Veja cita governo do Acre como “mau exemplo” sobre meta fiscal

A conceituada revista Veja, do grupo Abril, citou o Acre e outros estados em uma matéria que fala dos “maus exemplos” praticados pelos governos.

A publicação da revista tem como foco as mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), defendidas pelo governo Federal e que podem ter consequências preocupantes também para os Estados.

“A mudança de regra com o intuito de livrar a administração federal de penalização pelo não cumprimento da meta fiscal pode servir de inspiração para que os Estados façam o mesmo. Oito governadores eleitos começarão o mandato, em 2015, com o desafio de segurar os gastos com o funcionalismo”, enfatiza a publicação.

A publicação aponta que os Estados estão estourando os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal para as despesas com pessoal, segundo levantamento feito pela Agência Brasil com base em relatórios enviados pelos governos estaduais ao Tesouro Nacional.

O Acre é citado na publicação no quesito deterioração: de acordo com a publicação, nos últimos quatro anos, o Estado apresentou deterioração nas contas estaduais.

“Os números mostram a deterioração das contas estaduais nos últimos quatro anos. Em dezembro de 2010, apenas a Paraíba ultrapassava o limite máximo. Goiás, Minas Gerais, o Rio Grande do Norte e Tocantins tinham estourado o limite prudencial. O Acre, Alagoas, o Pará, Paraná e Sergipe estavam acima do limite de alerta. A pior situação ocorreu no Piauí, cujos gastos com o funcionalismo saltaram de 43,28% no fim de 2010 para 50,04% em agosto deste ano”.

O Acre, como conta a publicação, só conseguiu reduzir as despesas com relação à Receita Corrente Líquida (RCL).

“O Acre, a Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, o Maranhão e Minas Gerais conseguiram reduzir as despesas de pessoal em relação à RCL. O Pará, acima do limite de alerta, e o Rio Grande do Norte, acima do limite prudencial, ficaram estáveis no período”.

Veja a publicação completa

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima

Notícias recentes