Geral
Acre sofre queda de 2,5% nas vendas do varejo em maio, aponta IBGE
Recuo na receita nominal do mês pesquisado chegou a 2,9%.
Dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Acre sofreu um recuo de 2,5% no volume de vendas do varejo no mês de maio. O dado leva em consideração os resultados obtidos em todo o país no mês de abril deste ano.
O estado acreano teve o mesmo resultado que Sergipe (SE) e Pernambuco (PE). A diminuição nas vendas causou, por sua vez, uma redução na receita na casa dos 2,9% no mês pesquisado pelo IBGE.
O local, segundo o levantamento, com a maior queda no setor em maio foi Roraima (RR), com uma variação negativa de 6% no volume de vendas. Santa Catarina, por outro lado, foi onde o setor mais cresceu, em 2,5%.
Em comparação a maio do ano passado, os resultados são ainda mais preocupantes, conforme a pesquisa. Durante esse espaço de tempo, ocre teve uma retração nas vendas que ultrapassou os 12%. Porém, no comércio varejista ampliado, que inclui o segmento de veículos e material de construção, a queda foi de 15%.
Brasil
O comércio varejista nacional registrou variação negativa de 1% em maio em relação a abril. A redução de receita nominal ficou em 0,1%, o que demonstrou uma compensação gerada pela elevação dos preços.
Os segmentos que mais sofreram retração foram artigos de uso pessoal e doméstico (-2,4%); móveis e eletrodomésticos (-1,3%); venda de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2%).
Comentários
Geral
Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia
O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.
O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).
Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários
Geral
Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio
Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada
O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.
De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.
Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.
A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.
Comentários
Geral
PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.
O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.
A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.
“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.
Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.


Você precisa fazer login para comentar.