Por Profissão Repórter
A fronteira entre Brasil e Venezuela está fechada por causa da pandemia de Covid. Mesmo assim, o fluxo de venezuelanos entrando no país ainda é muito grande. A equipe do “Profissão Repórter” flagrou a entrada de vários deles através de trilhas clandestinas, as chamadas “trochas”. Coiotes são os responsáveis por conduzi-los e, segundo um dos próprios atravessadores, o caminho é “muito perigoso”.
_______________________
_______________________
A polícia de Roraima patrulha a fronteira, mas não pode impedir a entrada. Em determinado momento, nossa equipe registrou a troca de informações entre PMs brasileiros e soldados venezuelanos que disseram estar controlando as trilhas, mas que estavam permitindo que algumas pessoas continuassem seu caminho apenas para fazer compras, porque o país está sem insumos.
Esta situação de venezuelanos que vêm ao Brasil apenas para comprar algo e voltam para suas casas também foi registrada pelo “Profissão”. A polícia abordou dois senhores que levavam gasolina nas costas e foram parados para revista, mas logo liberados porque não portavam nada ilegal. O comandante da PM contou que isso é comum e que eles caminhariam pelo menos mais duas horas até chegar à próxima comunidade.
“Isso é um sacrifício que estamos fazendo por causa do governo da Venezuela. Estamos trabalhando para poder comer, para ter algo no estômago”, afirmou um deles antes de seguir seu caminho.