Acre
1ª Feira do Mel da Resex em Brasiléia mostra resultados e supera expectativa

O evento foi considerado um marco, por mostrar parte dos resultados dos investimentos do governo na cadeia do mel (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Alexandre Lima e Marcus José
Foi oficialmente aberto na cidade de Brasiléia nesta sexta-feira, dia 24, a 1ª Feira do Mel da Reserva Extrativista Chico Mendes, que foi idealizado pela Prefeitura do Município e contou com a parceria do Governo Estadual e Sebrae.
O evento contou com 15 apicultores da Resex, além de suas produções. A intenção do evento tem como meta, mostrar o trabalho dos extrativistas, valorizando a cadeia produtiva do mel, e o produtor. Além de apresentar para comunidade que aprecia o mel da região e o trabalho que é realizado. Além de exposição de flores ornamentais, comidas típicas e venda de hortaliças.
O evento tende a movimentar o trabalho dos extrativistas, valorizando a cadeia produtiva do mel, e o produtor. Além de apresentar para comunidade que aprecia o Mel de nossa região, esse trabalho que é realizado na reserva extrativista.
O médico cubano Alfredo Albuim, que realizou uma apresentação inovadora, onde se usa o ferrão da abelha de forma medicinal aos presentes. A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, juntamente com vereadores, secretários e a deputada Leila Galvão, além de convidados, estiveram presentes para abrilhantar o evento.
“Esse evento vem mostrar a força de nossos produtores que estão dentro da Resex. O mel está sendo uma grande alternativa que está gerando renda, juntamente com outras atividades extrativistas. Estamos muitos felizes em poder ajudar e levar ao conhecimento dos moradores de Brasiléia”, disse Fernanda Hassem.
Já para a deputada Leila Galvão, “essa cadeia produtiva é uma forma de ver o potencial dos moradores da zona rural de Brasiléia. Com o apoio incontestável da Prefeitura, Governo e Sebrae, podemos ver que o pequeno produtor tem alternativas para sua subsistência dentro da Reserva Chico Mendes”, pontou a deputada.
“Estamos vendo aqui que o produtor está procurando formas de obter uma renda através da apicultura. Ficamos felizes com esse trabalho realizado e que pode dar resultados satisfatórios para o homem do campo, principalmente aos da Resex, que estão muitos isolados as vezes. Nós, como parlamentares, ficamos satisfeitos com esses investimentos e apoio das prefeituras, governo e Sebrae”, finalizou o parlamentar.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.










Você precisa fazer login para comentar.