Acre
Acre e Rondônia se unem para potencializar ações de combate a roubos de veículos

Cumprindo agenda de trabalho, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 5, o secretário da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC), coronel José Hélio Pachá. Durante a reunião, os chefes das pastas dos dois estados deliberaram ações no sentido de prevenir e reprimir o crime de roubo de veículos no Acre e Rondônia, principalmente na região de divisa.
Ainda durante a reunião, foi apresentado ao secretário de Segurança de Rondônia, com detalhes, o plano de ação da Sejusp para prevenção a roubos de veículos na região do Baixo Acre. Na ocasião, apresentou-se as alternativas de fuga dos criminosos (em pelo menos 1.800 quilômetros de ramais), cujos destinos são as cidades de Guayaramerín, no departamento do Bêni, ou Vila Evo Morales, departamento de Pando, ambas em território boliviano. A execução desse plano terá início na próxima segunda-feira, 8.
De acordo com o secretário Paulo Cézar, participarão das ações no Baixo Acre, além do Grupo Especial de Fronteira (Gefron-AC) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), grupamentos das polícias Militar e Civil. O titular da Sejusp, durante a “reunião de integração”, apresentou à secretaria visitante, as ferramentas tecnológicas utilizadas no âmbito da segurança pública acreana para a prevenção e combate à criminalidade, disponibilizado-as ao estado vizinho.

Para o mesmo propósito, Paulo Cézar discorreu sobre o encontro realizado, dia 29 do mês passado, em Cobija (Bolívia), onde assuntos referentes à cooperação entre as forças de segurança do Acre e a Polícia Nacional Boliviana, para o enfrentamento a crimes transfronteiriços, foram tratados, atendendo deliberações do Comitê Integrado de Fronteira, instituído por meio de carta de intenções, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, em abril deste ano.
Ao final da reunião, os dois secretários delinearam ações conjuntas, visando potencializar o combate ao crime de roubo de veículos e diversos outros delitos praticados nas regiões de divisa.
In loco
Mais cedo, a convite do titular da Sejusp, o secretário Hélio Pachá sobrevoou toda a região onde será desencadeada a operação no Baixo Acre, bem como sobre as obras da instalação do Gefron, no município de Senador Guiomard, mais especificamente no ponto de confluência das rodovias AC -40 com a BR-317, que se configura como principal rota para a Bolívia e o Pacífico, através do Peru.
Do encontro, além dos titulares da Segurança Pública dos dois estados, também participaram a secretária adjunta da Sejusp, delegada Márdhia El-Shawwa Pereira, e assessores técnicos das duas secretarias.

Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.