Acre
Acre Climate: plataforma online vai monitorar inundações no estado

Foto: Sérgio Vale
\A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) esteve reunida com os representantes da Codex, empresa brasileira especializada em governança de dados e meio ambiente, para apresentação da plataforma online Acre Climate, que irá permitir análises espaciais sobre os impactos das inundações em pessoas socialmente vulneráveis no estado.
O Projeto Acre Climate é uma iniciativa do governo do Estado, em colaboração com o Climate Group, que trabalha no desenvolvimento da plataforma.
O projeto conta com o financiamento do The Future Fund. A expectativa é que a plataforma esteja em pleno funcionamento até a segunda quinzena de março. Nos últimos anos, o Acre tem sido afetado pelas mudanças climáticas, com enchentes e secas extremas cada vez mais frequentes.
A plataforma Acre Climate irá permitir alguns diagnósticos e análises sobre os impactos das inundações, especialmente às pessoas socialmente vulneráveis em todo o Acre. Com a plataforma, o governo do Acre irá monitorar o impacto social e ambiental, identificando as áreas de maior vulnerabilidade, garantindo que as políticas públicas sejam mais eficazes na mitigação dos danos e no apoio às comunidades afetadas, além de proporcionar uma resposta mais ágil e eficaz aos desastres naturais.
O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, explica que o projeto está sendo desenvolvido de maneira integrada, utilizando dados fornecidos pelo Centro Integrado de Geoprocessamento Ambiental (Cigma), com a colaboração de outras secretarias.
Ao integrar essas informações em uma única plataforma, esperamos que o Estado consiga consolidar dados sobre os principais eventos climáticos extremos que afetam o Acre e entender como esses fenômenos impactam a vida da população. A plataforma permitirá não apenas integrar dados das secretarias que realizam ações durante esse período dos eventos extremos, mas também mensurar seus efeitos”, diz.
O diretor comercial da Codex, Venicius Santos, detalha os próximos passos para a implementação da plataforma de dados: “Estamos trabalhando para que este projeto seja apresentado na Semana do Clima de Nova York, em setembro deste ano. O Climate Group está à frente dessa organização, e vejo isso como uma excelente oportunidade. Além disso, pensando na COP30, que será realizada no Brasil, será uma ótima chance de dar visibilidade à iniciativa de mapeamento desses dados. Em seguida, também teremos a oportunidade de avançar com o projeto de governança de dados no Estado”.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.