Vergonha: Bombeiros resgatam pessoas em camionete por falta de ambulância

Jovem que teve fratura no braço foi levado na carroceria para hospital – Foto: Alemão

Promotora ficou horas a espera de uma para levar bebê doente para Rio Branco

Alexandre Lima

As denuncias são velhas e os problemas também. No que se refere à saúde de primeiro mundo que Governo do Acre tenta passar para o povo acreano, mais uma vez está apenas em campanhas institucionais para ‘gringo ver’ e o povo no interior do Estado vem sentindo na pele.

Esses problemas já foram cobrados em várias esferas, onde se inclui o Judiciário que é desafiado quando manda respeitar a Constituição Federal, no que se refere aos cuidados básicos ao povo carente de uma atenção básica na saúde.

A exemplo, se pôde constatar nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia na tarde desta segunda-feira, dia 2, quando duas pessoas sofreram acidentes e uma picada por cobra, necessitaram ser resgatadas pelos socorristas do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros que é localizado na cidade de Epitaciolândia, dispõe apenas de uma ambulância que tem pouco mais de 10 anos de uso. Esse veículo já não suporta a demanda de trabalho que tem aumentado significativamente e vive recebendo manutenção na Capital e se encontra ‘quebrada’.

Duas vítimas de acidentes que precisaram ser regatadas ao hospital de Brasiléia, tiveram que ser levadas na carroceria da camionete e o terceiro, foi picado de cobra num ramal localizado no km 19 da BR 317, também foi resgatado da mesma forma.

Mulher que se envolveu num acidente em Epitaciolândia, também foi levada na carroceria da camionete – Foto: Almir Andrade

O problema não se estende apenas ao Corpo de Bombeiros. Também é visível no hospital de Brasiléia quando é necessário a transferência de pacientes para a Capital, pelo fato de não ter unidades especificas de atendimentos para alguns de tratamento.

A Promotora de Justiça Diana Soraia Tabalipa Pimentel, a cerca de duas semanas, teve que intervir junto a unidade para que uma criança de três meses portadora do Síndrome de Down, com problemas cardíaco e respiratório, fosse transferida à Capital.

O problema, a transferência da criança esbarrou na burocracia dos mediadores que ‘jogou’ a responsabilidade nas mãos dos médicos locais para que escolhessem quem deveria ser transferido, já que existia outra com o fêmur de uma das pernas quebrado. E para piorar a situação, a ambulância sucateada disponível, apresentou um problema mecânico não pôde fazer a transferência.

Foi necessário esperar por cerca de quatro horas e muitos telefonemas, para que a ambulância da cidade de Assis Brasil, distante 110 km, chegasse e pudesse levar a criança para Rio Branco, numa viajem de mais duas horas, somente assim, a Promotora foi para sua casa. Foi relatado que existe veículos disponíveis na Capital que poderiam ser mais úteis na fronteira.

Promotora Diana Taliba esperou por cerca de quatro horas até embarcarem criança para Rio Branco – Foto: Alexandre Lima

Correia do motor quebrou...
Veículo apresenta ferrugens...
Carro parado no hospital...
Ambulância de Assis Brasil chegando

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima