Conecte-se conosco

Acre

Ação pede suspensão de lei que aumenta salários de vereadores em Tarauacá

Publicado

em

Além de ultrapassar o prazo de antecedência legal, o aumento é visto como um desvio de finalidade, possivelmente beneficiando a classe política local em detrimento do erário público.

O advogado pede, em caráter liminar, que a justiça suspenda o aumenta e considere inválida a lei que concedeu o reajuste

O advogado Adison Silva entrou com uma ação popular na justiça contra a prefeita do município de Tarauacá, Maria Lucinéia, e os 11 vereadores do município, pedindo a suspensão do aumento de salário concedido aos parlamentares municipais no último dia 15 de agosto, às vésperas as eleições deste ano.

Conforme a ação popular, o reajuste, que eleva os salários dos vereadores para R$ 9 mil a partir do ano que vem, fere a lei eleitoral. A tramitação do aumento, segundo a ação, violou princípios constitucionais e a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao ser aprovada em um ano eleitoral e sem a devida estimativa de impacto financeiro. Além de ultrapassar o prazo de antecedência legal, o aumento é visto como um desvio de finalidade, possivelmente beneficiando a classe política local em detrimento do erário público.

Adison afirma ainda que não existe estudo de impacto financeiro do aumento. “Excelência, é importante destacar que o Estudo de Impacto Orçamentário Financeiro, é REQUISITO OBRIGATÓRIO previstos na Constituição e na Lei de Responsabilidade Fiscal, explico. Além da ausência de declaração do ordenador de despesas, prevista no art. 16, II da LRF, não existe estudo que apresente estimativas para os 2 (dois) exercícios financeiros subsequentes, conforme Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O advogado pede, em caráter liminar, que a justiça suspenda o aumenta e considere inválida a lei que concedeu o reajuste. O valor da causa é de R$ 1,3 milhão.

A ação popular foi protocolada no último dia 21 de outubro e aguarda o despacho da juíza da Vara d Fazenda Pública da Comarca de Tarauacá, Stephanie Winck de Moura.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.

A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.

Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.

Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo retifica edital e republica resultado final do concurso da Educação; confira

Publicado

em

Editais tratam de Professor de Matemática e divulgam resultados provisórios para Educação Física em Tarauacá

Sede da Secretaria de Educação/Foto: Reprodução

A edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (12) trouxe novas publicações relacionadas ao concurso público da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), organizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Administração (SEAD). Os atos tratam da retificação do resultado final para o cargo de Professor de Matemática em Tarauacá e da divulgação de resultados provisórios referentes a candidata sub judice.

O primeiro edital apresenta o resultado final após todas as fases da ampla concorrência, listando os candidatos classificados por ordem de pontuação. Francisco Rone Arruda Maia aparece na primeira colocação, com nota 73,88, seguido por Antonio Jaisson Rodrigues da Rocha, com 66,25, e Ricardo Oliveira Magalhães, com 65,80, entre outros nomes divulgados oficialmente.

O segundo torna públicos os resultados provisórios da prova discursiva, da avaliação de títulos e da prova prática de uma candidata que participa do certame na condição de sub judice. De acordo com o edital, a candidata Jessica de Albuquerque do Vale, inscrita para o cargo de Professor de Educação Física, com lotação em Tarauacá, zona urbana, obteve nota 8,50 na prova discursiva, 2,00 na avaliação de títulos e 9,00 na prova prática.

O documento também estabelece o prazo para interposição de recursos, que poderá ser feito das 08h do dia 13 até às 21h59 do dia 14 de janeiro de 2026, por meio do site do Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do concurso. Os recursos devem ser apresentados exclusivamente na área específica destinada a cada etapa avaliativa.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) do Instituto Nosso Rumo, pelo telefone (11) 3964-4946, no horário das 07h às 15h, ou por meio de chamado eletrônico no site da banca organizadora.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo convoca aprovados no concurso do ISE para exames e entrega de documentos

Publicado

em

Chamada publicada no Diário Oficial inclui cargos de agente socioeducativo e técnico de informática

Comentários

Continue lendo