fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre inicia mobilização para a 5ª Conferência Nacional das Cidades

Publicado

em

O primeiro encontro de mobilização para a 5ª Conferência Nacional das Cidades foi realizado na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório da Superintendência da Caixa Econômica Federal e contou com a participação da comissão preparatória da conferência estadual, integrantes do Conselho Estadual de Habitação, do Movimento Nacional da Luta pela Moradia, representantes da Prefeitura de Rio Branco e do Conselho Nacional das Cidades.

O seminário foi proposto pelo Ministério das Cidades e será  realizado em todo país com o objetivo de incentivar a população a participar das etapas municipais e estaduais da conferência, que terá como tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”

Acre é o primeiro estado a se mobilizar, em seminário, para a Conferência Nacional das Cidades (Foto: Assessoria Sehab)

Acre é o primeiro estado a se mobilizar, em seminário, para a Conferência Nacional das Cidades (Foto: Assessoria Sehab)

O evento tem como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis dos entes federados (governos federal, estadual e municipal) no que tange as políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.

O período de realização da Conferência Nacional será de 20 a 24 de novembro, quando reunirá delegados de todos os estados em Brasília.

A etapa municipal está marcada para o período de 1º de março  a 1º de junho de 2013 e a etapa estadual de 1º de julho a 28 de setembro de 2013. No Acre, especificamente, a conferência estadual foi agendada para os dias 18 e 19 de julho, em Rio Branco. Essas etapas propiciam a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e dão aos conselheiros nacionais a oportunidade de conhecer as realidades locais.

“O Acre é o primeiro estado a realizar o seminário de mobilização e já está bem avançado no processo de organização da conferência estadual, tendo em vista que já criou sua comissão preparatória e aprovou o regimento interno. Para nós do Ministério das Cidades é motivo de orgulho ver o engajamento dos organizadores do Acre”, disse Luiz Antônio Constante, conselheiro nacional das Cidades.

Para o secretário de Habitação, presidente do Conselho Estadual de Habitação e presidente da 5ª Conferência Estadual das Cidades, Aurélio Cruz, a evolução do processo de gestão participativa de políticas públicas, da qual os conselhos e conferências fazem parte, consagra a participação popular como forma efetiva de fortalecer a democracia. “O seminário e as conferências municipais e estadual valorizam o relacionamento com a sociedade civil”, afirmou Cruz.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem é executado a tiros em suposta emboscada no Cidade do Povo

Publicado

em

Marcus Paulo Lima Nunes, de 25 anos, foi alvejado na cabeça e no peito; polícia investiga possível ligação com guerra entre facções

RIO BRANCO — Um jovem de 25 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (11) no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na capital acreana. A vítima, identificada como Marcus Paulo Lima Nunes, foi executada com ao menos seis disparos, que atingiram a cabeça e o peito, em plena via pública da Rua Sargento Marciel, na Quadra 14B.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, Marcus estava em casa quando foi chamado por dois homens que se aproximaram em uma bicicleta. O trio caminhou até o local do crime, onde o jovem foi surpreendido por uma emboscada. Os criminosos sacaram armas de fogo e atiraram à queima-roupa, fugindo em seguida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou ao local duas ambulâncias, de suporte básico e avançado. No entanto, os profissionais constataram o óbito ainda no local.

A área foi isolada por militares do 2º Batalhão para o trabalho da perícia criminal. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.

A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), iniciou as investigações preliminares e não descarta a hipótese de que o crime esteja relacionado à guerra entre facções rivais que disputam territórios em Rio Branco. O caso será transferido para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Acre

Motociclista morre ao colidir contra muro em Senador Guiomard

Publicado

em

Francisco Teixeira de Almeida, de 55 anos, não resistiu ao impacto após perder o controle da moto em alta velocidade

SENADOR GUIOMARD — Um grave acidente de trânsito resultou na morte do motociclista Francisco Teixeira de Almeida, de 55 anos, na noite desta sexta-feira (11), na Rua Oscar Paiva, no centro de Senador Guiomard, no interior do Acre.

Segundo testemunhas, Francisco conduzia uma motocicleta modelo Titan, de cor vermelha, em alta velocidade e, aparentemente sob efeito de bebida alcoólica, perdeu o controle ao tentar fazer uma curva. A moto colidiu frontalmente contra o muro de uma residência.

Moradores da região ouviram o forte impacto e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma unidade de suporte avançado. Contudo, ao chegarem ao local, os profissionais constataram que a vítima já estava sem vida.

Policiais militares do 4º Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia técnica. O corpo de Francisco foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de necropsia.

O caso será registrado como acidente de trânsito com vítima fatal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Suspeito de comandar ponto de distribuição de drogas é preso na Baixada da Sobral

Publicado

em

Bruno Assis Dossimo foi flagrado com papelotes de Skunk e dinheiro trocado em residência já conhecida pela movimentação do tráfico

RIO BRANCO — Uma ação da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de Bruno Assis Dossimo, na noite desta sexta-feira (11), acusado de comandar um centro de distribuição de drogas na Rua Campo Novo, bairro Airton Sena, na Baixada da Sobral.

De acordo com os militares, a guarnição realizava patrulhamento a pé pela localidade quando avistou um indivíduo saindo de uma residência em atitude suspeita. O homem, ao perceber a aproximação dos policiais, subiu rapidamente em uma bicicleta e se afastou em alta velocidade. Pouco depois, Bruno surgiu no portão da mesma casa e, ao notar a presença dos agentes, tentou fugir correndo, mas foi contido.

A residência já era alvo de denúncias por ser ponto frequente de comercialização de entorpecentes, o que reforçou as suspeitas da guarnição. Durante a abordagem, os policiais encontraram com Bruno uma bolsa contendo uma quantidade significativa de dinheiro em notas trocadas e diversos papelotes de Skunk — uma variedade de maconha com alto teor de THC — prontos para a venda.

Diante do flagrante, Bruno recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com o material apreendido. Ele deve responder por tráfico de drogas. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para apurar a possível participação de outros envolvidos no esquema.

Comentários

Continue lendo