Acre é o terceiro pior estado em grau de solidez fiscal, diz CLP

O Acre é o terceiro pior estado no grau de solidez fiscal, com desempenho de 1.88%, segundo o estudo do ‘Ranking de Competitividade 2016’, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Group. O topo da lista é ocupado pelo estado de Roraima, com 100%, e o segundo por Pará com 94%. O Acre perde apenas para Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O grau de solidez fiscal indica a qualidade na gestão das contas públicas, e avalia os Estados com base em seis indicadores: capacidade de investimento; resultado nominal; solvência fiscal; sucesso da execução orçamentária; autonomia fiscal e resultado primário.

O ranking mostra que a forte desaceleração econômica causou impacto na classificação dos Estados. Nos pilares solidez fiscal e potencial de mercado, os Estados apresentaram mudanças significativas de posição em relação ao ano anterior. No Acre, por exemplo, no potencial de mercado de 2015, o estado estava entre os últimos mudando o cenário em 2016, ocupando o 8º lugar com 51.5%.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima