Cotidiano
Acre registra aumento de 28,8% nos divórcios em 2023, com Rio Branco concentrando metade dos casos
Dados do IBGE mostram que estado teve 1.481 dissoluções matrimoniais no ano passado; capital acreana aparece como terceira entre capitais do Norte, atrás apenas de Manaus e Palmas

No Acre, 282 dos 1.481 divórcios ocorreram entre casamentos que chegaram a durar entre 10 a 14 anos, seguido de 193 com 20 anos ou mais, e 159 entre 15 a 19 anos de casamentos. Foto: cedida
O Acre registrou 1.481 divórcios em 2023, um aumento de 28,8% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 1.149 dissoluções matrimoniais. Os dados são do estudo Estatísticas do Registro Civil 2023, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (16).
Rio Branco concentrou metade dos casos, com 743 registros – o que coloca a capital como a terceira com mais divórcios entre as capitais da região Norte, desconsiderando as regiões metropolitanas de outros estados. À frente, aparecem Manaus (AM), com 3.620, e Palmas (TO), com 927.
Veja a quantidade de divórcios concedidos em 1ª instância em 2023 nos sete estados da Região Norte:
- Acre: 1.481 divórcios (Rio Branco: 743)
- Amazonas: 4.571 divórcios (Manaus: 3.620)
- Amapá: 564 divórcios (Macapá: 322)
- Pará: 3.011 divórcios (Belém: 355)
- Rondônia: 5.012 divórcios (Porto Velho: 1.690)
- Roraima: 55 divórcios (Boa Vista: 10)
- Tocantins: 2.981 divórcios (Palmas: 927)
Sobre a natureza do processo, ou seja, se os divórcios foram consensuais ou não, o Acre teve 1.015 consensuais e 460 não-consensuais, sendo, nesse último caso, 183 requeridos pelo marido e 277 pela mulher. Houve outros seis sem declaração.
Agora, sobre o regime de bens do casamento, foram:
- 19 divórcios em comunhão universal (onde há divisão total de todos os bens)
- 1.442 em comunhão parcial (onde há divisão total de todos os bens adquiridos durante a união)
- 19 em separação de bens
- 1 sem declaração
Sobre o tempo transcorrido entre as datas do casamento e da sentença do divórcio, no Acre, 282 dos 1.481 divórcios ocorreram entre casamentos que chegaram a durar entre 10 a 14 anos, seguido de 193 com 20 anos ou mais, e 159 entre 15 a 19 anos de casamentos.
Veja tempo transcorrido entre as datas do casamento e da sentença do divórcio no AC em 2023
Com 21,4%, o Acre é o estado brasileiro com o maior percentual de mães até os 19 anos em 2023. Em termos estatísticos, uma em cada cinco mães no Acre tinha até 19 anos na data do parto do ano estudado — e, na prática, mais de três mil crianças, dos 14.147 nascidos vivos em 2023 no Acre, são filhos de mães adolescentes.
Vale destacar que, para o IBGE, a faixa etária que compreende a adolescência vai dos 10 aos 19 anos.
O índice estimado segue na média de 2022, quando 3.198 crianças nasceram de mães com 19 anos até a ocasião do parto. Naquela ocasião, o Acre também detinha o maior percentual entre os estados do Brasil.
Nascimentos no Brasil
Em 2023, 2.598.289 pessoas foram registradas em todo o Brasil, sendo que destes:
- 2.523.267 nasceram no ano de 2023 e foram registradas, no máximo, até o primeiro trimestre de 2024; e
- 75.022 (o correspondente a 2,9%), são de anos anteriores, sendo 31.069 somente na região Norte.
O estudo fala que houve uma redução de 12% no número de nascimentos, que corresponde a 345.212, em comparação com 2022.
“A redução da natalidade e da fecundidade no Brasil, sinalizada pelos últimos Censos Demográficos, somada, em alguma medida, aos efeitos da pandemia, são elementos a serem considerados no estudo sobre a evolução dos nascimentos ocorridos no País nos últimos anos”, destaca o relatório.
No Acre, em contrapartida, foi registrado um aumento de 1,6% no número de nascimentos ocorridos no ano e registrados, sendo um dos nove estados que apresentaram aumento nesse período.
Possíveis causas do aumento
Especialistas apontam que fatores como mudanças sociais, maior independência financeira das mulheres e facilitação dos processos judiciais podem explicar o crescimento. O cenário reflete uma tendência nacional de aumento nas taxas de divórcio após a pandemia.
O IBGE também destacou que, em todo o Brasil, os divórcios vêm se tornando mais frequentes e ocorrendo cada vez mais cedo nos casamentos. No Acre, a média de tempo de união antes da dissolução não foi detalhada no estudo, mas acompanha a tendência de encurtamento dos vínculos matrimoniais.
Os dados completos podem ser acessados no portal do IBGE.
Comentários
Cotidiano
Mecânico que matou noiva após pedido de casamento é julgado por feminicídio em Rio Branco
Teve início nesta quinta-feira (17), no Fórum Criminal de Rio Branco, o julgamento de Simey de Menezes Costa, acusado de matar brutalmente a própria noiva, Kettely Soares de Souza, com mais de 30 facadas. O crime chocou a população pela violência e pelo fato de ter ocorrido poucos dias após um pedido público de noivado, realizado no altar de uma igreja.
A sessão está sendo realizada no plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, sob acusação do promotor de Justiça Efrain Enrique Mendonza. Simey responde por homicídio qualificado, com as agravantes de feminicídio e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.
O crime aconteceu na noite de 8 de junho do ano passado, em uma residência no Ramal Raimundo Saldanha, no Polo Benfica, região da Vila Acre, em Rio Branco. O corpo de Kettely só foi encontrado na manhã seguinte.
Quatro dias após o assassinato, Simey se apresentou espontaneamente à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), onde foi preso preventivamente.
De acordo com o Ministério Público, embora a lei que transforma o feminicídio em crime autônomo ainda não estivesse em vigor na data do crime, a qualificadora foi incluída na denúncia devido à motivação de gênero e à brutalidade do ato.
O caso atrai atenção por envolver uma relação marcada por um gesto simbólico de amor – o pedido de noivado feito diante de uma congregação religiosa – seguido por um desfecho trágico que reforça a gravidade da violência contra mulheres no Estado.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia inicia preparação para o Campeonato Estadual

Foto PHD: Fluminense da Bahia entra no Estadual como um dos favoritos ao título
O elenco do Fluminense da Bahia iniciou nessa quarta, 16, no CIEC da Estação, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual de Futsal da 1ª Divisão. A competição começa no dia 12 de agosto com jogos em Rio Branco.
Elenco experiente
A diretoria do Fluminense da Bahia vem montando um grupo bastante experiente. O goleiro Jefson, o fixo Renan e os alas Victor e Matheus Ceará são nomes certos na equipe da Baixada da Sobral.
9 anos fora
O técnico Ed Carlos Maia, tricampeão Estadual pela AABB, volta a comandar uma equipe na elite do futsal acreano depois de 9 temporadas longe da beira da quadra.
“Temos um grupo qualificado e a ideia é ter um time competitivo na estreia”, declarou Ed Carlos.
Comentários
Cotidiano
Empresários agradecem redução do IPTU em distritos industriais de Rio Branco
Empresários ligados à indústria acreana se reuniram na manhã desta quinta-feira (17), em Rio Branco, para um café da manhã em agradecimento à aprovação da lei que reduz pela metade o valor do IPTU cobrado de empresas instaladas nos distritos industriais da capital. O encontro, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), contou com a presença do prefeito Tião Bocalom e de parlamentares.
A nova legislação transforma em lei um benefício fiscal que antes era concedido por decreto. “Antes, esse incentivo vinha por decreto. Qualquer nova gestão podia simplesmente acabar com ele. Agora, sendo lei, isso muda completamente o cenário, porque passa a dar estabilidade para quem está aqui e também para quem pensa em investir”, disse o deputado federal José Adriano, que também preside a FIEAC.
Segundo ele, a cobrança integral do imposto em 2023, após o fim do período de isenção concedido durante a pandemia, colocou muitas empresas em dificuldade financeira. “A gente começou a ver a preocupação de várias empresas aqui no distrito e no parque industrial. No início, buscamos a isenção total, mas entendemos que isso não passaria pelo crivo do parlamento e dos órgãos de controle. A saída foi negociar uma redução de 50%, que ainda não é o ideal, mas é o possível”, afirmou.
A carga tributária, segundo empresários, vinha levando parte das indústrias a migrarem para a zona rural, onde o custo com impostos é menor. “A área urbana começou a ficar muito cara. Isso levou empresários a buscar terrenos na zona rural, o que traz várias dificuldades, desde transporte de mão de obra até fiscalização e segurança”, comentou.
O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionado por Bocalom. Durante o evento, o prefeito defendeu a proposta como uma medida para incentivar a geração de empregos.
“Nós sempre dissemos que é preciso produzir para empregar. A prefeitura tem que criar o ambiente para quem gera emprego e renda. Queria zerar o imposto, mas Rio Branco ainda é uma capital pobre. Fizemos o que foi possível”, afirmou o prefeito.
Segundo Bocalom, a aproximação entre prefeitura e setor produtivo foi decisiva para a proposta avançar. “O que a gente não pode é criar lei que espante empresário. A ideia é ter regras que ajudem quem quer trabalhar, não atrapalhem”, disse.
A expectativa de empresários e representantes do setor é que a redução do imposto ajude a conter a evasão de empresas das áreas industriais e estimule novos investimentos.
Você precisa fazer login para comentar.