Conecte-se conosco

Geral

Acre amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), expande a partir desta segunda-feira, 26, o público para o programa de vacinação contra a dengue. Destinado, inicialmente, a crianças de 10 a 11 anos, a campanha agora se estende para adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade nos municípios do Baixo Acre. Esta faixa etária foi identificada como a mais susceptível a hospitalizações decorrentes da doença, dentro do grupo de 6 a 16 anos.

Pedro Henrique foi o primeiro acreano vacinado contra dengue. Foto: Neto Lucena/Secom

A logística de distribuição das vacinas já está em curso, com equipes do Programa Nacional de Imunizações no Acre (PNI/AC) trabalhando intensamente para disponibilizar o imunizante nos centros de distribuição do Baixo Acre.

Renata Quiles, coordenadora do PNI/AC. Foto: Neto Lucena/Secom

A coordenadora do PNI/AC, Renata Quiles, resumiu a estratégia: “Dado o número baixo de doses aplicadas até o momento e o grande estoque ainda existente nos municípios do Baixo Acre, estamos abrindo a vacinação para os adolescentes de 10 a 14 anos na regional do Baixo Acre. Se a procura continuar baixa, enquanto houver estoque, iremos sinalizar para o Ministério da Saúde formalizar uma solicitação de extensão da vacinação para as outras regionais de saúde do estado. Convocamos aos pais para que vacinem seus filhos e evitaremos, assim, casos graves da doença”.

O Acre foi o primeiro estado da Região Norte a iniciar a vacinação contra a dengue. A expectativa é vacinar, inicialmente, 17.810 jovens nessa faixa etária do público-alvo em 11 municípios, sendo eles: Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e também Jordão. Já foram vacinadas 770 crianças nos municípios do Baixo Acre.

Vacina contra a dengue, Qdenga, foi aprovada pela Anvisa. Foto: Divulgação

Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos, que precisará apresentar a carteirinha de vacinação, documento de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Balanço Dengue 23/02/2024

Acrelândia: 23 doses
Bujari: 21 doses
Capixaba: 13 doses
Porto Acre: 10 doses
Senador Guiomard: 28 doses
Sena Madureira: 92 doses
Jordão: 102 doses
Santa Rosa do Purus: 1 dose
Rio Branco: 423 doses
Plácido de Castro: 10 doses
Manoel Urbano: 47 doses
Total: 770 doses

Veja abaixo a lista de onde a vacina estará disponível para os adolescentes de 10 e 11 anos:

Acrelândia:
UBS Norton Vitorino

Bujari:
UBS Raimunda Porfírio

Jordão:
UBS Antonio Rodrigues Dourado

Plácido de Castro:
UBS João de Deus

Capixaba:
Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro

Rio Branco:
1. Crie
2. Policlínica Barral y Barral
3. Urap Eduardo Assmar

Senador Guiomard:
UBS Maria do Socorro

Manoel Urbano:
UBS Inácio Ribeiro

Sena Madureira:
UBS Lauro Fontes
UBS Aguinado Nunes

Santa Rosa:
UBS Paulo Alcione Marques

Porto Acre:
Sede: UBS Maria Soledade Soares Gadelha
Vila Incra: UBS Raimunda Bitencount
Vila DO V: UBS Ilda Barbosa de Souza
Tocantins: UBS Álvaro Araújo Nobre
Vila Caquetá: UBS Daniel Gledsom Lucena

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo