Acre
5º Batalhão Corpo de Bombeiros da regional do Alto Acre realiza formatura de Bombeiros Mirins
O projeto Bombeiro Mirim foi iniciado em Cruzeiro do Sul
Dezenas de alunos, militares e familiares estiveram presentes na solenidade de formatura do curso de Bombeiros Mirins na Igreja Assembléia de Deus na cidade de Epitaciolândia.
O projeto Bombeiro Mirim foi iniciado em Cruzeiro do Sul, com 45 alunos. Com a expansão, cerca de 800 já receberam as inúmeras orientações repassadas pelos agentes militares com missão de executar atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito de suas respectivas unidades federativas.
A formação de Bombeiro Mirim acarreta grandes mudanças na vida dos atores (Corporação), envolvidos e dos alunos da regional, conforme o criador coordenador no acre do projeto, Marcos Coutinho. “Durante a solenidade, vários alunos colocaram em prática toda a emoção da despedida de uns, e a felicidade de outros que continuaram recebendo treinamentos durante os oito meses de aprendizagem”, afirma.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Alberto Flores, participou da solenidade em sua terra natal, junto com outras autoridades, entre o comandante local, vereadores, empresários e familiares que contribuem com o programa no município ao longo do ano.
O dia de diplomação dos Bombeiros Marins da regional do alto acre contou com a participação de bombeiros de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Comandante geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel José Alberto Flores, participou da solenidade.
O programa que iniciou em 2010, em Cruzeiro do Sul, com 45 alunos e já conta hoje com 150 mirins no município e mais de 800 em todo estado, número que deve aumentar no próximo ano. O projeto se enquadra nos parâmetros da educação integral, as crianças participam de atividades esportivas e de formação cidadã no período em que não estão na aula.
Os alunos são supervisionados pelo Tenente Coutinho na cidade de Cruzeiro e em Epitaciolândia pelo Coronel Fernandes Comandante da 5ª BEPCIF da Regional do Acre, que relatou a forma como são repassados os conhecimentos aos estudantes.“Essa é uma integração entre os municípios para que as crianças saibam que o projeto é um só. Nós realizamos diversas atividades com eles no contra turno da escola”, falou o coordenador do projeto.
O objetivo é que todos aprendam a olhar o próximo sem distinção alguma e cuidem do patrimônio público, além de outras responsabilidades.
“Esse programa colabora com a sociedade na formação de caráter desses adolescentes. Nós temos o objetivo de formar cidadão, quando abraçamos esse projeto que funciona em vários locais do estado”, relatou Comandante Flores, comandante do Corpo de Bombeiros do Acre.

Bombeiros do Alto Acre estiveram presente no evento, além de estarem presente durante todo o ano nos treinamentos dos jovens.
O projeto Bombeiro Mirim dura oito meses, tempo no qual as crianças fazem aulas de diversas modalidades esportivas e recebem treinamentos sobre primeiros socorros, organização, disciplina, hierarquia e saúde.
O projeto na vida dessas crianças é imensurável. Hoje temos esse projeto em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Epitaciolândia. A cada ano o número de participantes sempre vem aumentando para beneficiar um maior número de crianças”, enfatizou o comandante geral José Alberto Flores da Silva, ao relatar que o programa passa às crianças o meio certo como agir no dia-a-dia.
Marcus José – Jornal oaltoacre.com
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale






















Você precisa fazer login para comentar.