Conecte-se conosco

Acre

Acre e Peru selam acordo entre Zona de Processamento de Exportação e Zona Especial de Desenvolvimento de Ilo para viabilizar saída ao Pacífico

Publicado

em

O governo do Acre consolidou, nesta semana, um importante acordo para aprimorar a logística e impulsionar a economia regional. Em um ação estratégica para efetivar a tão sonhada rota bioceânica, a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) firmou um acordo de cooperação internacional entre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre e a Zona Especial de Desenvolvimento (ZED) de Ilo, no Peru.

A parceria visa integrar os regimes aduaneiros especiais dos dois países, transformando o Acre em um elo logístico privilegiado entre a Amazônia brasileira e os mercados asiáticos através do Oceano Pacífico.

O secretário de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict) Assurbanipal Mesquita, visitou nesta sexta-feira, 21 a ZED de Ilo para conhecer o funcionamento da Zona de Exportação e dialogar com os empresários regionais.

Jorge atua como articulador entre universidades, governo e setor privado. Foto: Alice Leão Secom.

O membro regional do Centro de Estudos da Universidade de la Calle, Reinaldo Cordova, foi convidado a participar dessas reuniões e acordos de cooperação, como articulador desse importante espaço de diálogo de integração que estão levando a diante o governo do Acre junto ao governo do Sul do Peru. “Vimos que essa aliança pode ser estendida a outros espaços, com o governo do norte do Chille. Com o apoio do meio acadêmico criaremos o espaço de diálogo e integração que não se encerra no Sul do Peru,  juntos podemos integrar os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e o governo do Norte do Chille.

Mercado global

Localizada estrategicamente no sul do Peru, a ZED de Ilo está conectada à Rodovia Interoceânica Sul, que liga o território peruano ao Brasil. A cidade abriga o Porto de Ilo e possui proximidade com o Porto de Matarani, oferecendo uma infraestrutura robusta para o escoamento de mercadorias.

Com o novo acordo, empresas instaladas na zona acreana terão suporte técnico e logístico facilitado para utilizar os portos peruanos. Foto: Alice Leão/Secom

Para o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, o acordo não é apenas institucional, mas uma mudança de paradigma para o setor produtivo acreano.

“Estamos construindo uma ponte real para o desenvolvimento. A integração entre a ZPE Acre e a ZED de Ilo permite que o empresário acreano olhe para o Pacífico não mais como um horizonte distante, mas como uma rota viável e competitiva. Nossa missão é reduzir o ‘Custo Brasil’, encurtando o tempo de trânsito para a Ásia e barateando o frete de insumos essenciais”, destacou o secretário.

O papel estratégico da ZPE Acre

A ZPE do Acre, como distrito industrial incentivado, é a peça-chave dessa engrenagem. Com o novo acordo, empresas instaladas na zona acreana terão suporte técnico e logístico facilitado para utilizar os portos peruanos.

Entre as vantagens diretas da cooperação está a Exportação, que viabiliza o ganho de competitividade para produtos como proteína animal, madeira, café, castanha e grãos. Além disso, promove a facilitação na entrada de máquinas, equipamentos e fertilizantes, reduzindo a dependência dos portos do Sudeste e Sul do Brasil. Do lado peruano, a Integração Produtiva, gera o intercâmbio de tecnologia e possibilidade de consolidação de cargas em território peruano.

“A ZPE Acre entra em uma nova fase. Com essa parceria, passamos a oferecer um ambiente de negócios onde a logística é o diferencial. Queremos atrair novos investimentos que vejam no Acre a porta de saída natural para o mercado global”, reiterou Assurbanipal.

Investimentos

O acordo prevê ainda a realização de missões comerciais e rodadas de negócios entre empresários brasileiros e peruanos. A expectativa é que, nos próximos meses, o fluxo de mercadorias pelo eixo Peru-Brasil ganhe um novo ritmo, consolidando o estado como o principal hub logístico da Amazônia Ocidental.

Com essa iniciativa, o Governo do Acre reafirma seu compromisso com a geração de emprego e renda, posicionando a economia local no centro das decisões da integração sul-americana.







The post Acre e Peru selam acordo entre Zona de Processamento de Exportação e Zona Especial de Desenvolvimento de Ilo para viabilizar saída ao Pacífico appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Juruá atinge 14,10 metros e mantém Cruzeiro do Sul em alerta máximo com 30 chamados só na sexta (3)

Publicado

em

Operação do Corpo de Bombeiros entra no terceiro dia com cinco equipes e mais de 20 militares em campo; 21 famílias já foram levadas a abrigos

À distribuição de 2.300 galões de 5 litros de água mineral para moradores afetados só na sexta

Cheia no Juruá mobiliza equipes de resgate em Cruzeiro do Sul; nível do rio exige atenção

A elevação do nível do Rio Juruá para 14,10 metros mantém o cenário de alerta em Cruzeiro do Sul e tem mobilizado equipes de resgate em diversas áreas atingidas pela cheia. Somente na manhã de sexta-feira (3), cerca de 30 chamados foram registrados para retirada de famílias e vistoria de residências em regiões alagadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, a operação já entra no terceiro dia, com atuação intensificada diante do avanço das águas. Cinco equipes estão em campo, somando mais de 20 militares, além do uso de embarcações para alcançar áreas de difícil acesso.

Trabalho contínuo e abrigos

Segundo o tenente Alisson Rogério, responsável pelo planejamento da operação, o trabalho tem sido contínuo para atender à demanda crescente da população. Ele destacou que, enquanto municípios como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter já apresentam sinais de vazante, em Cruzeiro do Sul o nível do rio ainda exige atenção redobrada.

Segundo o tenente Alisson Rogério, responsável pelo planejamento da operação, o trabalho tem sido contínuo. Foto: captada 

Até o momento, mais de 21 famílias já foram encaminhadas para abrigos, enquanto novas solicitações continuam sendo atendidas pelas equipes, tanto para retirada de moradores quanto para avaliação de risco em imóveis atingidos.

A operação conta com atuação integrada de diferentes forças, incluindo equipes de segurança e apoio, que seguem mobilizadas para garantir assistência às famílias afetadas. O trabalho continua ao longo do dia, com prioridade para áreas mais impactadas pela cheia.

As famílias que necessitarem de remoção, deverão fazer contato pelo número 68 999656237, da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros pelo contato 193. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor vai até 6 de maio; janela partidária termina nesta sexta (3)

Publicado

em

Desincompatibilização de agentes públicos que vão disputar eleições termina neste sábado (4); voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos

O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro

Eleitor tem até 6 de maio para regularizar situação na Justiça Eleitoral

O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral. O prazo também vale para quem precisa regularizar o título a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos presidente da República, vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Primeiro título

De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos. Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.

Janela eleitoral

Terminou na sexta-feira, dia 3, o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido sem serem punidos com a perda do mandato.

Desincompatibilização termina amanhã

Neste sábado (4), encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções. A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais.

Neste sábado, dia 4, encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições

Comentários

Continue lendo

Acre

Confronto com a polícia termina com dois mortos e um preso em Plácido de Castro

Publicado

em

Ação integrada ocorreu após roubo a residência de pecuarista; suspeito foi capturado horas depois

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar do Acre resultou na morte de dois suspeitos e na prisão de um terceiro, na noite desta quinta-feira (2), no município de Plácido de Castro.

Um dos mortos na troca de tiros caiu na área da casa – Imagem/cedida

De acordo com as forças de segurança, as equipes foram acionadas após um roubo à residência de um pecuarista, no bairro Serralheria. Ao chegarem ao local, os policiais teriam sido recebidos a tiros, dando início a um confronto armado.

Durante a troca de tiros, dois suspeitos foram baleados. Um deles morreu ainda no local. O segundo, identificado como Victor Emanuel de Souza Aguiar, de 17 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade Mista de Saúde do município, sendo posteriormente transferido para Rio Branco, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no pronto-socorro.

Segundo informações médicas, o adolescente foi atingido por cinco disparos, sendo um no braço direito, dois no abdômen e dois nas costas.

O terceiro envolvido conseguiu fugir no momento inicial da ação, mas foi localizado e preso ainda na mesma noite, após diligências realizadas pelas equipes policiais. Ele foi identificado pelas iniciais K.L.G.

O suspeito detido será apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, sob responsabilidade do delegado Leandro Lucas Barreto de Lima, juntamente com as armas apreendidas na ocorrência.

As forças de segurança seguem investigando o caso para esclarecer todos os detalhes do crime.

Comentários

Continue lendo