O edital tem como base a pontuação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As inscrições encerraram na última sexta-feira (14). Foto: internet
Os resultados do processo seletivo específico para o curso de medicina em 2025 foram divulgados às 12h desta terça-feira (18), no site oficial da Universidade Federal do Acre (Ufac). Para conferir, é necessário entrar no site do programa. Segundo a lista, a maior nota foi de 912,6 pontos.
O curso de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC) registrou um total de 2.756 de inscritos para 80 vagas ofertadas, sendo duas turmas com 40 alunos cada, uma que iniciará no primeiro semestre e a outra no segundo semestre deste ano. A concorrência geral chegou a 34,45 candidatos por vaga.
A universidade abriu um Processo Seletivo Específico, que pode ser acessado neste link, no qual o candidato deve ter cadastro. O edital tem como base a pontuação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As inscrições encerraram na última sexta-feira (14).
Os candidatos que não forem convocados na chamada regular e quiserem permanecer na lista de espera devem manifestar interesse entre esta terça e sexta (21) no site da Ufac.
Essa é a primeira vez, desde 2011, que o curso de medicina não é incluído no Sisu. A situação ocorre após um impasse sobre a legalidade da aplicação do bônus regional. A Ufac faz uso desta bonificação, de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que fizeram o ensino médio no estado, desde 2018.
Ainda segundo ela, mesmo estando fora do Sisu, as regras para preenchimento das vagas continuarão a obedecer critérios para garantir a diversidade no curso.
“Elas são distribuídas entre as várias modalidades de cotas, 50%, ou seja, 20 vagas [de cada turma], são reservadas pela Lei nº 12.711, de 2012, às cotas. [Candidatos] Pretos, pardos, indígenas, PCDs, ou candidatos que estudaram em escola pública, independente de renda e aqueles que estudaram em escola pública, que têm renda bruta, familiar, de até um salário mínimo”, salientou.
Outras 38 vagas serão abertas para ampla concorrência. “As demais são distribuídas entre candidatos PCDs, pretos, pardos e indígenas que estudaram em escola pública”, explicou.