso significa que o eleitorado feminino representa 51% do total enquanto o eleitorado masculino representa 49%.

Em 2020, haviam 16 mulheres candidatas ao cargo majoritário contra 74 candidatos homens. Destas, apenas Rosana Gomes, Fernanda Hassem e Maria Lucinéia conseguiram se prefeitas de Senador Guiomard, Brasiléia e Tarauacá respectivamente.

Já em 2024, apenas oito mulheres lançaram candidaturas às prefeituras contra 53 homens. Já o total geral de candidaturas, entre cargos nos executivos municipais e legislativos mirins, também encolheu: foram 1,5 mil candidatos do sexo masculino contra 811 candidatas do sexo feminino.

Nas eleições municipais anteriores, embora os homens também fossem maioria, com 1.985 candidaturas, haviam mais mulheres disputando cargos eletivos. Eram 1.044 candidatas a prefeitas e vereadoras. Haviam ainda 31 concorrentes não identificáveis com nenhum dos gêneros.

Senador Guiomard é também a cidade que elegeu mais mulheres para o Parlamento — Foto: Gilberto Moura/Arquivo pessoal

Única cidade a reeleger prefeita é também a que mais elegeu vereadoras

Na composição do Parlamento mirim, Senador Guiomard também se destacou. A cidade foi a que mais elegeu vereadoras este ano. Foram cinco, quase metade das 11 vagas que eram disputadas.

O segundo lugar no ranking de mais mulheres eleitas para o Legislativo é disputado entre Feijó, onde haviam 13 vagas, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, onde eram 11 vagas cada. Nestas cidades, quatro candidatas foram eleitas.

Já Acrelândia, Capixaba, Manoel Urbano, Porto Acre, Porto Walter e Xapuri, onde as câmaras são compostas por nove vereadores, elegeram apenas uma mulher cada.

Também com nove vagas, Assis Brasil, Bujari, Jordão e Santa Rosa do Puruselegeram duas mulheres cada.

Duas também foi a quantidade de eleitas em Brasiléia e Marechal Thaumaturgo, onde haviam 11 cadeiras, bem como em Tarauacá onde a Câmara conta com 13 lugares.

Já Epitaciolândia e Plácido de Castro, com 11 cadeiras cada, elegeram 3 mulheres, bem como Sena Madureira onde eram 13 vagas.

Rio Branco aumenta o número de vagas, mas mantém número de mulheres

Em contrapartida, na capital do estado, Rio Branco, a Câmara de Vereadores aumentou o número de vagas de 17 para 21 parlamentares, mas ainda assim, manteve o total mulheres eleitas das Eleições de 2020, apenas duas.

Já Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade acreana, que não tinha na atual legislatura nenhuma parlamentar do sexo feminino, a partir de 2025 deve ter duas vereadoras entre 14 que compõe o quadro.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).

Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.

Veja o formato completo do torneio

  • 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
  • 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
  • 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
  • 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
  • 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
  • Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
  • Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
  • Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
  • Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais

Datas-base da Copa do Brasil 2026

  • 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
  • 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
  • 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
  • 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
  • 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
  • Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
  • Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
  • Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
  • Final: 6 de dezembro – jogo único

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil

Publicado

em

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.

A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).

De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.

A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.

O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com apenas um candidato inscrito, TJAC amplia divulgação de edital para vaga de advogado

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) determinou, nesta segunda-feira (23), a ampliação da divulgação do edital para preenchimento de vaga de juiz membro da classe dos advogados no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). A medida foi adotada pelo relator, desembargador Elcio Mendes, após verificar que apenas um candidato apresentou inscrição até o momento.

O processo foi instaurado a partir de ofício da presidente do TRE-AC, desembargadora Waldirene Cordeiro, para preencher a vaga decorrente do término do biênio do juiz membro Hilário de Castro Melo Júnior, previsto para 14 de março de 2026. A escolha segue as normas das Resoluções nº 20.958/01 e 23.517/17 do Tribunal Superior Eleitoral.

O único candidato inscrito até o momento é o advogado Ednei Carneiro de Queros. O desembargador relator constatou que o edital não havia sido encaminhado por e-mail à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, e também não havia sido divulgado no site oficial do Tribunal de Justiça.

Diante disso, o relator determinou duas providências à Secretaria de Apoio aos Órgãos Julgadores Administrativos e Comissões, o envio do edital por e-mail à OAB-AC e a remessa do documento à Diretoria de Informação Institucional para publicação no sítio eletrônico do TJAC. A medida visa garantir a composição de lista tríplice, conforme exige a legislação eleitoral para a nomeação de membros de tribunais regionais.​​​​​​​​​​​​​​​​

Comentários

Continue lendo