Com a presença dos senhores vereadores havendo o número regimental e sobre a proteção de Deus, foi declarada aberta a 26ª sessão ordinária do 1ª ano legislativo da 13ª legislatura, na câmara municipal de Brasileia.
Atendendo ao convite da câmara municipal de Brasileia através da solicitação da vereadora Tereza Xavier PT a senhora Odete representante da capeb no município de Brasileia participou e esclareceu alguns problemas que já vem se arrastando a 6 anos da antiga CAPEB cooperativa dos pequenos produtores de Brasileia.
Odete falou que 15 associados estão inadimplente por consequência de um debito feito anteriormente e de forma a ilegal, sendo assim todos os sócios foram prejudicados e estão proibidos a acessar qualquer credito até hoje. Falou também que representante da cooperativa já tentaram providenciar um advogado mais por questões de o serviço custar cerca de 45 mil reais os cooperados não tem condições de arcar com as despesas. Destacou que por garantia os bens da capeb estão todos penhorados.
Grande Expediente:
Vereador Bil – PMDB
O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil rocha, agradeceu a presença de todos, falou sobre a vindo do senador Sergio Petecão e das emenda que o senador destinou para o município de Brasileia.
Vereadora Erizete Lima – PT
Elizete agradeceu ao público presente. Mencionou a vinda do senador Sergio Petecão no município. Demonstrou a insatisfação pelo depoimento do senador onde disse que “os vereadores do PT só sabem cobrar mais quando é para acompanhar uma ação do executivo não aparece nenhum”. Falou da visita que fez no ramal do 13. Criticou a programação da prefeitura na semana da pátria onde segundo a vereadora foi vazio a programação. Parabenizou o governo e DERACRE pelos recursos disponível para a construção das pontes do riozinho e Igarapé Gloria km 52. Destacou sobre a taxa de IPTU disse que os esclarecimentos do coordenador do setor de cadastro não foram convincente.
Vereadora Fernanda Hassem – PT
Agradeceu a presença de todos na plateia, os ouvintes no mercado municipal. Falou também da vinda do senador Sergio Petecão no município de Brasileia. A vereadora lembrou que no terceiro mandato na política só agora o senador veio ao município. Destacou o encontro do ministro da previdência social senhor Garibaldi filho para reinauguração do INSS. A vereadora lembrou da vinda do coordenador do setor de cadastro na sessão de semana passada. “Não me convenceu esse aumento na taxa de IPTU sem que os investimentos cheguem ao município” disse a vereadora. Abordou também a preocupação de pais de alunos das escolas Getúlio Vargas e vitória salvatirra, quando denuncia o descontroles no transito daquela avenida.
Vereador Naldo Rufino – PP
Agradeceu ao público. Abordou o também o tema Getúlio Vargas e vitória Salvatiera e do risco que aquelas crianças estão correndo na hora da saída por questão da alta velocidade dos carros. Parabenizou o superintendente do INCRA o senhor Idesio Franklin pela trabalhos frente a instituição. Falou do transtornos que os associados da CAPEB estão passando por estarem inadimplente.
Vereador Rosildo rodrigues – PT
Agradeceu ao público presente. falou dos investimento do governo do estado para o produtor rural. falou do seguimento de produção de abelhas e produção de café para a região. Falou que esteve no ramal do 59 e presenciou a má qualidade dos serviços realizado pela prefeitura.
Vereadora Tereza Xavier – PT
Iniciou agradecendo a vinda do ministro Garibaldi filho. Destacou a nova reforma do INSS no município de Brasileia. Reconheceu o empenho de ex-prefeita Leila Galvão pelo recursos que conseguiu para a reforma do novo prédio do INSS. Falou da vinda do senador Sergio Petecão, comentou sobre o depoimento que o senador fez contra os vereadores do PT, segundo a vereadora o senador foi infeliz quando disse que “os vereadores do PT só sabem cobrar, mas quando é para acompanhar os benefícios do município nenhum aparece”.
Vereador Mario Jorge – PSB
Agradeceu ao público presente aos ouvintes do mercado municipal. Destacou o serviço de péssima qualidade prestado pelo hospital de Brasileia.
ASSESSORIA – C.M.B