Acre
Acre contribui com sete assinaturas na criação de CPMI do INSS; veja assinatura
Com a adesão de parlamentares da Câmara e do Senado, a oposição protocolou na segunda-feira, 12, um pedido para criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a apurar supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo irregularidades em descontos aplicados sobre os benefícios de aposentados. A iniciativa, que já conta com 259 assinaturas, 223 de deputados federais e 36 de senadores, ainda não consta oficialmente no sistema do Congresso Nacional.
Parte da bancada do Acre demonstrou alinhamento com a proposta da oposição e assinou o requerimento em peso. Na Câmara dos Deputados, os quatro parlamentares do estado, Socorro Neri (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil) e Eduardo Velloso (União Brasil), apoiaram a criação da CPMI. Zé Adriano, Antônia Lucia, Meire Serafim e Zezinho Barbary não assinaram ainda.
No Senado, os três representantes acreanos também endossaram o pedido, Alan Rick (União Brasil), Márcio Bittar (União Brasil) e Sérgio Petecão (PSD).
A movimentação ocorre em meio a crescentes denúncias de que aposentados e pensionistas estariam sofrendo descontos indevidos em seus benefícios, em alguns casos vinculados a empréstimos consignados ou filiações automáticas a associações sem o consentimento dos beneficiários. A oposição quer apurar não apenas os responsáveis pelas fraudes, mas também eventuais falhas no controle e fiscalização por parte do governo federal.
Comentários
Acre
Montaria de peões do rodeio é remarcada para esta terça (29)
A forte chuva que caiu na noite desta segunda-feira, 28, em Rio Branco interrompeu a programação do tradicional rodeio da Expoacre 2025. O evento, que atraiu grande público, precisou ser suspenso no momento em que os montadores se preparavam para entrar na arena devido às fortes chuvas que caíram no local.
Ao deixar o camarote montado especialmente para as autoridades no setor do rodeio, o governador Gladson Cameli comentou o adiamento da atração e demonstrou otimismo com a retomada das atividades na terça-feira (29).
“Com toda certeza. Amanhã vai ter tudo que não teve hoje. A chuva veio pra dar uma limpada naqueles que estavam torcendo fosse errado a Expoacre. Limpa, energia positiva e amanhã vai ser maravilhoso”, declarou.
Comentários
Acre
Nova frente fria atinge o Acre com chuvas e temperaturas abaixo dos 17ºC
Mago do Tempo alerta para ventos intensos, raios e possibilidade de temporais em várias regiões do estado

FOTO: SÉRGIO VALE
Como já havia sido previsto, o Acre enfrenta, a partir das primeiras horas desta terça-feira (29), mais uma onda de frio polar. O fenômeno traz consigo queda significativa nas temperaturas, chuvas e ventos fortes, afetando principalmente as regiões leste e sul do estado.
Segundo o meteorologista Davi Friale, conhecido como “Mago do Tempo”, o dia será marcado por tempo fechado, com muitas nuvens, chuvas que podem ser fortes e acompanhadas de raios, além de ventos intensos.
Nas cidades de Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e sul acreano, as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 26ºC. Já as mínimas previstas para as manhãs de quarta e quinta-feira devem variar entre 14ºC e 17ºC.
No Vale do Juruá, a queda de temperatura será mais amena, com mínimas entre 18ºC e 21ºC, especialmente em Cruzeiro do Sul. Mesmo assim, a previsão aponta risco de temporais ao longo desta terça-feira, com destaque para as regiões centrais do estado e o próprio Vale do Juruá.
Autoridades orientam a população a se prevenir diante das possíveis instabilidades climáticas e reforçam o alerta para quem vive em áreas de risco.
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta leve elevação e registra 8 mm de chuva nas últimas 24 horas

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre em Rio Branco apresentou leve elevação nas últimas 24 horas, alcançando a marca de 1,55 metros às 5h12 desta terça-feira (29).
De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal, choveu 8 milímetros no período, o que contribuiu para a pequena subida do manancial.
Apesar da variação, o nível do rio permanece significativamente abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Você precisa fazer login para comentar.