Acre
Acre Climate: plataforma online vai monitorar inundações no estado
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2024-03-03-at-10.22.02-1-1000x600-1.jpg)
Foto: Sérgio Vale
\A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esteve reunida com os representantes da Codex, empresa brasileira especializada em governança de dados e meio ambiente, para apresentação da plataforma online Acre Climate, que irá permitir análises espaciais sobre os impactos das inundações em pessoas socialmente vulneráveis no estado.
O Projeto Acre Climate é uma iniciativa do governo do Estado, em colaboração com o Climate Group, que trabalha no desenvolvimento da plataforma.
O projeto conta com o financiamento do The Future Fund. A expectativa é que a plataforma esteja em pleno funcionamento até a segunda quinzena de março. Nos últimos anos, o Acre tem sido afetado pelas mudanças climáticas, com enchentes e secas extremas cada vez mais frequentes.
A plataforma Acre Climate irá permitir alguns diagnósticos e análises sobre os impactos das inundações, especialmente às pessoas socialmente vulneráveis em todo o Acre. Com a plataforma, o governo do Acre irá monitorar o impacto social e ambiental, identificando as áreas de maior vulnerabilidade, garantindo que as políticas públicas sejam mais eficazes na mitigação dos danos e no apoio às comunidades afetadas, além de proporcionar uma resposta mais ágil e eficaz aos desastres naturais.
O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, explica que o projeto está sendo desenvolvido de maneira integrada, utilizando dados fornecidos pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), com a colaboração de outras secretarias.
Ao integrar essas informações em uma única plataforma, esperamos que o Estado consiga consolidar dados sobre os principais eventos climáticos extremos que afetam o Acre e entender como esses fenômenos impactam a vida da população. A plataforma permitirá não apenas integrar dados das secretarias que realizam ações durante esse período dos eventos extremos, mas também mensurar seus efeitos”, diz.
O diretor comercial da Codex, Venicius Santos, detalha os próximos passos para a implementação da plataforma de dados: “Estamos trabalhando para que este projeto seja apresentado na Semana do Clima de Nova York, em setembro deste ano. O Climate Group está à frente dessa organização, e vejo isso como uma excelente oportunidade. Além disso, pensando na COP30, que será realizada no Brasil, será uma ótima chance de dar visibilidade à iniciativa de mapeamento desses dados. Em seguida, também teremos a oportunidade de avançar com o projeto de governança de dados no Estado”.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Prefeitura de Epitaciolândia assegura retorno de famílias desabrigadas após cheia do Igarapé Encrenca
Defesa Civil e secretarias municipais prestaram apoio com alimentação, kits de limpeza e assistência às 48 pessoas afetadas pela enchente na última terça-feira (04).
A Prefeitura de Epitaciolândia garantiu o retorno das famílias desabrigadas pela cheia repentina do Igarapé Encrenca, ocorrida na última terça-feira (04). O trabalho conjunto da Defesa Civil com secretarias municipais, como Obras, Meio Ambiente e Assistência Social, foi fundamental para assegurar o apoio necessário aos atingidos.
De acordo com informações oficiais, mais de 8 famílias foram acolhidas em abrigos, enquanto outras se abrigaram em casas de parentes. No total, 48 pessoas foram diretamente afetadas pela enchente. A administração municipal prestou assistência integral, incluindo a distribuição de alimentação, kits de limpeza e outras ações emergenciais para amenizar os impactos do desastre.
A rápida mobilização das equipes municipais demonstra o compromisso da gestão em garantir a segurança e o bem-estar da população em situações de emergência. As famílias já retornaram às suas residências, e a Prefeitura continua monitorando a área para prevenir novos incidentes.
Comentários
Acre
Polícia Civil realiza três prisões na manhã desta quarta-feira em cidade do interior do Acre
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2025/02/imagem_2025-02-05_143842227.webp)
Os três casos foram encerrados nesta manhã/Foto: Reprodução
Dois dos homens envolvidos são parentes, e tiveram um mandado de prisão expedido, com condenação definitiva. F.C.P., de 50 anos, tem pena de 28 anos de prisão, por se aproveitar da posição de padrasto para estuprar a enteada de 14 anos repetidas vezes.
O outro homem, que não pertence à família C.C.P.N. tem 33 anos e conta com longa ficha de crimes contra o patrimônio, resultando em dois anos e seis meses de reclusão.
Ainda na mesma manhã, M. T. C., 23 anos, foi preso por ter roubado uma vereadora da cidade no ano de 2024. O acusado teve a prisão preventiva decretada e deve ser encaminhado ao presídio Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul.
Comentários
Acre
Motociclista fica ferido após colisão com carro em Rio Branco
Na noite desta quarta-feira (05), um acidente de trânsito deixou um motociclista ferido na Avenida Ceará, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.
A vítima, identificada como Talison Quadros de Oliveira, de 22 anos, conduzia uma motocicleta Honda Fan 160 preta no sentido Centro/Bairro, quando foi atingida por um veículo CrossFox vermelho. Segundo informações do próprio motociclista, o carro estava estacionado no mesmo sentido da via e, ao sair, fez uma conversão à esquerda, colidindo com a moto. Com o impacto, Talison foi arremessado ao solo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local. Após os primeiros socorros, o motociclista foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, Talison foi entregue ao setor de Ortopedia para maior avaliação com uma fratura no fêmur esquerdo e escoriações no cotovelo direito, mas seu estado de saúde é considerado estável.
O Policiamento do Batalhão de Trânsito (BPTRAN) esteve no local, isolou a área para os trabalhos de perícia.
Você precisa fazer login para comentar.