Xapuri e Mâncio Lima confirmam novos casos de Covid-19, mas Sesacre ainda não contabiliza dados

Cidades do interior do Acre usaram redes sociais para informar sobre os casos. Boletim da Sesacre ainda não contabiliza casos.

Prefeito de Xapuri, Ubiraci Vasconcelos (PT-AC), pede que população respeito o isolamento — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por G1 AC — Rio Branco

A Secretaria Municipal de Saúde de Mâncio Lima confirmou, há dois dias, que a cidade havia registrado o primeiro caso de Covid-19 e, nesta quarta-feira (29), voltou a dizer que agora são dois casos confirmados da doença na cidade.

____________

A prefeitura de Xapuri também alega que já são cinco casos confirmados no município.

____________

Porém, no último boletim divulgado na terça-feira (28) pela Secretaria de Saúde estadual, nenhum dos casos nestas duas cidades foi reconhecido. A reportagem questionou a Sesacre sobre não oficializar os números, mas não obteve retorno até esta publicação.

Ajucilene Gonçalves, secretária de Saúde do município, diz que o segundo caso é da mulher do primeiro paciente. Ele chegou a testar positivo para dengue, mas a Saúde não sabe dizer se a Covid-19 interferiu nesse resultado.

“A gente fica na dúvida se a dengue positivou por conta da Covid-19 ou o contrário, mas o rapaz está bem e saiu da UTI. Hoje foram feitos dois testes, o positivo foi a esposa do rapaz, que, para a gente, não é surpresa”, diz em vídeo enviado à Rede Amazônica.

Diferente do que o primeiro paciente informou, a mulher dele alegou que esteve em Cruzeiro do Sul acompanhando um irmão que estava internado no Hospital do Juruá. Na época, a cidade vizinha já tinha confirmado 5 casos da doença, que nesta quarta-feira (28) subiu para seis.

“Vamos ter que buscar mais informações, vamos refazer os passos dessa família. Mais do que nunca, peço que fiquem em casa”, destacou.

Xapuri

Já no vídeo divulgado nesta quarta-feira, o prefeito de Xapuri, Ubiraci Vasconcelos (PT-AC), começa falando das ações que tomou pretendendo bloquear a chegada do vírus na cidade, citou, inclusive, a barreira sanitária.

Mas, mesmo assim, um dia depois de anunciar os dois primeiros casos, ele disse que a doença já acometeu cinco pessoas na cidade.

“Já sabíamos que o problema era muito grande e começamos a tratar de forma efetiva. Muitas coisas foram feitas e conseguimos segurar por 40 dias o vírus, porém, com esse lado bom veio uma coisa ruim: a população relaxou. Começaram a fazer festinhas em casa, aniversário bebedeira e, infelizmente, essas ações resultaram no vírus na cidade. Já são cinco casos em Xapuri”, lamentou.

Ele finaliza mais uma vez pedindo que os moradores da cidade levem a sério o isolamento social. “É necessária a ajuda da população.”

Veja vídeos:

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre