Acre
5º Batalhão dos Bombeiros do Alto Acre realiza troca de comando
Alexandre Lima
O Batalhão de Prevenção, Educação e Combate a Incêndios Florestais do Alto Acre, (5º BPECIF) realizou na tarde desta segunda-feira, dia 14, a troca oficial de comando com a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Coronel Antonio Carlos Marques Gondim e convidados.
O evento também realizou a entrega de certificados aos formandos do Curso de Brigada de Incêndio Predial e Florestal, onde contou com a participação de comerciários de Brasiléia e Epitaciolândia, além da entrega de gorros para os “Bombeiros Mirins”.
No início do ano de 2014, o então Capitão BM Fernandes, assumiu o comando do 5º BPECIF, juntamente com a chegada de mais 23 novos soldados, que tem como missão, atender os Municípios de Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Assis Brasil, e ainda por vezes, atendendo a cidade de Cobija – Bolívia e Iñapari – Peru.
Agraciado com o patente de Major e se preparando para a reserva militar após 28 anos servindo ao cidadão acreano, Fernandes cumpriu a missão por dois anos e passou o comando para o Capitão BM Almir, que é filho de Brasiléia.
“Estou feliz em ter cumprido minha missão nestes 28 anos de serviços ao povo do Acre e frente ao 5º Batalhão. Agora passo o comando para o colega neste dia”. Comentou emocionado o Major Fernandes.

Major Fernandes (e), comandante geral no Acre dos Bombeiros, Coronel Gondim (c) e o Capitão Almir, que assumi o 5º BEPCIF.
A mesma emoção ficou para o Capitão Almir, que junto com sua família, recebeu as felicitações em poder comandar o batalhão. “É um novo desafio que abraço e espero poder fazer o melhor para a regional do Alto Acre, juntamente com meus comandados”, disse o novo comandante dos Bombeiros na fronteira.
5º BEPCIF foi inaugurado no dia 27 de abril de 2007 para atender os Municípios da regional do Alto Acre e tinha um efetivo de apenas 16 homens desde sua fundação, até a chegada do Major Fernandes com os novos formandos.
Veja vídeo com Almir Andrade.
Matéria relacionada:
5º Batalhão dos Bombeiros do Alto Acre recebe novo comandante e 23 soldados
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.







































Você precisa fazer login para comentar.