Acre
Câmara de Brasileia realiza 34ª Sessão Ordinária de 2014
ASCAMB
A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira (11) a Trigésima Quarta Sessão Ordinária de 2014. Com a presença dos Vereadores do Poder Legislativo, que usaram a Tribuna para apresentação de indicações em prol dos munícipes de Brasiléia.
O Vereador Carlinhos (PSB) apresentou as seguintes indicações:
- Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, realize o que foi prometido para toda a comunidade do ramal do Picadão no km 69;
- Solicitou que a Prefeitura, informe a este Poder quanto foi o excesso de arrecadação do ano de 2014 do município de Brasiléia;
- Que seja encaminhado para o DENIT em Brasília um documento, para que o departamento realize vistorias na BR 317, bem como nos trechos que foram melhorados pela empresa ZOPONE;
- Solicitou que a empresa, que se encontra realizando a obra da Av. Manoel Marinho Monte organizem os desvios que estão sendo feitos pelos transportes de grande porte, tendo em vista os transtornos que estão ocorrendo com os carros pequenos nas ruas que estão servindo de desvio para a realização da obra;
- Que a Prefeitura através da Secretaria de Saúde, dê condições de trabalho para a Funasa, bem como utilize o recurso que é encaminhado para a mesma realizar os serviços do município de Brasiléia.
A Vereadora Erizete (PT) apresentou as seguintes indicações:
- Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, tome providencias com relação aos entulhos nas laterais das ruas onde está havendo a construção de calçadas, bem como na Rua Generalíssimo Deodoro, e nas demais ruas onde estão ocorrendo os mesmos trabalhos;
- Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, em caráter de urgência tome providencias quanto a um esgoto estourado em frente a Caixa Econômica Federal;
- Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, realize um mutirão de limpeza em todas as ruas do município de Brasiléia;
- Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, realize os serviços de melhorias no ramal do km 19, bem como em uma ladeira nas proximidades do Senhor Arnaldo;
- Que a Prefeitura, informe a este Poder se recentemente foi contratado alguma empresa para prestar os serviços de limpeza do município;
- Solicitou que a Secretaria de Obras, realize o serviço de limpeza no Parque Centenário.
A Vereadora Fernanda (PT) apresentou a seguinte indicação:
- Que a Secretaria de Administração, encaminhe a este Poder cópia da folha de pagamento dos provisórios do município de Brasiléia.
- Solicitou que a Prefeitura juntamente com a Imobiliária, que tratarem dos acordos dos bairro Alberto Castro, encaminhe a este Poder informações sobre todos os trâmites que estão sendo realizados com os respectivos donos dos terrenos.
O Vereador Marivaldo (PMDB) apresentou as seguintes indicações:
- Que este Poder, encaminhe um documento para o Senhor Bonner gerente da Caixa Econômica Federal de Brasiléia, para que o mesmo preste informações sobre a inauguração do novo espaço físico da caixa;
- Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, realize o serviço de afastamento no ramal do km 38, bem como coloque um trator de esteira para fazer o serviço no ramal;
- Que a Secretaria de Obras, monte uma equipe para fazer melhorarias nos trechos ruins dos ramais de Brasiléia.
O Vereador Rosildo (PT) apresentou as seguintes indicações:
- Que seja encaminhado um documento para o chefe do IMAC do município de Brasiléia, para que o mesmo possa realizar o Cadastro Ambiental no seringal da “Pinda” na associação Lua Nova;
- Solicitou que a Prefeitura, cumpra as melhorias que prometeu para a ponte existente no ramal do km 52;
- Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, providencie a recuperação de um bueiro no ramal do km 88;
A Vereadora Tereza (PT) apresentou as seguintes indicações:
- Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, providencie melhorias nos pontos críticos do ramal da Eletra e o na comunidade Fortaleza ambos no km 19, para que o caminhão escolar possa transportar as crianças do ramal até a escola.
Comentários
Acre
Cavalgada vai permitir só 2 pessoas por quadriciclo; carretinhas serão proibidas
A tradicional Cavalgada, considerada um dos momentos mais aguardados da Expoacre, marca a abertura da festa que celebra os 50 anos da maior feira de negócios e de entretenimento do Acre. Em 2025, o desfile de cavalos, jipes, quadriciclos e pedestres é organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
O evento abre oficialmente a programação da Expoacre, que este ano será realizada de 26 de julho a 3 de agosto, no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. A concentração está prevista para sábado, 26, às 7h, em pontos estratégicos do Segundo Distrito da capital.
Os participantes estarão distribuídos em dois trechos, sendo o primeiro compreendido entre a Antiga Acrediesel até a AC-01, na rotatória do Arasuper, que estará reservada para cavalos e jipes. O segundo trecho, que compreende a rua 24 de Janeiro, será de exclusividade dos quadriciclos. Entre as novidades deste ano está a ausência de comitivas de caminhonetes no percurso.
Para o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o diferencial da Expoacre 2025 é a comemoração das 50ª edições da feira. “Tenho certeza que esse ano a Expoacre vai ficar para a história. Para a Cavalgada, teremos policiamento ostensivo da Polícia Militar, além de 80 agentes de segurança privada, câmeras de monitoramento por todo o percurso, duas ambulâncias e duas motolâncias, com equipes de saúde, que estarão de prontidão. Nossa orientação é que as pessoas venham com a finalidade de se divertir, acompanhar a cavalgada, curtir a música, beber com moderação e, claro, não maltratar os animais”, destaca.
Segundo Jackson Viana, diretor de Turismo da Sete, as inscrições devem ser feitas até um dia antes da Cavalgada. “Nós estamos com todo o regramento relacionado à documentação necessária, tanto dos animais quanto dos veículos, para que consigamos ter todo esse controle de quem são os responsáveis, para que tenhamos segurança durante a Cavalgada. Ao fazer a inscrição, as pessoas receberão numerações, que deverão ser colocadas obrigatoriamente no cavalo ou quadriciclo”, ressalta.
De acordo com a coordenação da Cavalgada, serão permitidas apenas duas pessoas por quadriciclo. Além disso, não será permitido direção para pessoas com idade inferior a 18 anos, bem como o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de carretinhas. Após o encerramento, o embarque dos quadriciclos será pela Via Verde, atrás do Hospital de Amor. Já os cavalos têm autorização para seguir até o Parque de Exposições. Os jipes têm livre circulação após o encerramento da festa.
Neste ano, trios elétricos vão animar o trajeto com atrações como Trio Furacão, Eduardo Casseb, Davi Rocha, Vini Rodrigues, Hangel Borges, Marquinhos Araújo, Bruna Robert, Dj Todinho, Dj El Mascarado e DJ Black.
Inscrições
As inscrições para os participantes que vão a cavalo será entre 18 e 25 de julho, na sede do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), na Travessa Santa Inês, 149, no bairro Aviário, das 8h30 às 15h.
Para efetuar a inscrição é necessário apresentar o Guia de Transporte Animal (GTA), o exame de anemia infecciosa equina (AIE) e cópia do RG e CPF do responsável pelo animal.
Aos participantes que vão de quadriciclo e jipes, as inscrições iniciam na quinta-feira, 17, e seguem até 25 de julho, na sede da Sete, localizada na Rua Floriano Peixoto, 470, Centro, das 8h30 às 15h. É necessário apresentar cópia do RG, CPF ou carteira nacional de habilitação (CNH) do motorista, além do documento do veículo jipe.
Fonte: Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Onda de frio moderado chega ao Acre com ventos intensos nesta quinta

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
O Acre será novamente atingido por uma frente fria nesta quinta-feira, 17, com a chegada da sexta onda de frio polar de 2025, segundo previsão do pesquisador Davi Friale. O fenômeno, conhecido na região como friagem, virá acompanhado de ventos fortes vindos do sudeste e vai derrubar as temperaturas em todo o estado, especialmente no fim de semana.
A previsão é que entre sexta (18) e segunda-feira (21), as mínimas fiquem entre 13°C e 16°C nas cidades do vale do Acre, como Rio Branco e Brasileia, e entre 16°C e 19°C em municípios do vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul. No período, as máximas não devem passar dos 26°C, com sensação térmica ainda mais baixa por conta dos ventos.
Friale destaca que o frio será mais perceptível nas manhãs, com as menores temperaturas sendo registradas ao nascer do sol. No município amazonense de Boca do Acre, vizinho ao estado, a mínima também deve cair para 15°C a 18°C durante o fim de semana.
Apesar da influência do ar polar, há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas nesta quinta-feira, 17, principalmente na região central do estado e no Juruá. Em algumas áreas, não se descartam pancadas mais intensas.
Comentários
Acre
Governador Gladson Cameli articula agenda estratégica com parlamentares para impulsionar desenvolvimento do Acre
Reuniões com deputados estaduais e federais buscam alinhar ações do governo e fortalecer parcerias em benefício do estado

Em um dia dedicado à articulação política, o governador Gladson Cameli promoveu nesta quarta-feira, dia 16, uma série de encontros estratégicos com parlamentares acreanos para tratar de ações prioritárias para o desenvolvimento do estado. A agenda contou com a presença de importantes nomes do legislativo estadual e federal, demonstrando a busca por sinergia entre os poderes.
Ao lado do secretário da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, e do secretário de governo da Secretaria de Estado de Governo (Segov). o chefe do executivo recebeu:
O deputado estadual Afonso Fernandes (PL)
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Manoel Moraes (PP)
O deputado federal Eduardo Veloso (União Brasil)

Ao lado do secretário da Casa Civil, Jonathan Xavier Donadoni, e do secretário de Governo, o chefe do executivo recebeu os parlamentares acreanos. Foto: captada
As reuniões, realizadas no âmbito do Palácio Rio Branco, tiveram como foco principal o alinhamento de projetos e políticas públicas que demandam atuação conjunta entre governo e legislativo. “Estamos fortalecendo essas parcerias fundamentais para avançar com nossas metas para o Acre”, destacou o governador, sinalizando a importância do diálogo constante com os representantes do povo.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Manoel Moraes (PP), estava na agenda que contou com a presença de importantes nomes do legislativo estadual e federal. Foto: captada
Analistas políticos avaliam que a agenda reforça a estratégia do governo de manter canais abertos com as bancadas parlamentares, essenciais para a aprovação de projetos e captação de recursos federais. A presença de representantes de diferentes partidos demonstra o caráter suprapartidário da articulação em prol do desenvolvimento estadual.
Você precisa fazer login para comentar.