Conecte-se conosco

Cotidiano

Vídeo: assaltantes fazem buraco em parede de loja e furtam roupas caras

Publicado

em

O valor do prejuízo não foi contabilizado e as imagens ainda não foram capturadas

REDAÇÃO CONTILNET

A boutique de roupas Bellagio, situada na Rua do Comércio, no bairro Manoel Julião, foi alvo de assaltantes na madrugada de domingo (12), em Rio Branco.

Criminosos ainda não identificados conseguiram entrar no espaço pela lateral, quando fizeram um buraco na parede.

De acordo com a proprietária, Michelany Batrice, quase toda sua mercadoria nova foi levada pelos criminosos. O alarme do local não disparou.

“Ainda estou transtornada. Levaram a maior parte da mercadoria. É muito difícil ser empreendedora em um Estado onde o crime não cessa”, explicou à reportagem.

O valor do prejuízo não foi contabilizado pela empresária e as imagens de segurança ainda não foram capturadas.

Michelany explicou ainda que fez um contato com a Polícia Civil, mas foi informada que não seria possível os agentes irem até o local por conta da falta de viatura.

“Na Polícia Civil não falta viaturas e nem combustível”, afirma Delegado Geral

O Delegado Geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira afirmou, na tarde deste domingo, 12, que a Polícia Judiciária acreana não tem problemas de falta de viaturas e que todas a unidades da capital e interior contam com viaturas caracterizadas e descaracterizadas para realizar os trabalhos de competência da polícia investigativa.

A declaração de José Henrique Maciel foi devido a uma afirmação contida na matéria jornalística “assaltantes fazem buraco em parede de loja no Manoel Julião e furtam roupas caras”  em estabelecimento furtado na madrugada de sábado (11) para domingo (12), disse que “fez um contato com a Polícia Civil, mas foi informada que não seria possível os agentes irem até o local por conta da falta de viatura”.

Apesar da declaração a empresária não deu detalhes de como foi esse contato e nem para onde (unidade policial) foi feito o contato.

“Me causou estranheza essa afirmação de que a Polícia Civil não dispõem de viatura, na Polícia Civil não faltam viaturas e nem combustível. O Governo tem investido na Segurança Pública aparelhando todos os órgãos que fazem parte do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP. Nós temos uma frota nova de viaturas e que recentemente foi reforçada com mais 31 viaturas tipo camionetes da mais alta qualidade, adquiridas pelo Governo Estadual. Na semana passada recebemos quase 200 equipamentos de informática, ainda este ano está previsto mais investimentos e aquisição de armamentos novos, e com certeza teremos a nomeação dos policiais que concluíram o curso de formação nos próximos meses. Portanto, temos um governo comprometido com a Segurança do cidadão acreano e mais uma vez afirmo que não temos esse problema de falta de viaturas. Temos viaturas caracterizadas e descaracterizadas nas regionais e especializadas”, esclareceu o Delegado Geral.

Henrique Maciel enfatizou ainda que, “mesmo com a delegacias regionais e especializadas tendo disponível viaturas para os trabalhos diários e de investigação, a Direção Geral conta ainda com uma frota nova de carros descaracterizados e caracterizados para dar suporte a todas unidades policiais da capital e do interior em suas ações”.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil entrou em contato com a redação para tentar saber como e qual foi a unidade policial contatada pela empresária, mas estes não souberam responder.


Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre abre mais de 700 vagas gratuitas em cursos de línguas para o primeiro semestre de 2026

Publicado

em

Os cursos atenderão os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri

Aulas presenciais e a distância garantem oportunidades de aprendizagem em Inglês, Espanhol e Libras para estudantes e comunidade. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), publicou nesta quarta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado, três editais que tratam da abertura de vagas gratuitas para cursos de línguas estrangeiras no primeiro semestre de 2026. Ao todo, são mais de 700 vagas distribuídas entre municípios do interior e Rio Branco, nas modalidades presencial e a distância.

Cursos EaD atendem 10 municípios do interior

Por meio do Edital 003-2026, a SEE anunciou a oferta de 160 vagas nos cursos de Inglês e Espanhol, na modalidade Ensino a Distância (EaD), pelo Núcleo de Estudo de Línguas EaD (NEL EaD) da Escola Centro de Estudo de Línguas (CEL). As vagas são destinadas a estudantes da rede pública de ensino, a partir do 8º ano do ensino fundamental, até a 3ª série do ensino médio, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, em caso de vagas remanescentes, à comunidade em geral.

Os cursos atenderão os municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. As aulas serão realizadas de forma online, com encontros síncronos duas vezes por semana, além de atividades assíncronas.

A pré-matrícula online para alunos da rede pública terá início na segunda-feira, 26, e se estende até quarta, 28. Já o período para inscrição em vagas remanescentes será de quinta-feira, 29, a sexta-feira, 30. As aulas terão início em 23 de fevereiro (Inglês) e 24 de fevereiro (Espanhol).

Mais de 700 vagas estão sendo oferecidas pelo governo do Acre para cursos de línguas no primeiro semestre de 2026. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Rio Branco terá cursos presenciais de Inglês, Espanhol e Libras

O Edital 001-2026 trata da oferta de 450 vagas presenciais em Rio Branco, por meio da Escola Centro de Estudo de Línguas (CEL) e do Núcleo de Estudo de Línguas (NEL), instalado no Colégio Estadual Barão do Rio Branco.

Serão oferecidos cursos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltados a alunos da rede pública a partir do 6º ano do ensino fundamental, além da comunidade em geral, conforme critérios estabelecidos no edital. As aulas serão ministradas nos turnos da manhã, tarde e noite.

A pré-matrícula online para alunos da rede pública e para a comunidade interessada em Libras será realizada entre os dias 2 e 4 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser disputadas nos dias 5 e 6 de fevereiro. O início das aulas está previsto para 23 de fevereiro.

Cursos gratuitos de línguas ampliam o acesso à formação educacional em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e municípios do interior. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Cruzeiro do Sul também recebe cursos presenciais

No interior do estado, o Edital 002-2026 prevê a oferta de 125 vagas presenciais nos cursos de Inglês e Espanhol, no município de Cruzeiro do Sul, por meio do Núcleo de Estudo de Línguas (NEL CZS).

As vagas são destinadas, prioritariamente, a alunos da rede pública de ensino, a partir do 6º ano do ensino fundamental, com possibilidade de preenchimento por membros da comunidade em caso de vagas remanescentes. As aulas serão ministradas no prédio do Crie-BRB, no centro da cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite.

A pré-matrícula para estudantes da rede pública será realizada de 2 a 4 de fevereiro, e o período para vagas remanescentes será nos dias 5 e 6 de fevereiro. As aulas também terão início a partir de 23 de fevereiro.

Cursos gratuitos e abertos à comunidade

Todos os cursos oferecidos pela SEE são gratuitos, classificados como cursos livres e amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), não havendo cobrança de mensalidade. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online, com uso obrigatório do CPF do candidato.

Mais informações podem ser obtidas nos canais oficiais da Secretaria de Educação e da Escola Centro de Estudo de Línguas (CEL), além dos telefones e e-mails disponibilizados nos editais.

Iniciativa fortalece a inclusão educacional e a qualificação de estudantes da rede pública e da comunidade em geral. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Craques do Futuro vai representar o Acre na Copa do Brasil Sub-20

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Craques do Futuro terá um primeiro grande desafio em nível nacional

Mesmo sem ter uma filiação na Federação de Futebol do Acre (FFAC), a equipe das Craques do Futuro será a representante do Acre na Copa do Brasil Sub-20 de futebol feminino. A definição da inscrição ocorreu nessa segunda, 19, na sede da FFAC, mas a direção do time será obrigada a cumprir as exigências estabelecidas pela CBF.

“Exigimos toda a documentação do clube para poder gerar uma senha e desta maneira seja feito os registros e consequentemente os contratos”, explicou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Campeão no Sub-18

O time das Craques do Futuro conquistou o Estadual Sub-18 e como a FFAC não promoveu o Estadual Sub-20, a equipe ficou com a vaga por ter conquistado a competição na categoria abaixo.

8 de março

A CBF programou a realização da Copa do Brasil Sub-20 a partir de 8 de março. Contudo, a tabela do torneio ainda será definida.

Vai promover

Leandro Rodrigues confirmou a realização do Estadual Sub-20 na temporada de 2026 e somente equipes filiadas poderão jogar a competição.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Anderson Brito rescinde com Galvez e acerta com Imperatriz do Maranhão

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Anderson Brito(bola) teve uma atuação importante na vitória no jogo de estreia do Estadual

O atacante Anderson Brito acertou a rescisão contratual com Galvez nessa segunda, 19, e não joga mais pelo Imperador no Campeonato Estadual de 2026. O atleta fechou um contrato com o Imperatriz, do Maranhão, e viajou para se apresentar no Cavalo de Aço.

“Quando fechamos com o Anderson existia essa possibilidade de saída. Tudo tinha sido acertado e o Galvez honrou o acordo. Perdemos um excelente atleta”, declarou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.

Galvez no mercado

Segundo Igor Oliveira, o trabalho agora é para tentar repor a saída do atacante.

“Esse é um momento complicado para contratar porque os melhores atletas estão empregados. Vamos tentar encontrar um jogador de nível no mercado”, disse Igor Oliveira.

Comentários

Continue lendo