Xapuri realiza 1ª Conferência Municipal das Cidades

A primeira Conferência Municipal das Cidades reforça o compromisso da gestão municipal em promover um planejamento urbano participativo e sustentável

Mais do que uma necessidade, essa é uma estratégia que impacta diretamente na qualidade de vida da nossa população”, afirmou Maxsuel Maia ao declarar oficialmente aberta a Conferência. Foto: assessoria 

Xapuri vive um momento importante nesta terça-feira, 25, com a realização da 1ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, que acontece no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, reúne autoridades, gestores e representantes da sociedade civil para debater soluções e estratégias voltadas ao desenvolvimento urbano do município.

A programação teve início logo cedo, com a plenária de abertura conduzida pelo prefeito Maxsuel Maia, acompanhado do vice-prefeito Vânio Miranda, secretários municipais e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Também participam do evento representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Xapuri, comerciantes, servidores públicos e trabalhadores autônomos.

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do planejamento participativo na definição das prioridades locais.

“O envolvimento da comunidade na construção das políticas públicas é fundamental para que possamos captar recursos e melhorar as condições estruturais da nossa cidade. Mais do que uma necessidade, essa é uma estratégia que impacta diretamente na qualidade de vida da nossa população”, afirmou Maxsuel Maia ao declarar oficialmente aberta a Conferência.

A programação teve início logo cedo, com a plenária de abertura conduzida pelo prefeito Maxsuel Maia, acompanhado do vice-prefeito Vânio Miranda. Foto: assessoria 

Durante a manhã, os participantes acompanharam discussões sobre temas essenciais para o futuro da cidade, como “Controle Social e Gestão Democrática”, apresentado pelo procurador jurídico do município, Dr. Carlos Vinícius Ferreira Ribeiro Júnior, “Sustentabilidade Ambiental e Emergências Climáticas”, com o professor Anselmo G. da Silva (IFAC), e “Saneamento Básico”, conduzido pelo professor Me. Julielmo Corrêa (IFAC).

No período da tarde, programação teve palestras, “Habitação – Caminhos para Cidades Inclusivas”, ministrada por Samila França, coordenadora da Comissão Estadual/Diretora Técnica da SEHURB, além da apresentação do secretário de Estado de Habitação e Urbanismo, Egleuson Araújo Santiago, sobre “Mobilidade Urbana”. Em seguida, os grupos de debates irão formular propostas para o município, que serão apresentadas e aprovadas na plenária final, culminando na eleição dos delegados e conselheiros responsáveis por representar Xapuri nos próximos passos da construção das políticas urbanas.

A primeira Conferência Municipal das Cidades reforça o compromisso da gestão municipal em promover um planejamento urbano participativo e sustentável, garantindo um futuro melhor para todos os xapurienses.

O evento, que acontece no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, reúne autoridades. Foto: assessoria 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria