fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre está entre 25 estados que devem receber aporte financeiro do MEC para reforma do ensino médio

Implantação das escolas integrais do estado, com o novo ensino médio ocorre desde o ano de 2019, quando 10 escolas foram inseridas no programa e teve a inserção de outras quatro em 2020.

Publicado

em

Acre está entre 25 estados que devem receber aporte financeiro do MEC para reforma do ensino médio – Foto: Arquivo/Secom

O estado acreano está entre os 25 estados da federação que deve receber aporte financeiro por meio do Ministério da Educação (MEC) para aplicar na reforma do novo ensino médio, para implantação de escolas em tempo integral.

O MEC informou na quarta-feira (7), que atingiu mais uma meta estabelecida no acordo de empréstimo firmado entre o governo federal e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com o objetivo de apoiar a reforma do ensino médio. Com isso, devem ser injetados 30 milhões de dólares para a implementação. O Ministério não informou qual a meta alcançada.

O novo ensino médio tem como objetivo apoiar os sistemas de ensino público dos estados e do Distrito Federal na ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada do estudante. Para isso, o MEC promove apoio técnico e financeiro, transferindo recursos para apoiar a implantação de escolas de ensino médio em tempo integral pelas secretarias estaduais de educação.

Escolas integrais no Acre

A implantação das escolas integrais no estado, com o novo ensino médio ocorre desde o ano de 2019, quando 10 escolas foram inseridas no programa e teve a inserção de outras quatro em 2020. Em 2021 estava previsto para ser o ano de formação dos professores, quando seriam incluídas mais cinco escolas vocacionadas no piloto.

Em 2022, o estado vai estar preparado para receber essas alterações que devem ocorrer, como a carga horária que vai aumentar de 920 horas anuais para mil horas anuais e três mil em todo ensino médio. Informações foram repassadas, quando a Secretaria Estadual de Educação (SEE) criou um comitê que vai direcionar as ações da fase final de implantação do novo sistema no estado, em agosto do ano passado.

A reportagem entrou em contato com a SEE para saber quanto deve ser destinado ao Acre e aguarda retorno.

A meta foi batida por 25 estados que cumpriram pelo menos 60% das metas operacionais acordadas do novo ensino médio, o que representa 93% das unidades federativas. Além disso, todos os 27 estados cumpriram ao menos 50% das metas operacionais acordadas.

Estão no grupo dos estados que bateram a meta: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco anuncia quarteto para a Série D 2024

Publicado

em

O zagueiro Reginaldo, ex-Vasco, abre a lista de reforços, seguido do meia Felipinho, ex-Adesg, do volante Júlio e ainda do meia Keslley, ambos ex-São Francisco

MANOEL FAÇANHA

Após a perda do título do Campeonato Acreano e calendário cheio para a temporada 2025 e estreia negativa na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, ocorrida no último sábado (27), para o Manauara-AM por 3 a 1, no estádio Ismael Benigno, na Colina, em Manaus-AM, a diretoria do Rio Branco foi ao mercado e anunciou a contratação de quatro jogadores para a sequência da temporada. O zagueiro Reginaldo, ex-Vasco, abre a lista de reforços, seguido do meia Felipinho, ex-Adesg, do volante Júlio e ainda do meia Keslley, ambos ex-São Francisco. O quarteto foi apresentado na tarde desta terça, 30, no José de Melo, e são os primeiros reforços do clube para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D.

Um quinto reforço ainda negocia com o clube. Trata-se do meia Thiago Miranda, ex-Galvez. O desfecho da negociação deverá ocorrer durante essa quinta-feira (2).

Dois períodos

Na busca de ajustar a equipe para buscar a recuperação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D, o Rio Branco trabalhou em dois períodos aos cuidados do técnico Wemerson Rambinho.

O próximo adversário do Estrelão na sequência da competição será o Princesa do Solimões. A partida será disputa no sábado (4),  a partir das 17h, no estádio Florestão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Série D: Árbitro do Acre, Fábio Santos apita Altos-PI e Moto Club-MA no sábado (4)

Publicado

em

Fábio Santos de Santana, 42 anos, faz parte do quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

MANOEL FAÇANHA

O confronto da próxima sábado (4), às 16 de Brasília, no estádio Albertão, na cidade de Teresina-PI, terá apito acreano no duelo entre Altos-PI e Moto Club-MA. O árbitro Fábio Santos de Santana comanda partida, assistido pelos assistentes piauienses Alisson Lima Damasceno e Raimundo David dos Reis Alves. O quarto árbitro será Iudiney Cesar Rocha e Silva (PI).

O advogado, administrador e professor universitário Fábio Santos de Santana, 42 anos, faz parte do quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta temporada, o profissional conduziu vários jogos do Campeonato Acreano, entre eles, a vitória do Independência sobre o São Francisco por 4 a 1, resultado que quebrou um jejum de 25 temporadas sem um título do Tricolor de Aço.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Árbitra assistente de Rondônia é designada para decisão do campeonato alagoano

Publicado

em

A partida decisiva acontece em Arapiraca, cidade distante 132 km de Maceió, capital de Alagoas

A presença de árbitros experientes como Wagner do Nascimento Carvalho e a rondoniense Márcia Bezerra certamente contribuíram para a grande final. Foto Rede Social/Divulgação

ASA e CRB, decidem no próximo sábado, 30/03, o título de campeão alagoano 2024, e a arbitragem de campo e do VAR será de fora do estado. O carioca Wagner do Nascimento Carvalho apita o jogo, os assistentes são: Nailton Junior do Ceará e a rondoniense Márcia Bezerra.

É uma prática comum em competições regionais ter árbitros de fora do estado para garantir imparcialidade e qualidade na arbitragem. A presença de árbitros experientes como Wagner do Nascimento Carvalho, Nailton Junior e Márcia Bezerra certamente contribuirá para um jogo justo e emocionante. Como será a grande final do alagoano de futebol.

Os homens do VAR, são de São Paulo e Rio de Janeiro. Todos pertencentes ao quadro da CBF. A partida decisiva acontece em Arapiraca, cidade distante 132 km de Maceió, capital de Alagoas, no estádio Coaracy Fonseca.

Comentários

Continue lendo