Conecte-se conosco

Acre

Acre compartilha experiências de enfrentamento à seca severa em encontro sobre segurança hídrica na Amazônia Legal

Publicado

em

O governo do Acre participou do VII Encontro do Grupo Técnico Agenda Azul da Amazônia Legal Brasileira (GTAA), realizado em Cuiabá (MT) entre os dias 23 e 25 de outubro. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, reuniu representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para debater a segurança hídrica.

O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências e compartilhar informações para fortalecer os órgãos de gestão e regulação dos recursos hídricos frente aos eventos extremos, como enchentes e secas, cada vez mais intensos e frequentes na região amazônica. Atualmente, o GTAA é coordenado pelo Estado do Acre.

Representantes do Acre participam do 7º Encontro do Grupo Técnico Agenda Azul, trocando experiências para fortalecer a segurança hídrica na Amazônia Legal. Foto: Reprodução

Participaram do evento técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do Serviço de Água e Esgoto (Saneacre), envolvidos com a gestão de recursos hídricos, entre eles, Maria Antônia Zabala, chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema; Erisson Cameli Santiago, gerente do Saneacre nas cidades de Epitaciolândia e Brasileia; Ylza Lima, chefe da Sala de Situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), vinculado à Sema; Luís Carlos Cruz da Silva, diretor de Recursos Hídricos e Fauna; e Victor Kauã Diógenes Borges, analista de Outorga, ambos do Imac.

Chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, Maria Antônia Zabala, fala sobre as estratégias do Acre para garantir o abastecimento de água diante dos períodos críticos de seca. Foto: Reprodução

A comitiva acreana apresentou as ações realizadas pelo governo no âmbito do Gabinete de Crise, para enfrentar a crise hídrica decorrente dos eventos climáticos extremos no estado. Maria Antônia Zabala destacou a importância do Acre no encontro, especialmente após os desafios vividos nos últimos meses.

“Esse encontro é essencial para trocarmos aprendizados e estratégias. Hoje, enfrentamos uma nova realidade, com períodos críticos que desafiam nossa capacidade de resposta. Compartilhar nossas experiências no enfrentamento à crise hídrica no Acre permite que todos os estados da Amazônia Legal pensem em soluções preventivas e integradas para garantir segurança hídrica à população”, afirmou.

O gerente regional do Saneacre, Erisson Cameli, ressaltou a relevância da Agenda Azul, que deve estar no centro das discussões, citando o empenho do governo do Estado no enfrentamento à seca severa.

Técnicos da Sema, Imac e Saneacre apresentam as ações do governo do Acre no enfrentamento à crise hídrica, destacando o esforço coletivo do Estado. Foto: Reprodução

“Nós vivemos uma situação de insegurança em Epitaciolândia, onde não tivemos água suficiente para tratar e abastecer a população. Discutimos as ações implementadas junto à Sema e ao Imac para superar essa insegurança hídrica. Uma solução importante foi a captação de água do Rio Bahia para complementar o Igarapé Encrenca, o que nos trouxe segurança em tempo recorde, graças ao esforço coletivo do governo. É uma realidade que muitos estados começam a enfrentar: a Amazônia, antes considerada uma região de abundância hídrica, agora vive períodos críticos”, enfatizou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Professora implora cirurgia neurológica urgente a governador Gladson Cameli e relata risco de morte após espera de um ano por procedimento no Acre

Publicado

em

Cremilda Lopes Rodrigues, de 58 anos, professora aposentada, aguarda desde fevereiro de 2025 a realização de uma angioplastia com implante de stent intracraniano para tratamento de aneurismas cerebrais, em Rio Branco. Segundo laudos médicos apresentados pela paciente, o caso é considerado urgente devido ao risco de ruptura.

O procedimento foi solicitado pelo médico neurologista Rogério Ivan Ortiz. No entanto, a cirurgia não está sendo realizada no Hospital Santa Juliana, unidade onde executa os atendimentos cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Estado.

Cremilda gravou um vídeo relatando a situação e pedindo apoio das autoridades. No apelo, afirmou viver sob constante preocupação enquanto aguarda a marcação do procedimento.

“Eu tô aqui como mãe, como vó, pedindo misericórdia das autoridades. Faça alguma coisa, porque não é fácil viver assim. Eu preciso que o governador do Estado do Acre compre stents para que essa cirurgia seja menos invasiva.”

Segundo a professora, o primeiro laudo médico foi emitido há cerca de um ano e encaminhado ao Ministério Público. Um novo documento, entregue há aproximadamente um mês, reforçou o pedido de urgência.

“Segundo o neurocirurgião, eu corro um alto risco de vida desses aneurismas sangrarem. Se sangrar, minha chance de sobreviver é de cerca de 2%.”

A paciente também relata que, pelo método cirúrgico convencional, existe risco de perda de visão, pois o aneurisma estaria comprimindo um nervo óptico. Enquanto aguarda a cirurgia, ela afirma que precisou mudar de residência com a família por conta da situação de saúde.

De acordo com Cremilda, ao longo do período ela recebeu promessas de apoio, mas nenhuma medida efetiva foi adotada até o momento. A apreensão aumenta à medida que o procedimento não é agendado e o risco apontado em laudo médico permanece.

O espaço permanece aberto para manifestação dos órgãos de saúde responsáveis.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco cobra repasses federais para a Assistência Social do Acre na 36ª Reunião da CIT SUAS

Publicado

em

A reunião teve como um dos principais focos a cobrança de recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

Com o objetivo de cobrar os recursos prometidos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na manhã desta quarta-feira (11), o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, esteve presente na 36ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizada na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, 9º andar, Sala 902, em Brasília/DF.

O encontro teve como um dos principais focos a cobrança de recursos para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que, até o momento, não foram repassados pelo governo federal, apesar de promessas anteriores.

João Marcos Luz, que também atua como gestor da política de assistência social no estado do Acre, enfatizou as dificuldades enfrentadas pela região, especialmente diante do aumento no fluxo de imigrantes e dos danos causados pelas alagações.

O gestor apontou que os repasses, previstos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ainda não chegaram, o que tem gerado um grande prejuízo para a ampliação das ações de apoio a quem mais precisa, como as políticas voltadas para pessoas em situação de rua.

Além de cobrar a liberação dos recursos, Luz pediu especialmente o envio de verbas para os municípios de Rio Branco, Epitaciolândia e Assis Brasil, que enfrentam grandes desafios no atendimento à população vulnerável, como idosos e mulheres vítimas de violência.

Ele destacou a importância de o governo federal honrar seus compromissos financeiros, especialmente em um cenário de crescente demanda por serviços públicos de assistência social.

“Estamos em uma situação muito difícil no Acre, e não podemos ficar de braços cruzados. A prefeitura de Rio Branco, por exemplo, está arcando com 80% dos custos dessas ações sociais, utilizando recursos do IPTU, que deveriam ser destinados a outras áreas. O governo federal precisa assumir sua responsabilidade e garantir que os recursos cheguem aos municípios, onde as necessidades são urgentes”, afirmou João Marcos Luz.

A falta de repasses tem impactado diretamente o planejamento e a execução das políticas públicas em diversas frentes, prejudicando a qualidade do atendimento à população em situação de risco.

Luz finalizou seu discurso reforçando que não se pode esperar mais tempo pela liberação dos valores prometidos, uma vez que a situação no estado requer respostas imediatas.

O encontro na CIT SUAS é um dos muitos espaços em que gestores municipais buscam cobrar a atuação do governo federal para garantir o adequado financiamento e execução das políticas sociais em todo o Brasil.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Sejusp firma parceria para garantir economia de recursos públicos

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, reunião de alinhamento para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos.

Reunião foi realizada para discutir importações diretas de tecnologias de segurança e armamentos. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

Com objetivo de adquirir equipamentos de ponta para os operadores de segurança e garantir a máxima economicidade do recurso público, a Sejusp realiza uma parceria com o Banco do Brasil. Essa parceria visa apoio especializado em contratos de câmbio, garantir que o fluxo de pagamentos acompanhe o ritmo das necessidades da segurança pública no Acre e a redução da burocracia nas transações internacionais.

Parceria representa um passo para melhores condições de investimento público.Foto: Mariana Moreira/Sejusp

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que essa parceria representa um passo para melhores condições de investimento público. “O Estado está comprando produtos de alta performance com custos significativamente reduzidos, então temos equipamentos de melhores condições de trabalho para as forças de segurança, para proteger o cidadão acreano”. 

Chefe do financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. Foto: Mariana Moreira/Sejusp

“Evitando as margens de lucro de revendedores nacionais, a Sejusp consegue fazer o orçamento render mais, revertendo essa economia em mais equipamentos e melhores condições de trabalho para as forças de segurança”, destacou o chefe do setor financeiro da Sejusp, Eric Oliveira. 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo