fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

AC tem segundo pior desempenho do país e registra recuo 3,3% no setor de serviços, aponta IBGE

Publicado

em

No acumulado em 2021 até novembro, Acre ficou como o terceiro estado com maior expansão no setor, com uma variação de 17%.

Pelo terceiro mês seguido, o volume de serviços prestados no Acre registrou queda. Segundo dados divulgados na última quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado teve um recuo de 3,3% em novembro do ano passado, na comparação com outubro.

Com essa queda, o Acre teve o segundo pior desempenho do país, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul, que registrou um recuo de 4% no volume de serviço em novembro.

Conforme análise do Observatório do Fórum de Inovação e Desenvolvimento do Acre, com o resultado de novembro, o setor se encontra 8,4% abaixo do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Em outubro, o Acre registrou queda de 0,7% no setor. No comparação com novembro de 2020, o Acre ficou entre os únicos três estados que registraram resultados negativos, com recuo de 0,5% no volume de serviços. Essa é a quinta taxa negativa consecutiva.

Já no acumulado do ano, o volume de serviços avançou 17% na comparação com o mesmo período do ano de 2020. O que deixou o Acre como o terceiro estado com maior expansão no setor com relação ao acumulado anual.

Em 12 meses, o estado registra alta de 15,9%, a segunda taxa mais intensa da série iniciada em dezembro de 2012.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Cabeludo e Juan devem ser relacionados para estreia contra o Manauara

Publicado

em

Foto PHD: Cabeludo e Juan participaram do primeiro treino no Tricolor

O volante Cabeludo e o lateral Juan foram integrados ao elenco do Independência nesta terça, 15, no Marinho Monte e realizaram o primeiro treinamento visando o jogo de estreia no Campeonato Brasileiro da Série D. A partida contra o Manauara será disputada no sábado, 19, às 14 horas (hora Acre), no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas.

“Ainda temos dois treinamentos e a minha intenção é relacionar o Cabeludo e o Juan para a partida de estreia. Precisamos ter força máxima”, comentou o técnico Ulisses Torres.

Duas Maneiras

Ulisses Torres vem trabalhando duas formações táticas e a ideia é ter alternativas para um duelo complicado.

“Vamos ter um adversário difícil e é fundamental saber jogar uma partida deste nível. Começar com um grande resultado é importante”, avaliou o treinador.

Viaja na quinta

O elenco do Independência viaja na quinta, 17, para Manaus e o Ulisses Torres quer realizar um treino leve na Colina na véspera da partida.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Luto no esporte acreano: morre Antônio Aquino, presidente da Federação de Futebol

Publicado

em

Foto Clemerson Ribeiro: Antônio Aquino deixa um legado para o esporte acreano

Morreu na madrugada desta quarta, 16, por insuficiência respiratória, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Antônio Aquino Lopes, 77 anos.

Antônio Aquino passou mal por volta de meia noite e foi levado para um hospital Silvestre Santé e acabou não resistindo depois de mais de uma hora de atendimento.

“O presidente foi reanimado pelos médicos por mais de uma hora e não resistiu”, disse um funcionário da FFAC.

Velório na assembleia

O velório de Antônio Aquino será na Assembleia Legislativa, a partir das 12 horas.

Por mais de 40 anos

Antônio Aquino, formado em direito, assumiu o comando da FFAC em 1984 e comandou a entidade por mais de 40 anos. O dirigente transformou o futebol em profissional e hoje a entidade tem um patrimônio de mais de 70 milhões de reais.

Último evento

Antônio Aquino esteve presente no último sábado, 12, na inauguração de parte das obras no CT do Cupuaçu, do Santa Cruz, e comentou a respeito da importância do futebol para a nossa sociedade. Essa foi a sua última aparição pública.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Acre sobe mais de 6 metros em Assis Brasil; Defesa Civil monitora impacto em Brasileia, Xapuri e Rio Branco

Publicado

em

Águas devem atingir a capital em até 72 horas, mas coordenador afirma que elevação não deve causar grandes transtornos

A expectativa é que o impacto das águas que descem de Assis Brasil eleve o nível em até 3 metros nos próximos dias. Foto: captada 

O Rio Acre registrou uma elevação abrupta nesta terça-feira (15), chegando a 10,24 metros em Assis Brasil – um aumento de mais de 6 metros em relação ao nível anterior de 3,85 metros. Os dados foram repassados pela Defesa Civil de Rio Branco, que monitora a situação em toda a bacia hidrográfica.

Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, o aumento também foi significativo em outras cidades:

  • Brasileia: subiu mais de 2 metros, atingindo 5,56 metros
  • Capixaba: avançou 2,5 metros, chegando a 6,08 metros

Em Rio Branco, o rio marcava 7,14 metros na manhã desta terça-feira, mas a expectativa é que o impacto das águas que descem de Assis Brasil eleve o nível em até 3 metros nos próximos dias.

“O nível do Rio Acre, em Rio Branco, deve subir nos próximos dias, mas nada que nos preocupe”, afirmou Falcão, enfatizando que o volume de água deve ter um impacto de até três metros. “O nível do rio pode voltar aos 10 metros, mas temos ainda de verificar os reflexos aqui em Rio Branco”.

Impacto em Rio Branco deve ser menor

Falcão afirmou que, apesar do aumento, não há motivo para grande preocupação na capital.

  • “O nível pode voltar aos 10 metros, mas ainda estamos avaliando os reflexos. Durante a Semana Santa, sentiremos o impacto do volume maior, mas não a ponto de causar transtornos graves”, explicou.
  • O coordenador destacou que as chuvas intensas do último sábado (12) não influenciaram diretamente a cheia em Rio Branco, já que o aumento se deve principalmente ao escoamento das águas de regiões mais altas.

O Rio Acre registrou uma elevação abrupta, chegando a 10,24 metros em Assis Brasil – um aumento de mais de 6 metros em relação ao nível anterior de 3,85 metros. Foto: capado

Ainda segundo Falcão, as águas devem chegar à capital em até 72 horas. “Durante o período Semana Santa, vamos sentir esse impacto da quantidade de chuvas e do aumento de volume aqui em Rio Branco”, explicou, esclarecendo ainda que as fortes chuvas registradas no sábado, 12, por exemplo, não contribuíram o aumento das águas em Rio Branco.

Disse mais. “Tivemos muitos milímetros [de chuva], mas não alterou o nível do rio. Isso é por conta da parte geográfica mesmo”, explicou.

O nível pode voltar aos 10 metros, mas ainda estamos avaliando os reflexos, segundo Falcão. Foto: cedida 

Próximos passos

A Defesa Civil mantém monitoramento constante e deve emitir novos alertas caso o cenário mude. Enquanto isso, moradores de áreas ribeirinhas são orientados a ficar atentos e tomar precauções.

Veja vídeo em Assis Brasil:

 

Comentários

Continue lendo