Acre
Acordo de transito livre para estudantes e trabalhadores na fronteira vale a partir de novembro

Encontro ocorrido no gabinete do prefito de Epitaciolândia, André Hassem, com autoridades da Bolívia – Foto: Assessoria
Da Assessoria
Aconteceu na cidade de Epitaciolândia, e em Cobija na capital de Pando (Bolívia), uma importante reunião onde contou a participação de autoridades do Brasil e o país vizinho, para discutir o ingresso definitivo das cidades fronteiriças, no Mercosul, que tem como intenção, promover e facilitar o ingresso e saída de pessoas que habitam em cidades da fronteira.
Nesta reunião, onde teve como representante da regional do Alto Acre, o prefeito da cidade de Epitaciolândia, André Hassem, representantes do Consulado Boliviano e Brasileiro, Universidade Amazônica de Pando – UAP, além de autoridade Policial Boliviana. No encontro, ficou definido que a partir de novembro será feito um cadastramento de estudantes brasileiros, que tenham interesse em possuir a carteira, lembrando que com esse documento não será mais necessário o estudante residir na cidade de Cobija para poder Estudar ou Trabalhar.
Essa carteira passará a ter validade de cinco anos com direitos estabelecidos. A competência de fiscalizar passará a ser da Polícia Federal e Direção Nacional de Imigração da Bolívia, além de serem passivos a responder pelas leis de cada País.
Com esse acordo entre os países que fazem parte do Mercosur, muitas burocracias passam a ser extintas além de mais rapidez nos trâmites dos documentos. Essa boa notícia, foi comemorada pelo prefeito André Hassem.
“Para os estudantes, essa reunião é uma vitória importante, já que irão ser extintos as famosas taxas consideradas abusivas e obrigatoriedade da moradia no país vizinho. Os brasileiros poderão morar em Brasiléia, Epitaciolândia e estudar em Cobija, transitando apenas com uma carteira única e com preço acessivo”. Comemorou André Hassem.
Para Ludwing Arciénega Baptista, reitor UAP, “Com a nova carteira facilitara muito a vida dos nossos estudantes, só na Universidade de Pando temos 475 alunos de medicina brasileiros. Esse é o nosso compromisso com o melhor e bem estar de nossos alunos, esperamos que a cada dia possamos melhorar nossas relações”. Finalizou.
Comentários
Acre
GEFRON recupera motocicleta roubada e prende dois durante operação na fronteira
Veículo foi localizado na Operação Protetor das Divisas e Fronteiras e será devolvido ao proprietário
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), recuperou na manhã desta terça-feira (17) uma motocicleta com registro de roubo. O local da ação dos agentes não foi divulgado. Duas pessoas foram presas na ocorrência.
A ação ocorreu durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, que tem como foco o combate a crimes transfronteiriços e o reforço da presença das forças de segurança nas regiões de fronteira.
Após a abordagem e a constatação da restrição do veículo, os envolvidos receberam voz de prisão. A motocicleta foi encaminhada para os procedimentos legais e deverá ser restituída ao proprietário.
O Gefron informou que segue atuando de forma integrada com outras forças de segurança, com o objetivo de ampliar a fiscalização e coibir práticas criminosas na faixa de fronteira do estado.
Comentários
Acre
Cachorro abre portão sozinho e vira sensação nas redes sociais no Acre
Vídeo bem-humorado mostra habilidade do pet e diverte internautas
Um cachorro conquistou a internet nesta terça-feira (17) após ser flagrado abrindo sozinho o portão de casa, no interior do Acre. A cena inusitada rapidamente ganhou as redes sociais e arrancou risadas de quem assistiu ao vídeo.
Nas imagens, o animal aparece manipulando o portão com naturalidade, como se já dominasse o mecanismo. A desenvoltura chamou atenção dos internautas, que passaram a elogiar a inteligência e a esperteza do pet.
Durante a gravação, o tutor acompanha a cena e entra na brincadeira. Em tom descontraído, afirma que o cachorro teria “saído para o Carnaval e só voltou no outro dia”, comentário que ajudou a impulsionar ainda mais a repercussão do vídeo.
A publicação gerou uma enxurrada de comentários divertidos. Muitos usuários aproveitaram para compartilhar histórias semelhantes envolvendo seus próprios animais de estimação, reforçando o clima leve da situação.
Com a repercussão, o cachorro acabou ganhando status de “celebridade local”, mostrando que, às vezes, basta uma cena simples e espontânea para conquistar a internet.
Comentários
Acre
Apresentação de blocos irá acontecer “com ou sem chuva” nesta terça, garante FGB
A forte chuva que atingiu Rio Branco na noite desta segunda-feira (16) provocou o adiamento do Concurso de Blocos do Carnaval Folia, Tradição e Alegria 2026 para esta terça-feira (17). A decisão foi tomada após a apresentação do bloco Unidos do Fuxico, a única agremiação que conseguiu desfilar antes da intensificação do temporal.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, a nova data será mantida independentemente das condições climáticas. Ele explicou que o regulamento do evento prevê a transferência automática do desfile para o dia seguinte em caso de chuva.
De acordo com o gestor, o edital é claro ao estabelecer que, havendo precipitação, a programação deve ser remarcada para garantir o cumprimento das regras e a continuidade do concurso.
A medida segue as normas previamente definidas pela organização do carnaval e tem como objetivo preservar a segurança dos brincantes, jurados e do público, além de proteger a estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas.







Você precisa fazer login para comentar.