fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Vanda Milani recebe prêmio de Melhor Parlamentar do Estado do Acre

Publicado

em

“Dedico este momento a todos aqueles que acompanham meu trabalho e me deram a oportunidade de estar aqui representando toda família acreana”. Com estas palavras a deputada Vanda Milani (Solidariedade-Ac) agradeceu nesta quarta-feira (8), o recebimento do prêmio de melhor parlamentar do Estado do Acre concedido pelo Ranking dos Políticos. A solenidade aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
Bastante concorrido, o evento contou com parlamentares que tiveram maior destaque no Congresso Nacional em 2021. Na avaliação, foram considerados dados sobre presença nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões das mais importantes para o país
“É extremamente honroso ver meu esforço reconhecido, sobretudo quando se trata de um trabalho parlamentar em prol de toda a população acreana”, acrescentou a deputada.
Ainda segundo Vanda Milani, ela fica ainda mais feliz “ao saber que o ranking inclui bandeiras como antiprivilégio, antidesperdício e anticorrupção, atributos que sempre fiz questão de preservar durante toda minha vida pública”, declarou a parlamentar .
Além de ficha limpa, a deputada se destacou pelo combate à corrupção e pela economia de mais de meio milhão nas verbas de gabinete. Ainda em 2021, ela foi eleita pela  Associação dos Municípios do Acre (ASMAC) como a que mais investiu na saúde pública do Acre. E foi a única a ter liberado através do Governo Federal todas suas emendas individuais e coletivas do ano de 2021.

“Minha determinação primeira como parlamentar se confunde com as bandeiras do povo acreano, em seus anseios e necessidades, sempre buscando o melhor para toda a nossa gente e nação brasileira. Tudo pelo Acre e pelo Brasil”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Flash

TJAC entrega do bloco de espera destinado aos visitantes do Presídio Francisco de Oliveira Conde

Publicado

em

Instalação foi erguida com recursos do Fundo das Penas Pecuniárias da Comarca de Xapuri com 85% da mão-de-obra composta pelos próprios reeducandos do FOC; também foram entregues novas carteiras de identidade aos apenados

Representantes do Poder Judiciário acreano participaram, na manhã desta quinta-feira, 11, do evento de entrega da sala de abrigo aos visitantes do Sistema Prisional da capital acreana, construído com recursos do Fundo das Penas Pecuniárias.

Pelo TJAC, participaram o juiz de Direito Hugo Torquato (Vara de Execução Penal); a secretária do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), Débora Nogueira, que na ocasião representou o coordenador e a supervisora do órgão, o desembargador Francisco Djalma e a juíza de Direito Andréa Brito, respectivamente; o servidor Jovani Fogaça, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista.

Também estiveram presentes o promotor de Justiça Rodrigo Curti; bem como o diretor de reintegração social do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN/AC), André Vinício, que representou o presidente do órgão, Marcos Frank; o diretor de identificação da Polícia Civil, Júnior César, que representou o delegado-geral da PC, José Ribeiro; além de servidores e assessores do Judiciário, do IAPEN/AC e das Polícias Civil e Penal; entre outros

Homenagem ao juiz de Direito Luís Pinto

Na ocasião, os membros do dispositivo realizaram um agradecimento especial ao juiz de Direito Luís Pinto, titular da Vara Única da Comarca de Xapuri, que autorizou o uso de recursos do Fundo das Penas Pecuniárias para construção do novo bloco, que garante dignidade e respeito, além de mais conforto, aos parentes dos reeducandos durante os dias de visita. Também foi feita uma homenagem ao promotor de Justiça Tales Tranin, pelo trabalho incansável realizado em prol da garantia dos direitos dos apenados.

O juiz da Vara de Execução Penal registrou a importância da ação e lembrou que a boa acolhida aos familiares é uma demanda que contempla os próprios reeducandos, que recebem de forma positiva a melhoria na acolhida aos seus familiares, “que são as pessoas mais queridas para quem está privado da sua liberdade”.

“E quero pontuar aqui uma coisa que não pode passar desapercebida: esses recursos são oriundos do Fundo das Penas Pecuniárias, são recursos que vêm das próprias atividades criminosas, recursos apreendidos pelo Poder Judiciário e que podem destinados a atividades de interesse social. Isso demonstra a preocupação com o ciclo das atividades criminosas. Se houve um ilícito lá atrás, hoje ele é transformado em algo útil à própria ressocialização. Isso é algo louvável”, considerou o juiz de Direito Hugo Torquato.

“A gente recebe com muita felicidade esse espaço, que traz mais dignidade, acessibilidade aos reeducandos, fazendo com que eles se sintam mais acolhidos pelo Sistema de Justiça como um todo, especialmente no que diz respeito à acolhida de seus familiares nos dias de visita“, destacou, por sua vez, a secretária do GMF, Débora Nogueira.

“Infelizmente, nós temos dificuldades estruturais muito grandes (no sistema prisional); (…) e esta ação (…) é o resgate da dignidade das famílias que vêm visitar os presos e que não podem ser penalizadas pelos atos dos seus familiares. Meus parabéns a todos”, complementou o promotor de Justiça Rodrigo Curtis.

Entrega de novas carteiras de identidade

Em um ato simbólico, foram entregues a quatro reeducandos suas novas carteiras de identidade nacional. Os documentos foram expedidos por meio de ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJAC, em parceria com a Polícia Civil, por meio da diretoria de identificação da instituição, durante a última edição da Semana Nacional de Registro Civil.

Em todo o Acre, a ação expediu mais de 690 documentos em todos os estabelecimentos prisionais do estado. Além das novas carteiras de identidade nacional também foram emitidas certidões de nascimento, casamento, além de primeiras vias e regularização de cadastros de pessoa física (CPFs) dos apenados. Foram contemplados 286 homens em situação, sendo 80 em Rio Branco e 156 nos municípios do interior.

“É gratificante poder disponibilizar cidadania a essas pessoas em situação de cárcere, porque com a identidade eles passam a existir para o Estado e isso é muito importante para abrir portas, na saúde, na educação. Então é muito gratificante poder realizar esse trabalho de inclusão social”, disse o diretor de identificação da Polícia Civil.

O novo bloco de visitantes

O local tem arquitetura voltada ao abrigo do sol e da chuva, em ambiente acessível, ventilado, com bancos de espera, sistema de alto-falantes, vedação frontal e sanitário acessível, proporcionando comodidade e privacidade aos visitantes do Sistema Prisional de Rio Branco, que até então precisavam de servir de estrutura improvisada às margens da rua principal de acesso ao Presídio Francisco de Oliveira Conde para se proteger do sol e da chuva, sem dispor sequer de um banheiro.

A área total é de 106 m2, com 69 m2 de área construída. A novo bloco foi construído com 85% da mão-de-obra composta pelos próprios reeducandos, desde a edificação até mesmo à confecção dos bancos de espera, que foram feitos com madeira apreendida e doada ao IAPEN/AC pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador Gladson Cameli anuncia 1ª parcela do 13º e antecipação do pagamento do salário de julho para servidores estaduais

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 11, o governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais. A remuneração extra estará disponível, junto com o pagamento do mês de julho, na sexta-feira, 26, para os servidores aposentados e na segunda-feira, 29, para os servidores ativos, com crédito em conta no dia 27, sábado.

Com tal ação, o Estado destaca o seu compromisso com os profissionais que compõem a esfera governamental, uma das principais diretrizes do chefe de Estado. Em suas redes sociais, ele anuncia as datas e celebra: “Nosso governo já garantiu os recursos e com alegria anuncio este pagamento”.

Veja a publicação:

Comentários

Continue lendo

Flash

Aeródromos do Acre registram quase 10 mil voos em pouco mais de um ano

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), registrou 9.657 voos em seus aeródromos no período de janeiro de 2023 a abril de 2024. Só neste ano, de janeiro a abril, foram registrados 2.534 voos, segundo a diretoria de Porto e Aeroportos do Deracre.

De acordo com a presidente do Deracre, Sula Ximenes, a autarquia prossegue com suas ações agora concentradas nos municípios isolados visando garantir, por exemplo, o transporte aeromédico. “Os aeródromos do Acre desempenham um papel crucial no acesso e no desenvolvimento econômico do Estado e que estão passando por um processo de manutenção e melhorias, com o intuito de garantir a segurança e a eficiência das operações aéreas”, informou Sula Ximenes.

A presidente lembrou que os investimentos nas pistas de pouso estão tendo um resultado positivo, ao salvar vidas. “Temos trabalhado na manutenção dos aeródromos de Porto Walter, Feijó, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Xapuri, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano”, informou.

As manutenções contemplam uma série de intervenções, desde tapa-buracos nas pistas de pouso e decolagem, até a limpeza nas instalações de apoio. “Esse trabalho reforça o compromisso do Estado em melhorar a infraestrutura de transporte aéreo, tornando o Acre mais acessível e integrado, promovendo o crescimento e a prosperidade das famílias acreanas”, ressaltou Sula Ximenes.

Comentários

Continue lendo