fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre registrou média de dois estupros por dia em 2024; vulneráveis são quase 73% das vítimas

Publicado

em

Entre janeiro e agosto deste ano são contabilizados 670 casos de estupro, sendo 487 de pessoas vulneráveis. Dados são do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público Estadual (MP-AC)

Os dois foram presos em junho pelo crime de estupro em Marechal Thaumaturgo, o crime ocorreu quando a vítima voltava de uma festa, na madrugada do mesmo dia. Foto: Arquivo/Polícia Civil

O Acre registrou, entre janeiro e agosto deste ano, uma média de dois estupros por dia. Segundo o Observatório de Análise Criminal do Ministério Público Estadual (MP-AC), foram 670 casos no total. Crianças, adolescentes e outras pessoas em situação vulnerável são quase 73% das vítimas.

Ao todo, foram 487 estupros de vulnerável, crime que se aplica a situações em que a vítima é menor de 14 anos ou sem discernimento no momento que consiga se defender desse tipo de abuso. O restante de casos soma 183 vítimas.

A pena prevista na legislação brasileira para este tipo de crime é de 8 a 15 anos de reclusão. Se houver lesão corporal grave, aumenta para até 20 anos; em caso de morte, pode se estender até 30 anos.

Casos de estupro de vulnerável no Acre somam quase 73% — Foto: Reprodução/MP-AC

Ainda conforme o Observatório, o total de estupros registrados este ano é 15% maior que os casos no mesmo período do ano passado. Em 2023, o Acre contabilizou 583 estupros, sendo 445 de vulnerável.

A capital ,Rio Branco, lidera o ranking deste tipo de crime. O levantamento mostra que este ano a cidade já registrou 288 estupros, já Cruzeiro do Sul aparece em segundo com 62 e Tarauacá em terceiro com 39 casos.

A única cidade do Acre sem registro de estupros até agosto é Jordão, um dos municípios isolados do estado. Em Santa Rosa do Purus, outra cidade isolada, houve apenas um registro e em Porto Acre cinco.

As três cidades aparecem como as regiões com menos ou nenhum registro de estupro este ano.

Frequência mensal

Fonte: Observatório de Análise Criminal do MP-AC

Com relação aos meses em que há mais registros de estupros, a pesquisa mostra que maio (100) e junho (107) somam, juntos, o maior número de casos no ano: 207.

Os meses com menos casos são fevereiro, com 71, e março, com 59 casos.

Veja como denunciar casos de violência infanto-juvenil:
  • Polícia Militar – 190: quando a criança está correndo risco imediato;
  • Samu – 192: para pedidos de socorro urgentes;
  • Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres;
  • Qualquer delegacia de polícia;
  • Disque 100: recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa;
  • Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência. Essa notificação é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia;
  • WhatsApp do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: (61) 99656- 5008;
  • Ministério Público;
  • Videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência goleia o GAS e “dorme” dentro do G4 do grupo A1

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Anderson marcou um dos gols do triunfo Tricolor na Arena

O Independência goleou o GAS, de Roraima, por 4 a 1 neste sábado, 10, na abertura da 4ª rodada do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Anderson, Léo Oliveira, Robert e Ancelmo anotaram os gols do Tricolor enquanto Flavinho marcou para o GAS.

Com a vitória, o Independência chega aos 7 pontos, assume a 3ª colocação do grupo A1 e entra na zona de classificação para a segunda fase do torneio.

Resumo da partida 

Independência e GAS iniciaram o jogo com propostas ofensivas. Aos 21, Darlan cabeceou com perigo na primeira oportunidade do GAS.

Aos 23, Eduardo cobrou falta e a bola bateu na trave. Na sequência, o goleiro fez dois milagres em sequência após as conclusões de Eduardo e Juan.

Aos 45, Zizão bateu cruzado e na sobra de Pará, Flavinho fez 1 a 0 GAS.

Na volta para a segunda etapa, o técnico interino do Independência, Ivan Mazzuia, não fez mudanças.

Aos 11, Gabriel Lisboa parou Polaco dentro da área com falta. Anderson cobrou a penalidade e empatou.

Aos 23, Ancelmo cruzou e Léo Oliveira, de cabeça, marcou o gol da virada. Independência 2 a 1.

Aos 36, Joel fez um “assistência” e Robert bateu no alto e ampliou para 3 a 1.

Aos 37, Ancelmo saiu na frente do goleiro Matheus e chutou no alto para fechar o placar. Final Independência 4 x 1 GAS.

Clima quente nos bastidores

Se dentro das quatro livras o Independência conseguiu uma grande vitória, nos bastidores o clima é quente.

O afastamento do técnico Ulisses Torres escancarou problemas dentro do elenco e por isso os dirigentes devem realizar uma série de reuniões neste fim de semana para tentar resolver os problemas.

Outros jogos da rodada

Tuna Luso/PA x Manaus/AM

Manauara/AM x Águia/PA

No domingo, dia 11

Trem/AP x Humaitá/AC

Na quarta, dia 14

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

AABB fecha participação na Copa Norte com mais 2 ouros e 2 bronzes

Publicado

em

Foto PHD: Héctor, o técnico Hélio Guimarães, Joaquin e Luiz Antônio formaram a equipe na Copa Norte

A equipe da AABB fechou nesse sábado, 10, na Vila Olímpica Roberto Marinho, em Boa Vista, Roraima, a participação na Copa Norte de Natação (Troféu Leônidas Marques) com mais duas medalhas de ouro e duas medalhas de bronze.

Luiz Antônio Jerônimo venceu as provas do 100 metros peito e 200 metros livres e Joaquin Assaf foi bronze nos 5º metros costas e 200 metros livres.

7 ouros 

Luiz Antônio Jerônimo foi o grande destaque da Copa Norte conquistando 7 medalhas de ouro.

“O Luiz vem evoluindo a cada competição e isso serve de incentivo para os outros atletas. É possível conquistar medalhas e grandes marcas”, declarou o técnico da AABB, professor Hélio Guimarães.

6ª colocação quadro de medalhas

Com somente três nadadores, Luiz Antônio Jerônimo, Joaquin Assaf e Héctor Ugo, a AABB terminou o torneio na 6ª colocação com 10 medalhas, 7 de ouro e 3 de bronze.

“A avaliação é muito positiva, disputamos 20 provas com 10 conquistas, cinco recordes do campeonato e três recordes do Estadual. Os investimentos para disputar a Copa Norte, mas uma vez, foram realizados pelos pais dos atletas e estamos trabalhando dentro das nossas possibilidades”, comentou o presidente da Federação Acreana de Esportes Aquáticos (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Assembleia Geral mantém João Renato na presidência da FADE até 2029

Publicado

em

Assembleia Geral mantém João Renato na presidência da FADE até 2029

Uma assembleia geral na sede da Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) manteve o jornalista João Renato Jácome na presidência da entidade até abril de 2029. O processo eleitoral, convocado no dia 28 de março de 2025, foi realizado por uma Comissão Eleitoral independente, e teve acompanhamento integral da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

O processo foi conduzido pelo advogado, mestre em Direito e doutorando em Processo Civil, Marcos Paulo Pereira Gomes.

“Realizamos um processo tranquilo, mas trabalhoso e criterioso. A pedido da CBDE constituímos uma comissão eleitoral formada por cinco componentes”, explicou Marcos Paulo Pereira.

Eleição oficializada

Os documentos da eleição foram registrados no Cartório de Pessoas Jurídicas de Rio Branco.

“O processo foi desenvolvido com total transparência, isonomia e responsabilidade. A documentação tem cerca de 100 páginas e está registrada e averbada no cartório”, afirmou o presidente da Comissão Eleitoral.

Unidos pelo Esporte Escolar do Acre

A chapa Unidos pelo Esporte Escolar do Acre tem João Renato Jácome na presidência e o vice será o professor Diago Figueiredo Leão.

“Em 2023 e 2024 conquistamos o maior número de medalhas nas fases nacionais dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude. A nossa diretoria tem um compromisso com a sequência e a evolução desse trabalho. Queremos continuar fazendo no Acre um esporte escolar de oportunidades”, declarou João Renato Jácome.

Comentários

Continue lendo