Geral
Acre amplia vacinação contra dengue para crianças e adolescentes
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), expande a partir desta segunda-feira, 26, o público para o programa de vacinação contra a dengue. Destinado, inicialmente, a crianças de 10 a 11 anos, a campanha agora se estende para adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade nos municípios do Baixo Acre. Esta faixa etária foi identificada como a mais susceptível a hospitalizações decorrentes da doença, dentro do grupo de 6 a 16 anos.
A logística de distribuição das vacinas já está em curso, com equipes do Programa Nacional de Imunizações no Acre (PNI/AC) trabalhando intensamente para disponibilizar o imunizante nos centros de distribuição do Baixo Acre.
A coordenadora do PNI/AC, Renata Quiles, resumiu a estratégia: “Dado o número baixo de doses aplicadas até o momento e o grande estoque ainda existente nos municípios do Baixo Acre, estamos abrindo a vacinação para os adolescentes de 10 a 14 anos na regional do Baixo Acre. Se a procura continuar baixa, enquanto houver estoque, iremos sinalizar para o Ministério da Saúde formalizar uma solicitação de extensão da vacinação para as outras regionais de saúde do estado. Convocamos aos pais para que vacinem seus filhos e evitaremos, assim, casos graves da doença”.
O Acre foi o primeiro estado da Região Norte a iniciar a vacinação contra a dengue. A expectativa é vacinar, inicialmente, 17.810 jovens nessa faixa etária do público-alvo em 11 municípios, sendo eles: Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e também Jordão. Já foram vacinadas 770 crianças nos municípios do Baixo Acre.
Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos, que precisará apresentar a carteirinha de vacinação, documento de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Balanço Dengue 23/02/2024
Acrelândia: 23 doses
Bujari: 21 doses
Capixaba: 13 doses
Porto Acre: 10 doses
Senador Guiomard: 28 doses
Sena Madureira: 92 doses
Jordão: 102 doses
Santa Rosa do Purus: 1 dose
Rio Branco: 423 doses
Plácido de Castro: 10 doses
Manoel Urbano: 47 doses
Total: 770 doses
Veja abaixo a lista de onde a vacina estará disponível para os adolescentes de 10 e 11 anos:
Acrelândia:
UBS Norton Vitorino
Bujari:
UBS Raimunda Porfírio
Jordão:
UBS Antonio Rodrigues Dourado
Plácido de Castro:
UBS João de Deus
Capixaba:
Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro
Rio Branco:
1. Crie
2. Policlínica Barral y Barral
3. Urap Eduardo Assmar
Senador Guiomard:
UBS Maria do Socorro
Manoel Urbano:
UBS Inácio Ribeiro
Sena Madureira:
UBS Lauro Fontes
UBS Aguinado Nunes
Santa Rosa:
UBS Paulo Alcione Marques
Porto Acre:
Sede: UBS Maria Soledade Soares Gadelha
Vila Incra: UBS Raimunda Bitencount
Vila DO V: UBS Ilda Barbosa de Souza
Tocantins: UBS Álvaro Araújo Nobre
Vila Caquetá: UBS Daniel Gledsom Lucena
Comentários
Geral
PRF apreende armas e prende dois homens durante abordagem na BR-364
Comentários
Geral
Vídeo: Justiça decreta prisão preventiva de jovem preso com drogas e arma de fogo
Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, foi flagrado com entorpecentes e escopeta em Rio Branco
A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, após audiência de custódia realizada na tarde deste sábado (1), no Fórum Criminal de Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Estadual das Garantias.
Bruno foi detido em flagrante na noite de sexta-feira (31) por policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão, durante uma abordagem na Rua Boa Vista, no bairro Bom Futuro.
Com ele, os agentes encontraram uma escopeta calibre 12, porções de skunk e cocaína, além de balança de precisão e material para embalar drogas.
Com a prisão em flagrante, a Polícia Civil tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.
Você precisa fazer login para comentar.