Acre
A uma semana para fim do prazo, apenas 130 acreanos regularizam situação com a Justiça Eleitoral
Eleitores que não votaram há três eleições, não pagaram multa ou não justificaram podem ter título cancelado. Segundo TRE-AC, pouco mais de 100 eleitores justificaram ausência; prazo termina no dia 2 de maio.
A uma semana de encerrar o prazo, mais de nove mil eleitores acreanos que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições ou não pagaram as multas correspondentes, ainda não regularizaram a situação perante à Justiça Eleitoral. Os dados foram repassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) nesta terça-feira (25). Conforme último levantamento feito pelo TRE, até a última quinta-feira (20), somente 130 eleitores acreanos haviam procurado o órgão.
O prazo para regularização, de acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é até a próxima terça (2). Após o prazo, os eleitores que não quitarem suas pendências com a Justiça Eleitoral terão o título cancelado. O cancelamento automático acontece a partir do dia 3 de maio, segundo o TRE.
Dos que estão com pendências, 5.275 são de Rio Branco e 1.071 de Cruzeiro do Sul, os dois maiores colégios eleitorais do estado. Segundo o órgão, a legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento.
O TRE enfatizou que estão excluídos do cancelamento os eleitores que não estão obrigados ao exercício do voto. No caso, os analfabetos, os eleitores de 16 a 18 anos incompletos, as pessoas maiores de 70 anos e os eleitores com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral.
Documentação
Para fazer a regularização, o eleitor deve apresentar no cartório eleitoral:
- Documento oficial com foto;
- Comprovante de residência;
- Título de eleitor, se possuir.
Impedimentos
Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.


Você precisa fazer login para comentar.