Conecte-se conosco

Acre

Dimas Gurgel: Política, Economia e Atualidades

Publicado

em

DIMAS COLUNA“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo…”

Atualidades

Não sai da boca do povo

Impeachment é uma palavra de origem inglesa que significa “impedimento” ou “impugnação”, utilizada como um modelo de processo instaurado contra altas autoridades governamentais acusadas de infringir os seus deveres funcionais. Dizer que ocorreu impeachment ao Presidente da República, significa que este não poderá continuar exercendo funções.

Abuso de poder, crimes normais e crimes de responsabilidade, assim como qualquer outro atentado ou violação à Constituição são exemplos do que pode dar base a um impeachment.

Quem assume o poder no caso de Impeachment do Presidente da República ?

Existe uma linha de sucessão bem definida no caso de impeachment. O primeiro na linha de sucessão é o vice-presidente da República. Se por algum motivo ele também não puder, quem assume é o presidente da Câmara dos Deputados. No caso deste último também estar impedido, quem assume o poder é o presidente do Senado.

Política

Fechando o cerco!

O Presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB), anunciou que irá convidar os 39 ministros do Brasil, para esclarecimentos e debater temas de fundamental Importância para o País,caso algum ministro diga não ao convite, será convocado pela casa .

Está acabado.

O pequeno municipio de Manoel Urbano que foi administrado por Manoel Almeida (PSB) durante anos, encontra-se em uma Situação deplorável.

Hora de Voltar!

No dia 12 de fevereiro a casa do povo volta com os trabalhos, porém como se diz as coisas começam de fato e, de direito no Brasil, depois do Carnaval .

‘A César o que é de César’.

O prefeito Everaldo Gomes errou muito até aqui, mas sem sombra de dúvidas, acertou com a parceria firmada entre agricultores e Prefeitura. Parabéns, nem só de gado se vive em Brasileia, VIVA a terra, VIVA o milho, colheita farta, o povo de barriga cheia, isso sim, é de Deus.

A ordem é meter a caneta!

Ainda não vi nenhuma blitz educativa por parte de órgaos do governo conscientizando a população para o carnaval. Sabemos que é uma época em que excessos existem, sobretudo no álcool, seria interessante antes das multas, blitz educativas. Mas, o importante é multar, arrecadar e lá,lá,lá, já é Carnaval.

Ficou no papel

Apesar de grandes esforços concentrados para viabilizar as lojas francas, os ‘Free shops’ ainda é um sonho distante, foram longos debates até aqui, porém nada de efetivo, mesmo com decreto e com grande apoio politico não saiu do papel, lamentavel, sabemos que é necessário, seria e continua sendo uma saída para nossa economia, que vem sendo encolhida, a cada dia que passa.

O que falta?

O projeto das academias populares é sim um grande projeto, sabemos que estamos em dias de sedentarismo, temos uma sociedade cada vez mais necessitada de exercicios fisicos, pensando nisso o governo implantou um projeto, várias academias em diversas localidades. Em alguns municípios, as academias ainda não funcionam a população quer e tem o direito de esclarecimentos a respeito do assunto.

Rebeldia.

Parece que algumas secretarias do municipio de Brasileia funcionam como sub-prefeituras, independência total, inclusive nas logomarcas. Comemos no mesmo prato, mas comidas diferentes, assim está sendo.

Nome novo

O Secretario de Comunicação do municipo de Brasileia Junior Revollo, poderá ser um dos nomes, que irá disputar uma cadeira na Câmara Municipal do Municipio.

Incógnita

Muito se fala nos nomes de Edson Braga e Joelson Pontes para disputar o comando da prefeitura de Brasileia em 2016. Porém, o médico e candidato a deputado federal em 2014, tem dito a amigos mais próximos, que no momento não tem intenção de concorrer ao cargo. Já o vereador Joelson, não para de fazer campanha, ainda que de forma paulatina, o homem anda mais que noticia ruim. Te aquieta menino…

Enfraquecida

É cada dia mais nítido o desgaste da Frente Popular em Brasileia. Com o enfraquecimento de partidos da base como PCdoB, PSB e vários outros, o jeito é procurar novos rumos, e posteriormente novas estratégias, algo que já vem acontecendo nos bastidores.

Contra fatos, não existe argumentos!

O enfraquecimento da Frente Popular no municipio foi provada. Com o que ocorreu na ultima eleição da Mesa Diretora da Câmara municipal de Brasileia, acontecendo algo inédito na casa, a Mesa ficou composta por todos da base do prefeito, não tendo um sequer, membro da FPA. A coisa tá feia!

Não entende

Todos sabemos que na gestão passada, 90% do pouco que foi executado, foi feito pelo governo do Estado. Sendo assim, o governador Sebastião Viana foi derrotado na última eleição pra governo pelo candidato da oposição em Brasileia. Peraí… Tem algo errado! Vale salientar que o candidato da oposição foi apoiado por Everaldo Gomes, que estava com a popularidade em baixa.

O último trunfo

É natural e evidente que não pode ser diferente. O PT tem buscado o novo, apostando em jovens, foi assim em Rio Branco, na ALEAC e, deve ser da mesma forma em Brasileia. Já dizem por aí que uma das coisas que tem ainda atrapalhado o meio de campo, para que ainda não fosse batido o martelo em prol do nome de Fernanda é, exatamente o sobrenome. Porém, ela tem talento, carisma e capital político.

Xapuri

Está mais próximo do grande sonho da cidade de Xapuri ser concretizado. Todos sabemos que existe uma reivindicação muito conhecida do povo xapurieense, além de antiga é tema já muito debatido no meio politico. Inclusive servindo de palanques e promessas vazias de muitos governantes, com duas cadeiras na ALEAC, o sonho pode ser concretizado.

Solidariedade!

O presidente do partido Solidariedade no estado do Acre Josemir Anuti, deverá empossar até o final desta semana o professor Jacks Aroldo Batista Pessoa como presidente do partido em Brasiléia. Porém, isso se as exigências de Aroldo forem atendidas, está marcada uma reunião definitiva para quinta-feira dia 12.

Especulação

Epitaciolândia tem a fama de ser um municipio politizado, muito comum o debate politico em rodas de tereré, esquinas, bares etc… Muito se expecula o nome de Carlos Portela como possivel candidato a prefeito de Epitaciolândia. O vereador costuma agir de forma independente e costuma fazer duras criticas nas redes sociais, tanto na gestão municipal, quanto na gestão estadual. Vamos aguardar.

Turismo Carnavalesco

É esperado um grande número de foliões na fronteira, já que em vários locais do Estado não vai haver carnaval. Já existe hoteis e pousadas completamente lotados, como a Pousada Laurian, situada á margem da BR 317, próxima a Epitaciolândia.

Economia

31% das micro e pequenas empresas são comandadas por mulheres, segundo o Sebrae. Um terço das micro e pequenas empresas existentes no Brasil, tem a frente mulheres empreendedoras, número esse que só aumenta .

O dólar subiu!

Com alta superior a 2%, o dólar comercial ultrapassou a barreira de R$ 2,80 nesta terça-feira e atinge o maior valor desde novembro de 2004. Especialistas atribuem a alta não só ao escândalo da Petrobras e às ameaças de racionamento de água e luz, mas também à instabilidade na Grécia. Com as incertezas, os investidores procuram investimentos mais seguros, o que amplia a procura pela moeda americana. Em casas de câmbio, dólar passa dos R$ 3,00 e atinge maior cotação desde 2004.

Continue lendo
Publicidade

Acre

Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá

Publicado

em

Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem

Um menino de 3 anos teve um prego retirado do intestino por meio de uma colonoscopia realizada na noite desta sexta-feira (16), no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul. O procedimento foi conduzido pelo médico Marlon Holanda e evitou a necessidade de uma cirurgia abdominal invasiva. A criança passa bem.

O menino, identificado como Erick, mora com a família em Ipixuna, no interior do Amazonas, e teria engolido o prego cerca de oito dias antes da retirada. Seis dias após o ocorrido, ele foi transferido para o Acre, onde passou a receber acompanhamento médico especializado.

Inicialmente atendido pelo pediatra Rondney Brito, o paciente também foi monitorado pelas equipes de endoscopia e cirurgia do hospital. Durante todo o período de internação e ao longo do procedimento, a criança permaneceu estável, comunicativa e se alimentando normalmente.

Após a retirada do objeto, o médico Marlon Holanda comentou o caso nas redes sociais. “Criança de 3 anos engoliu prego: retirada por colonoscopia. Menos uma laparotomia no mundo”, escreveu.

A laparotomia é um procedimento cirúrgico que exige a abertura da parede abdominal para acesso aos órgãos internos, sendo indicada em casos mais complexos. Diferentemente dela, a colonoscopia é considerada minimamente invasiva, reduzindo riscos, tempo de recuperação e possíveis complicações para o paciente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre

Publicado

em

Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

O riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre antes da passagem pela área urbana de Rio Branco, apresentou uma leve tendência de recuo nas últimas horas. Dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apontam que o nível do manancial caiu cerca de 6 centímetros entre a madrugada e o início da manhã deste sábado (17).

De acordo com o SGB, às 1h15 o nível do rio era de 11,26 metros, passando para 11,20 metros na aferição das 7h15. Apesar de pequenas oscilações pontuais, o cenário observado é de recuo lento e controlado, sem sinais de elevação repentina.

Os dados pluviométricos reforçam a estabilidade. Nas últimas 24 horas, o volume de chuvas acumulado na região monitorada foi de aproximadamente 0,2 milímetro, considerado baixo. Durante a madrugada deste sábado, as estações não registraram precipitações significativas, o que contribuiu para a manutenção do recuo.

Mesmo com o comportamento estável do riozinho do Rola, o Rio Acre segue em situação crítica na capital. Segundo boletim da Defesa Civil Municipal, divulgado na manhã deste sábado (17), o nível do rio atingiu 14,22 metros às 5h17, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros.

Ainda conforme a Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 2,40 milímetros de chuva em Rio Branco. A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros. As informações foram repassadas pelo coordenador municipal do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão.

Por ser o maior e mais importante afluente do Rio Acre antes de sua chegada à área urbana, o riozinho do Rola é considerado um indicador antecipado de possíveis alterações no nível do rio na capital. Historicamente, cheias ou elevações rápidas em sua bacia costumam refletir no Rio Acre algumas horas depois.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.

De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.

A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

 

Comentários

Continue lendo