fbpx
Conecte-se conosco

Acre

9 mil acreanos já foram afastados por conta de acidentes; gastos chegam a R$ 55 milhões

Publicado

em

Técnico de enfermagem, servente de obras e faxineiro são as ocupações mais afetadas. A pandemia da Covid-19 resultou em 69 notificações de acidentes de trabalho no Acre.

Os dados são do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, ferramenta desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho para acompanhar e buscar meios de evitar os acidentes de trabalho no Brasil.

O Acre acumula 9,2 mil afastamentos por acidentes de trabalho entre 2000 e 2021, gastando R$55,4 milhões com a perda de 28,7 mil dias de trabalho e com o pagamento de auxílio-doença no período. Os dados são do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho, ferramenta desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho para acompanhar e buscar meios de evitar os acidentes de trabalho no Brasil. Os últimos dados disponíveis são de 2021, ano que o Acre teve 293 acidentes de trabalho.

Os afastamentos mais frequentes envolveram, como atividades econômicas, atendimento hospitalar, construção de edifícios e limpeza em prédios e em domicílios. Técnico de enfermagem, servente de obras e faxineiro são as ocupações mais afetadas. A pandemia da Covid-19 resultou em 69 notificações de acidentes de trabalho no Acre.

O Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho mantém o Smartlab de Trabalho Decente, um laboratório multidisciplinar de gestão do conhecimento instituído por meio de um acordo de cooperação técnica internacional entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) com foco na promoção do trabalho decente no Brasil.

Receita mira 51 obras irregulares no Acre e alerta para fraudes

A Receita Federal enviou 16.188 cartas contendo “Avisos para Regularização de Obras” para 14.501 contribuintes pessoas físicas e 1.687 pessoas jurídicas, responsáveis por obras localizadas em todos os Estados da federação, exceto o Amapá e o Distrito Federal. O objetivo é a regularização fiscal do empreendimento. No Acre, 51 obras estão na mira da Receita, sendo de 43 contribuintes pessoas físicas e 8 pessoas jurídicas.

Cada obra selecionada tem área de construção a partir de 150 m² e alvará expedido pela prefeitura do município de localização da obra predominantemente no ano de 2019. O prazo indicado nos avisos para cumprimento da regularização é 10/07/2024. Este é o segundo lote de correspondências enviadas este ano.

As orientações completas para regularização das obras estão na correspondência encaminhada aos contribuintes. Todos os procedimentos devem ser efetuados exclusivamente por meio do Portal e-CAC, que pode ser acessado através de link na página inicial da Receita Federal (gov.br/receitafederal).

A Receita Federal alerta para eventuais tentativas de fraudes utilizando-se da tentativa de regularização. A Receita Federal não envia SMS ou mensagens de Whatsapp com links, e tampouco realiza cobrança de tributos por boleto, pix, depósito ou qualquer forma de cobrança que não seja o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). O contribuinte deve verificar se o site em que ele está realizando suas transações com a Receita Federal está no domínio gov.br.

Ao fim do prazo estabelecido, aqueles contribuintes que não regularizarem suas obras serão objeto fiscalização e lavratura de auto de infração. As multas para quem não regularizar espontaneamente sua obra podem variar de 75% a 225% dos tributos devidos. As cartas enviadas são uma oportunidade para que a regularização ocorra sem o pagamento das multas, estimulando a conformidade e privilegiando a orientação ao contribuinte antes da punição.

No caso dos municípios do estado do Rio Grande do Sul com decretação de estado de calamidade pública decorrente dos eventos climáticas ocorridos no mês de maio, foram excluídas as cartas relacionadas a obras localizadas nestes municípios e aquelas cujos responsáveis têm domicílio nestes municípios.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sebrae no Acre e Fecomércio-AC realizam Escola Gestão de Oficina para empresários de autopeças

Publicado

em

Com o objetivo de levar cada vez mais qualificação aos empresários de autopeças, o Sebrae no Acre, com apoio da Fecomércio-AC e do Sincopeças-AC, realizou, nos últimos dias 24 e 25 de junho, a Escola Gestão da Oficina, parte do projeto Autogestão Centros Automotivos. O curso, com duração de 16 horas, foi realizado nas sedes do Sebrae e da Fecomércio, e contou com a participação de representantes do setor.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ruama Demir, a ideia é atender até 20 pequenos negócios do ramo automotivo, entre oficinas e autopeças. “É praticamente uma pós-graduação em seis meses, porque estamos trazendo uma equipe técnica especialista na área de gestão de empresas do ramo automotivo para orientar essas empresas. Além disso, serão 92 horas de treinamentos presenciais, 45 horas de consultorias individuais e 10 horas de mentorias em grupo. Essa é uma oportunidade para os nossos pequenos negócios acreanos poderem fazer uma troca de conhecimentos, fazer um networking, serem capacitados em gestão por profissionais que entendem como ninguém desse setor”, definiu Ruama.

Na abertura do evento, o assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, reiterou o papel da entidade em sempre levar ao empresariado as melhores qualificações. “Este curso, esta qualificação, é uma oportunidade ímpar para que as empresas aprimorem seu desempenho e alcancem novos patamares de excelência”, afirmou o assessor. Além disso, Egídio reiterou que a Fecomércio-AC e o Sebrae no Acre acreditam firmemente que a atualização contínua é fundamental para o crescimento das empresas. “E a iniciativa de trazer o [curso] Escola Gestão da Oficina ao nosso Estado reflete nosso compromisso em apoiar os empresários, fornecendo-lhes ferramentas eficazes para otimizar suas operações e estratégias de negócios”, completou Egídio.

O responsável pela qualificação é o consultor empresarial Cláudio Araújo que, sendo especialista no segmento automotivo, tem ajudado empreendedores no ramo a expandirem seus negócios. “Um evento como este sempre se volta a fazer com que as empresas possam performar cada vez melhor.  Entendemos que o setor automotivo tem investimentos muito grandes nas questões técnicas, mas, às vezes, fica um pouco órfão das ferramentas, das melhores práticas para fazer a alavancagem do negócio”, refletiu, acrescentando que o intuito é justamente o de levar este conhecimento. “Estamos com uma turma bem representada, e a ideia também é trazer técnicas que são específicas do setor”, disse.

Ainda de acordo com o consultor, o programa não é trabalhado de um modo superficial. “Já passamos por dezenas de empresas e as levamos às suas maturidades. Eu chamo de DNA, já que estudamos esta qualificação como uma ciência. Com estes números, comportamentos, conseguimos validar nosso trabalho com o decorrer no tempo”, disse Cláudio.

Quem participou do evento não se arrependeu, como é o caso do empresário e mecânico Pascoal Rodrigues. Segundo o próprio, ficar atualizado e ser mais produtivo é a intenção de todos aqueles que empreendem. “Apenas saber como fazer, como consertar, não é o suficiente. Se eu não tiver uma boa administração, não tenho como evoluir”, resumiu. Quando questionado sobre as expectativas, Pascoal respondeu: “A partir de agora quero decolar, fazer acontecer. Com este apoio do Sebrae no Acre e da Fecomércio-AC, conseguiremos – com certeza – ter uma oficina mais atualizada e ainda melhor”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sucuri de 4 metros é avistada na BR-364 e surpreende trabalhadores do DNIT

Publicado

em

Screenshot

Presença de sucuris aumenta no Acre: quarto avistamento em junho

Uma sucuri de aproximadamente 4 metros foi avistada atravessando a rodovia no km 40 da BR-364, no trecho entre Sena Madureira e Rio Branco, surpreendendo os trabalhadores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que realizavam obras na região.

O réptil foi visto perto de um ponto de banho local, e os servidores registraram imagens enquanto tentavam afugentar a cobra de volta ao seu habitat natural nas matas próximas à rodovia. Apesar da preocupação inicial com o impacto no tráfego, a situação foi controlada graças às sinalizações da obra em andamento.

Este é o quarto avistamento de sucuris na região do Acre neste mês de junho, levantando preocupações sobre a presença desses animais em áreas próximas a centros urbanos e vias movimentadas. Não há informações confirmadas sobre o acionamento do Corpo de Bombeiros para o local.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito de Rio Branco participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudam, em Belém, no Pará

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco participa, nesta segunda-feira (24), da 27° Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da CONDEL/SUDAM na sede da Superintendência em Belém-PA.

Atualizações, alterações e redefinições no FDA, FNO e PRDA, adequando a mudanças e atualizações no PPA 2024/2027 são itens a serem debatidos pelo Conselho Deliberativo (Condel), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Durante o encontro serão discutidas as diretrizes e as prioridades do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Norte (FNO) para municípios dos arquipélagos do Marajó e do Bailique, no Pará e Amapá, respectivamente, bem como para municípios de fronteira da Região Norte e com baixa e média renda, seguindo a política de prioridade definida pelas reuniões do Condel/Sudam realizadas em 2023, além de definições do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) ambos para o exercício de 2025.

O evento foi presidido pelo ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração Regional (MIDR). Participaram do evento prefeitos, governadores, secretários de estado, lideranças de movimentos sociais, empresários, pesquisadores, estudantes e professores de instituições de ensino e pesquisa.

O prefeito de Rio Branco aproveitou a reunião para pedir ao secretário executivo do Ministério da Integração Regional, Valder Ribeiro uma maior agilidade na liberação dos recursos para a reconstrução da Estação de Tratamento de Água (Eta) II, na capital acreana, que está precária.

“Não podemos deixar a população de Rio Branco sem água tratada”, destacou Bocalom.

De acordo com Valder Ribeiro, tão logo retorne a Brasília, irá cobrar essa agilidade.

“Estarei pessoalmente acompanhando esse trabalho e comunicarei ao prefeito da aprovação desse recurso”, enfatizou Valder Ribeiro.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo