Acre
A uma semana para fim do prazo, apenas 130 acreanos regularizam situação com a Justiça Eleitoral
Eleitores que não votaram há três eleições, não pagaram multa ou não justificaram podem ter título cancelado. Segundo TRE-AC, pouco mais de 100 eleitores justificaram ausência; prazo termina no dia 2 de maio.
A uma semana de encerrar o prazo, mais de nove mil eleitores acreanos que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições ou não pagaram as multas correspondentes, ainda não regularizaram a situação perante à Justiça Eleitoral. Os dados foram repassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) nesta terça-feira (25). Conforme último levantamento feito pelo TRE, até a última quinta-feira (20), somente 130 eleitores acreanos haviam procurado o órgão.
O prazo para regularização, de acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é até a próxima terça (2). Após o prazo, os eleitores que não quitarem suas pendências com a Justiça Eleitoral terão o título cancelado. O cancelamento automático acontece a partir do dia 3 de maio, segundo o TRE.
Dos que estão com pendências, 5.275 são de Rio Branco e 1.071 de Cruzeiro do Sul, os dois maiores colégios eleitorais do estado. Segundo o órgão, a legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento.
O TRE enfatizou que estão excluídos do cancelamento os eleitores que não estão obrigados ao exercício do voto. No caso, os analfabetos, os eleitores de 16 a 18 anos incompletos, as pessoas maiores de 70 anos e os eleitores com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral.
Documentação
Para fazer a regularização, o eleitor deve apresentar no cartório eleitoral:
- Documento oficial com foto;
- Comprovante de residência;
- Título de eleitor, se possuir.
Impedimentos
Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.