Cotidiano
2ª rodada do Acreano de Futsal Feminino tem goleadas e empate com quatro gols
Atlético Xapuriense e Veneza goleiam Villa e Big Bran/Calafate, respectivamente, enquanto Real Sociedade e Vênus ficam no empate, em jogos disputados nesse sábado na capital e interior
Três jogos e 16 gols marcaram a segunda rodada do Campeonato Acreano de Futsal Feminino, nesse sábado (17), na capital e no interior do estado.
No ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, às 19h, o Atlético Xapuriense não tomou conhecimento do Villa e fez 8 a 0, assumindo a liderança da classificação com quatro pontos. O Villa fica na sexta e última posição com um ponto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/p/r/dcx7EATFOAImR4xFJuLg/img-20220918-wa0009.jpg)
Veneza goleou Big Bran/Calafate e é vice-líder do Acreano de Futsal Feminino — Foto: Divulgação/Fafs
No mesmo horário, no ginásio Aurino Brito, na cidade de Sena Madureira, Vênus e Real Sociedade empataram por 2 a 2 e dividem a terceira posição com dois pontos cada.
Na partida de fundo disputada na capital, que iniciou às 20h20, o Veneza goleou o Big Bran/Calafate por 4 a 0. O resultado deixa o Veneza na vice-liderança com os mesmos quatro pontos do Atlético Xapuriense, mas saldo de gols inferior. O Big Bran/Calafate é o quinto colocado com um ponto.
A terceira rodada do estadual de futsal feminino será disputada no próximo sábado (24). No ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, o Atlético Xapuriense recebe o Veneza, às 19h. No Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), em Rio Branco, o Big Bran/Calafate encara a Real Socieade, às 19h, e o Villa enfrenta o Vênus, a partir das 20h20.
Classificação
1º Atlético Xapuriense – 4 pts
2º Veneza – 4 pts
3º Vênus – 2 pts
Real Sociedade – 2 pts
5º Big Bran/Calafate – 1 pt
6º Villa – 1 pt
Comentários
Cotidiano
Bancada apoia PEC que adia pagamento de precatórios; Socorro vota contra
A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que autoriza o governo federal a retirar os precatórios, dívidas judiciais definitivas da União, da meta fiscal, criando um regime de transição para o pagamento desses valores. A proposta foi aprovada com 404 votos favoráveis e 67 contrários na noite de terça-feira (15).
Entre os parlamentares do Acre, apenas a deputada federal Socorro Neri (PP) votou contra o texto. Os demais sete deputados acreanos, Antônia Lúcia (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil), Meire Serafim (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos), Zezinho Barbary (PP) e Zé Adriano (PP), votaram a favor da medida.
A aprovação da PEC, que ocorreu na madrugada desta terça-feira (16), tem gerado críticas de especialistas e setores da sociedade civil, que apontam riscos de calote por parte do governo, além de impacto direto em cidadãos, servidores públicos e empresas com valores a receber da União.
Ao tirar os precatórios da regra fiscal, o governo busca aliviar a pressão sobre as contas públicas e abrir espaço para mais investimentos e repasses a estados e municípios. No entanto, para credores que aguardam há anos por decisões transitadas em julgado, a medida significa, na prática, o adiamento por tempo indefinido do recebimento desses valores.
Comentários
Cotidiano
Crianças com autismo têm direito ao BPC mesmo com pais possuem vínculo empregatício: entenda os critérios
Benefício de R$ 1.518 mensais pode ser concedido a pessoas com deficiência independente da situação laboral dos familiares, desde que comprovada vulnerabilidade social

Além disso, é possível que mais de uma pessoa na mesma casa receba o BPC, desde que cada uma atenda aos critérios exigidos. Foto: internet
Um direito ainda pouco conhecido pelas famílias brasileiras garante o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para crianças com autismo e outras deficiências, mesmo quando os pais ou responsáveis possuem vínculo empregatício. O benefício assistencial, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, tem como foco a vulnerabilidade social da família, não a situação trabalhista dos cuidadores.
Principais características do BPC:
Valor de 1 salário mínimo mensal (atualmente R$ 1.518)
Pode ser acumulado por mais de um membro da família que atenda aos critérios
Não exige contribuição previdenciária
Inclui diversas condições de saúde, como autismo, TDAH e paralisia cerebral
Como acessar o benefício:
Comprovar renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo
Apresentar laudo médico completo que caracterize a deficiência
Realizar avaliação social pelo INSS
“O mito de que pais trabalhadores não podem solicitar o BPC precisa ser desfeito. O que importa é a condição de vulnerabilidade da família e o impacto da deficiência na vida do beneficiário”, explica especialista em direitos sociais.
A lista de condições elegíveis é ampla e inclui desde transtornos mentais até condições físicas e neurológicas. O processo pode ser iniciado pelo site ou aplicativo Meu INSS, com agendamento de perícia médica e avaliação social. Famílias que tiveram o pedido negado podem recorrer através de assistência jurídica gratuita.
Entre as deficiências mais comuns que dão direito ao BPC/LOAS estão:
Comentários
Cotidiano
Bujari confirma participação no Estadual Feminino da Série B

Foto PHD: Campeonato Estadual começa em agosto e terá partidas no interior
A equipe do Bujari confirmou a participação no Campeonato Estadual de Feminino da Série B, torneio programado para iniciar no mês de agosto. Os times da Assermurb, Epitaciolândia e Café com Leite/Porto Acre também irão disputar a competição.
Inscrições até sexta
Segundo o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta, 18.
“Se tivermos o Estadual com quatro equipes, somente uma irá subir em 2026. O campeonato com cinco, duas estarão na primeira divisão em 2026. O ideal é termos um torneio com cinco times”, declarou Rafael do Vale.
Você precisa fazer login para comentar.