Conecte-se conosco

Flash

AC tem uma das piores coberturas vacinais do país e secretário alerta para perigos

Publicado

em

A partir de 2020 vai ser exigida a regularidade na carteira de vacinação para que seja efetuada a matrícula nas escolas

O calendário vacinal das crianças vai ser obrigatório no momento da matrícula em escolas da rede pública tanto do Estado quanto do município de Rio Branco a partir de 2020, foi o que garantiram autoridades presentes na coletiva de imprensa realizada no auditório do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC). Segundo Gláucio Oshiro, da promotoria de saúde, o Acre está entre os três piores estados em relação à cobertura vacinal.

“Está é uma situação angustiante em que vivemos no Acre e em Rio Branco. Nós estamos entre os piores na cobertura vacinal no país. Por isso estamos em corrente risco da nossa saúde pública”, declarou.

Coletiva no MP ocorreu na manhã desta quinta/Foto: ContilNet

Oshiro pontuou que o objetivo é melhorar a cobertura vacinal, já que o Acre, em 2018, teve também um dos piores índices do Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. “Vai ser exigido a adequação e regularização das carteiras de vacina. A partir de 2020 vai ser exigida a regularidade na carteira de vacinação para que seja efetuada a matrícula nas escolas. Se continuar a irregularidade, tanto a Saúde quanto a Educação farão busca ativa desse aluno”, explicou o promotor Gláucio Oshiro, da Promotoria Especializada em saúde.  “Mediante irregularidade na vacina, as famílias terão orientações para procurar os postos de saúde para regularizar

As estratégias para melhorar os dados, devem ser desenvolvidas em conjunto com a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde e Secretaria de Educação de Rio Branco, além do apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM) e Sindicato dos Médicos. De acordo com o secretário de Saúde Alysson Bestene, as autoridades tem que avançar no calendário da cobertura vacinal. “A Sesacre se coloca a disposição para darmos o suporte necessário ao município e, atingir a o maior número de crianças e jovens vacinados. Temos que unir forças independente de ideologias partidárias”, explicou.

Secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene diz que Estado nãp vai medir esforços para melhorar índices /Foto: ContilNetvacina

Otaniel Almeida, secretario Municipal de saúde, disse que os índices de vacinação caíram após os casos das garotas supostamente vítimas do HPV no Acre. “Temos que fazer um grande processo de vigilância em saúde. Os índices de vacinação baixaram após os casos da vacina do HPV. Queremos acabar com as fases news com relação às outras vacinas

Almeida disse que à partir da semana que vem a prefeitura da capital vai divulgar o reforço da importância da campanha de vacinação. Segundo o secretário, “caso não se vacine as crianças, elas podem vir a óbito, como ocorreu em outros Estados”, alertou.

Comentários

Flash

Atletas medalhistas em competições estudantis nacionais são homenageados pelo Estado

Publicado

em

O Acre fez uma participação marcante nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2022. Além do envio da maior delegação de atletas acreanos na história da competição ao Rio de Janeiro (RJ), onde foram disputadas as competições, os competidores conquistaram oito medalhas para o estado, no início do mês.

Governo homenageou delegação acreana que conquistou medalhas em competições estudantis nacionais. Participação do estado foi histórica. Foto: Diego Gurgel/Secom

Nesta edição, 236 pessoas, entre estudantes, professores, auxiliares e árbitros, representaram o Acre no evento esportivo nacional. James Guilherme Sales, aluno da Escola Estadual São João Batista, no Bujari, ficou em terceiro lugar na modalidade lançamento de disco.

“Essa foi a primeira vez que eu participei dos jogos e fiquei muito feliz com o resultado, principalmente porque treinei somente dois meses. Vou me preparar ainda mais para o ano que vem e ir em busca da medalha de ouro”, relatou.

Alice Vilela, da equipe de vôlei do Colégio Meta, ficou com o bronze. Foto: Wesley Moraes/Secom

A equipe de vôlei do Colégio Meta, de Rio Branco, também ficou com o bronze. A conquista da medalha contou com a garra e determinação da estudante Alice Vilela. “Foi uma competição incrível e fico muito feliz por ter ajudado minha escola a ficar entre as três melhores dos JEBs”, afirmou a adolescente de 14 anos.

Governador parabeniza delegação acreana

Nesta terça-feira, 29, o governo do Estado prestou homenagem ao atletas e demais integrantes da delegação acreana. O evento, realizado no estádio Arena da Floresta, na capital, contou com a participação do governador Gladson Cameli.

Governador Gladson Cameli parabenizou atletas acreanos pelas conquistas. Foto: Diego Gurgel/Secom

O gestor parabenizou o esforço e desempenho de todos, e aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem motivacional aos atletas.

“Vocês são verdadeiros campeões e podem sonhar alto. Cada um pode ser aquilo que quiser. Basta acreditar e, principalmente, ter determinação. No que depender do governo do Estado, continuaremos dando as condições necessárias para que o Acre seja muito bem representado nas competições nacionais”, afirmou.

Aberson Carvalho, titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), destacou o comprometimento do governo estadual com o desporto estudantil. “Já foram investidos mais de R$ 10 milhões na reforma e recuperação de equipamentos públicos e ações esportivas. Não tenho dúvidas que seguiremos avançando muito mais, nos próximos anos”, argumentou.

Membros da comissão técnica também foram reconhecidos pelo governo do Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na solenidade, também foram homenageados atletas e comissão técnica que participaram dos Jogos da Juventude 2022, Jogos Universitários Brasileiros 2022 e das Paralimpíadas Escolares 2022. As competições foram realizadas nas cidades de Aracaju (SE), Brasília (DF) e São Paulo (SP), respectivamente.

“Quando o investimento vem, os resultados acontecem. Isso é o que estamos vendo aqui no nosso estado. Temos um governo sério, comprometido e que, sobretudo, entende a importância do esporte para transformar a realidade da nossa juventude”, pontuou Júnior Santiago, diretor de Esportes da SEE.

Comentários

Continue lendo

Flash

Programa Caminhos da Educação do Campo beneficia crianças da zona rural em Brasiléia

Publicado

em

Verônica Rodrigues- SECOM

Prefeitura de Brasiléia através da secretaria municipal de Educação leva educação infantil às crianças de 04 a 05 anos, que vivem em áreas de difícil acesso, por meio do programa Caminhos da Educação do Campo-Primeira Infância.

O programa é uma parceria do Governo do Estado do Acre, através do Departamento de Educação do Campo, em parceria com a UNDIME e a Prefeitura Municipal de Brasiléia.

O programa atende 110 crianças com 11 agentes. A meta para 2023 é atender 200 crianças com a contratação de mais 9 educadores, como explica a coordenadora do programa Adriana Moura.
“Aderimos ao programa em 2021, para atendimento às crianças de 04 a 05 anos de idade na zona rural, principalmente nas comunidades de difícil acesso. Brasiléia atende 110 crianças com educação infantil de casa em casa, em 2023, pretendemos ampliar para 200 o número de crianças atendidas pelo programa”, explicou.

A agente educacional, Karine Costa de Araújo, atende 11 crianças do ramal da Aurora, km 75, a mesma destaca o contentamento em levar educação aos lares de cada criança nessa modalidade de ensino. “É muito gratificante realizar esse trabalho com as crianças que moram nas comunidades de difícil acesso. Elas estão se desenvolvendo bem, é uma alegria no dia que chegamos em suas casas, as famílias nos recebem com muito carinho e amor”, disse.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sebrae promove Rodada de Crédito em Brasileia, nesta quarta-feira (30)

Publicado

em

Nesta quarta-feira (30), o Sebrae no Acre realiza uma Rodada de Acesso ao Crédito em Brasileia, por meio do programa Sebrae Mais Finanças. O objetivo é contribuir para a ampliação de acesso a recursos e serviços financeiros, além de promover orientação de gestão financeira, desta forma, contribuindo com a geração de um ambiente de negócios mais competitivo.

A iniciativa conta com apoio do Senac, e com a participação das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Sicredi e Sicoob.

O Sebrae realiza o evento como forma de aproximar as empresas locais das instituições financeiras, ofertando também suporte a eles, como consultas financeiras e atendimentos relacionados a outras áreas de seus negócios.

Consultores do Sebrae darão suporte e orientações aos empreendedores antes, durante e depois da Rodada de Crédito, para a melhor utilização das opções disponíveis para cada negócio.

Rodada de Crédito – 30/11, das 8h às 16h

Local: Escritório Regional do Sebrae (Av. Rui Lino, 698, Galeria Chami, Centro)

Comentários

Continue lendo

Em alta