Acre
Imigrantes reclamam e jogam comida fora devido a má qualidade
Alexandre Lima
Durante a noite desta quarta-feira, dia 26, alguns imigrantes que estão alojados no abrigo permanente localizado na cidade de Brasiléia, no Acre, se revoltaram com a má qualidade da comida que lhes são servidos e resolveram protestar, jogando no chão, a marmita que recebem.
A empresa ganhadora da licitação que lhes rendeu em torno de R$ 1 milhão de reais, deveria fornecer cerca de três refeições dignas e comestível aos imigrantes. Esta não seria a primeira vez em que acontece esse tipo de reclamação, mas não dessa forma em que em mostram as marmitas cheias de arroz e alguns pedaços de carne.
Devido o horário, não foi possível falar como responsável pelos imigrantes, Damião Borges, que representa a Sejudh – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos no Acre, e acompanha a trajetória desde 2010, quando Brasiléia passou a receber os primeiros haitianos após a tragédia no País.
Hoje, são mais de 2500 imigrantes de várias nacionalidades que se espremem no abrigo e vivem de forma degradante junto ao mal cheiro de urina e água podre. Parte desta desgraça, se deve à cheia do Rio Madeira no estado de Rondônia, onde impossibilita que muitos sejam levados para regiões do Sul e Sudeste a procura de trabalho.
Brasiléia, no Acre, tem uma população de pouco mais de 22 mil habitantes, teve um crescimento de 5% da população em poucos meses. Neste tempo, uma desordenação social foi estabelecida e passou a ser mal vista pelos munícipes, que é considerado descriminação pelos Direitos Humanos do Acre.
As fotos foram registradas e enviadas por meio de celular, via programa ‘WhatSapp’, por um transeunte no momento da revolta dos imigrantes.
Comentários
Acre
Ciclista sofre fratura exposta após atropelar cachorro em estrada rural de Rio Branco
Acidente ocorreu no km 3 da estrada do Mutum; vítima foi levada ao pronto-socorro e está estável
Na noite deste sábado (3), um grave acidente deixou o ciclista Francisco Vagno dos Santos Magalhães, de 32 anos, com uma fratura exposta no fêmur da perna direita. O caso aconteceu no km 3 da estrada do Mutum, no bairro Alto Alegre, em Rio Branco, enquanto ele se deslocava da zona rural para a zona urbana.
Segundo relatos de familiares, Francisco saiu de casa para comprar fraldas quando, ao passar em frente a uma chácara com o portão aberto, foi surpreendido por cães que correram em direção à estrada. Ao tentar evitar um acidente, ele acelerou, mas acabou atropelando um dos animais que atravessou repentinamente, sendo lançado ao solo com o impacto.
Populares acionaram a família da vítima, e um pastor que mora próximo prestou os primeiros socorros, levando Francisco até o km 2 da estrada, onde uma ambulância do Samu interceptou o veículo para iniciar o atendimento. Após ser imobilizado, o ciclista foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco, onde passou pelo setor de Traumatologia e foi transferido para Ortopedia. Apesar da gravidade dos ferimentos, seu estado de saúde é estável.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) registrou a ocorrência e elaborou um relatório sobre o acidente.
Comentários
Acre
Câmara Municipal de Epitaciolândia realiza sessão solene em homenagem aos 33 anos do município
Evento homenageia personalidades e reforça compromisso com o desenvolvimento do município

Presidente da Câmara de vereadores de Epitaciolândia Antonio Rosiclei reafirmou o compromisso institucional com a memória e o progresso do município. Foto: cedida
A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou uma sessão solene em comemoração aos 33 anos de emancipação política da cidade. O evento, que reuniu autoridades, moradores e homenageados, foi marcado por emoção e reconhecimento aos que contribuíram para o crescimento do município.
Todos os vereadores participaram da cerimônia, convidando cidadãos destacados para receberem moções de louvor. Autoridades regionais também prestigiaram a solenidade, elevando o tom da celebração. O Prefeito Sérgio Lopes e o Vice-Prefeito Sérgio Mesquita não compareceram devido a compromissos em relação a grande agenda ao aniversario do município, mas foram representados pelo Secretário de Agricultura, José Antonio (Nego), que transmitiu o apoio da gestão municipal.
Os homenageados, visivelmente emocionados, agradeceram pelo reconhecimento e destacaram o orgulho de contribuir com Epitaciolândia. Em discurso, a Mesa Diretora da Câmara reafirmou o compromisso institucional com a memória e o progresso do município, promovendo políticas públicas que valorizem a história local e garantam um futuro mais justo para todos.
Destaques da Sessão:
Entrega de 11 moções de louvor a personalidades no município
Presença de lideranças regionais prestigiando o evento
Discurso unânime dos vereadores sobre a importância da data
A programação do aniversário de 33 anos de Epitaciolândia segue até o próximo domingo, dia 4, com atividades Circuito Country, atividades culturais e esportivas.
O evento reuniu vereadores, autoridades locais e moradores para homenagear personalidades que se destacaram no desenvolvimento da cidade.
Veja vídeos:
A Câmara Municipal de Epitaciolândia realizou uma sessão solene em comemoração aos 33 anos de emancipação política da cidade. O evento, que reuniu autoridades, moradores e homenageados, foi marcado por emoção e reconhecimento aos que contribuíram para o crescimento do município.
Veja vídeo: Presidente da Câmara de Vereadores de Epitaciolândia Antônio Rosiclei SOLIDARIEDADE)
Veja vídeo: Vereador Ari Mendes (SOLIDARIEDADE)
Veja vídeo: Vereador Miro Bispo (PDT)
Veja vídeo: Vereador Aldemir Sales (PP)
Veja vídeo: Vereador Gerson Batista Pereira do partido (PL)
Veja vídeo: Vereador Jose Henrique (UNIÃO)
Veja vídeo: Vereador Cleomar Portela (PP)
Veja vídeo: Vereadora Eliade Maria da Silva (PL)
Veja vídeo: Vereadora Marizete Matias (PP)
Veja vídeo: Vereadora Girlene Da Saúde (PP)
Comentários
Acre
Trechos críticos da Transacreana passam por recuperação

Foto: Secom
Ramais em situação crítica após as cubas na região da Transacreana passam por recuperação através da Secretaria Municipal de Agropecuária, em Rio Branco. As ações contemplam os ramais Caipora e Talismã, localizados na região do Barro Alto.
No Ramal Caipora, as equipes estão trabalhando na construção de uma nova ponte de alvenaria. Já no Ramal Talismã, as intervenções visam melhorar a trafegabilidade, especialmente em pontos que ficaram intrafegáveis devido ao acúmulo de lama.

Foto: Secom
De acordo com o secretário, Eracides Caetano, os trabalhos incluem a retirada da lama, a execução de aterros e a elevação do nível da via.
“Estamos retirando a lama dos buracos e fazendo aterros para facilitar o escoamento da água para fora do ramal. Estamos praticamente elevando todo o ramal, que se transformou em um açude. A água não tinha para onde escoar. Então estamos elevando com barro. Quando o verão chegar, a ideia é colocar um aterro por cima”, explicou o secretário.
Confira mais fotos:
Você precisa fazer login para comentar.