fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre está entre 25 estados que devem receber aporte financeiro do MEC para reforma do ensino médio

Implantação das escolas integrais do estado, com o novo ensino médio ocorre desde o ano de 2019, quando 10 escolas foram inseridas no programa e teve a inserção de outras quatro em 2020.

Publicado

em

Acre está entre 25 estados que devem receber aporte financeiro do MEC para reforma do ensino médio – Foto: Arquivo/Secom

O estado acreano está entre os 25 estados da federação que deve receber aporte financeiro por meio do Ministério da Educação (MEC) para aplicar na reforma do novo ensino médio, para implantação de escolas em tempo integral.

O MEC informou na quarta-feira (7), que atingiu mais uma meta estabelecida no acordo de empréstimo firmado entre o governo federal e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com o objetivo de apoiar a reforma do ensino médio. Com isso, devem ser injetados 30 milhões de dólares para a implementação. O Ministério não informou qual a meta alcançada.

O novo ensino médio tem como objetivo apoiar os sistemas de ensino público dos estados e do Distrito Federal na ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada do estudante. Para isso, o MEC promove apoio técnico e financeiro, transferindo recursos para apoiar a implantação de escolas de ensino médio em tempo integral pelas secretarias estaduais de educação.

Escolas integrais no Acre

A implantação das escolas integrais no estado, com o novo ensino médio ocorre desde o ano de 2019, quando 10 escolas foram inseridas no programa e teve a inserção de outras quatro em 2020. Em 2021 estava previsto para ser o ano de formação dos professores, quando seriam incluídas mais cinco escolas vocacionadas no piloto.

Em 2022, o estado vai estar preparado para receber essas alterações que devem ocorrer, como a carga horária que vai aumentar de 920 horas anuais para mil horas anuais e três mil em todo ensino médio. Informações foram repassadas, quando a Secretaria Estadual de Educação (SEE) criou um comitê que vai direcionar as ações da fase final de implantação do novo sistema no estado, em agosto do ano passado.

A reportagem entrou em contato com a SEE para saber quanto deve ser destinado ao Acre e aguarda retorno.

A meta foi batida por 25 estados que cumpriram pelo menos 60% das metas operacionais acordadas do novo ensino médio, o que representa 93% das unidades federativas. Além disso, todos os 27 estados cumpriram ao menos 50% das metas operacionais acordadas.

Estão no grupo dos estados que bateram a meta: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Comentários

Cotidiano

Plácido de Castro bate o Náuas e estreia com vitória no Estadual

Publicado

em

O Plácido de Castro derrotou o Náuas por 1 a 0 na tarde deste domingo, 3, no Florestão, e estreou com vitória no Campeonato Estadual. O atacante Chico, ainda no primeiro tempo, decidiu o confronto para o Tigre.

Resumo da partida

Com um time formado por jogadores experientes, o Plácido de Castro começou dominando o jogo e criando oportunidades. A equipe fez 1 a 0 e poderia ter ampliado.

Na segunda etapa, o Náuas passou a jogar melhor e perdeu oportunidades para empatar.

Fala, Ismael!

“Estávamos precisando jogar. Fizemos um bom primeiro tempo e poderíamos ter conquistado uma vitória com um placar maior. Plácido é uma equipe de tradição e o nosso primeiro objetivo é classificar para o returno”, declarou o atacante Ismael.

Náuas desconcentrado

Para o goleiro Jorge, o Náuas pagou pela desconcentração na primeira etapa da partida.

“Falhamos no gol e demoramos para entrar na partida. Ainda tentamos o empate, mas infelizmente não foi possível”, disse o goleiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Antônio Frota: um campeão nos circuitos e trilhas por acidente

Publicado

em

Foto PHD: Antônio Frota é um dos destaques do time Honda para a temporada

Não é exagero dizer que o ciclista Antônio Frota, 50, um dos melhores do Norte, é um campeão por acidente. O atleta começou a pedalar por causa de uma lesão grave na perna em um acidente de jet sky.

“Passei três meses em uma cadeira de rodas por causa do acidente. Minha esposa (Raquel Frota) sugeriu a bicicleta para ajudar e acelerar o processo de recuperação. Consegui me recuperar e não parei mais de pedalar”, disse Antônio Frota.

Muitos títulos

Antônio Frota é um dos principais atletas do time Honda para a disputa da temporada de 2024. Atual campeão acreano de velocidade, o atleta tem conquistas no mountain bike e também em eventos fora do Estado como no Norte/Nordeste.

“Disputei algumas das principais provas do ciclismo brasileiro com resultados importantes. O esporte requer um trabalho duro e vamos para mais uma temporada em busca de mais conquistas”, afirmou o ciclista.

Última temporada

Antônio Frota não fala em deixar as pistas e trilhas, mas essa deve ser a última temporada na categoria Elite.

“Tenho minha empresa e a família também pede mais tempo. O ciclismo hoje faz parte da minha vida e a ideia iniciar é diminuir os treinamentos e as competições”, declarou Frota.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Amigos Solidários e Xavier Maia ganham jogos equilibrados na Copinha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Boas partidas marcaram mais uma rodada no ginásio do Sesc

Partidas equilibradas marcaram a rodada, da categoria Sub-14, na fase de classificação da 9ª Copinha Arasuper de Futsal, nesSe sábado, 2, no ginásio do Sesc.

Os Amigos Solidários venceram o Real Madrid por 3 a 1 no primeiro confronto da programação e na segunda partida, o Xavier Maia bateu o Fênix por 3 a 2.

Sub-12

Furacão do Norte B 7 x 1 Cruz Azul

AME 3 x 2 Fênix

Sub-10

Furacão do Norte 5 x 2 Xavier Maia

Comentários

Continue lendo






Em alta