Acre
Acre comemora redução de mortes em acidentes em 2012
A redução de acidentes ganhou força em 2012. As diminuições de mortes em ocorrências de trânsito em todo o Estado foram registradas nos meses de março (50%), abril (36%), maio (69%), junho (45%), julho (23%), agosto (10%), setembro (25%) e novembro (46%). Foram sete meses de sucessivos decréscimos nos índices. Os números são da seção de estatística do Detran.
Ainda de acordo com os dados da autarquia de trânsito, em Rio Branco, no Natal de 2011, foi registrada uma vítima que veio a óbito em decorrência de acidente. Porém, no mesmo período de 2012, nenhuma morte no trânsito foi contabilizada no que diz respeito às rodovias estaduais e vias municipais acreanas.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, atribui o êxito às ações de educação e fiscalização, com o destaque para a operação Álcool Zero. “O apoio da população é fundamental para alcançarmos esses resultados positivos e nós vemos isso por boa parte dos cidadãos acreanos, que vestem literalmente a camisa e propagam essa ideia”, diz.
Sawana explica ainda que a partir da vigência das novas regras, que preveem o endurecimento das penalidades a quem for flagrado dirigindo depois de ingerir bebidas alcoólicas, possam ainda fazer com que a redução seja mais expressiva em 2013. Além disso, ressalta que educar os motoristas de forma preventiva e salvar vidas é essencial.
Desde 2011, a Operação Álcool Zero tem sido desenvolvida com o intuito de combater a união de álcool e direção. Além da fiscalização, são realizadas palestras educativas e abordagens educativas em estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e associações.
Igor Martins (Assessoria Detran)
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.

Você precisa fazer login para comentar.