fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Unidades de saúde do Estado seguem atendendo casos de síndromes gripais

Publicado

em

Ao apresentar sintomas leves, a população deve procurar a unidade básica de saúde, sendo que os casos graves devem ser encaminhados às unidades de Média e Alta Complexidade 

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), emitiu uma nota de alerta aos municípios sobre o surto de síndromes gripais.

Para auxiliar os municípios diante do cenário epidemiológico das doenças respiratórias, o Estado segue com suas unidades de saúde abertas ao atendimento da população que apresente sintomas.

Por exemplo, em Rio Branco, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) segue como referência para a Covid-19, mas também atende quaisquer caso de síndrome gripal, tendo em vista os sintomas semelhantes com a doença que ocasionou uma pandemia.

Em razão do ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, a plataforma de notificação de casos de síndromes gripais ficou com instabilidade, o que fez com que muitos estados brasileiros tivessem dificuldade ao acesso e inserção de dados.

No Acre, o governo segue orientando que as notificações sejam realizadas de maneira manual, para que a Sesacre tenha ciência sobre o cenário epidemiológico e possa intervir com ações de vigilância.

De acordo com a nota, a influenza é uma doença sazonal, de ocorrência anual, cujas epidemias ocorrem quase que exclusivamente nos meses de inverno. O evento em questão deve desencadear a adoção oportuna de medidas que evitem a transmissão desta e de outras doenças respiratórias.

O objetivo é evitar o aumento de casos na população, bem como para fins de melhor organização e atendimento de excelência aos usuários, apresentando orientações de ações assistenciais e de vigilância.

A nota técnica esclarece sobre como os municípios devem se comportar diante do momento crítico da alta demanda de síndromes gripais que chegam às unidade de saúde.

Até o momento, o Acre não registra casos da H3N2, mas segue enviando os casos positivos de influenza A ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, onde, feita a triagem, confirma ser H3N2 ou H1N1.

Sintomas da influenza

Febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça são os sintomas mais comuns. Apresentando os sintomas, o indivíduo deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

Lembrando que, as medidas de prevenção contra a influenza são as mesmas tomadas para evitar a Covid-19: uso de máscara, álcool em
gel, distanciamento social e, principalmente, a vacinação.

Confira a nota na íntegra:

NT nº 04 2021 NOTIFICAÇÃO DE SG EM PERIODO DE SURTO

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação Protetor: GEFRON apreende adolescente com 12 quilos de drogas na BR-317

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos de idade, foi apreendido por policiais do Grupamento Especializado em Fronteira. A ação dos agentes do GEFRON, ocorreu na sexta-feira, 26, na BR-317.

O menor, que estava em um ônibus, transportava 12 quilos de skunk, a super maconha. A droga foi encontrada na bolsa do acusado.

De acordo com o coordenador do GEFRON delegado Rêmullo Diniz, o adolescente saiu de Brasiléia e teria com destino final Rio Branco. “ Esse menor vinha sendo monitorado, já que tinha envolvimento com o tráfico de drogas na região do Alto Acre”, disse Diniz.

A suspeita é que o menor foi contratado por criminosos para atuar como “mula do tráfico de drogas”. A investigação terá sequência pela Polícia Civil para chegar a outros envolvidos no crime.

Comentários

Continue lendo

Flash

Acreana que mora nos EUA é assaltada e faz desabafo: “não é mais seguro”

Publicado

em

Por Raimari Cardoso – – A acreana Edilaine Germini, natural de Brasiléia, que mora em Chicago, nos Estados Unidos, e que no começo deste ano viralizou com um vídeo em que mostra roupas congeladas durante o frio extremo que atingia a cidade e outros locais do país, naquele momento, volta a chamar a atenção por meio do Instagram, agora por conta de ter sido vítima de um assalto.

Germini, que foi assaltada dentro de um metrô, expressa de maneira incisiva a sua revolta com o que passou. Em várias postagens, ela atribui o ocorrido à situação que alega ser de insegurança em estados americanos “esquerdistas”, como a Califórnia. Illinois, onde fica Chicago, ela diz estar “seguindo o mesmo caminho”.

“Eu fui assaltada quando voltava do trabalho. Foi horrível, não estou preparada para falar disso. Preciso de um tempo de tudo, inclusive das redes sociais! Então, vou desativar temporariamente minhas redes sociais. Um beijo!”, ela diz em um post. Em outra postagem, afirma: “É isso o que está acontecendo em Estados Esquerdistas que defendem bandido e julgam a polícia.”

A acreana diz que Chicago não é mais segura. “Para a esquerda, eles são vítimas da sociedade, e eu que trabalhei e ralei para comprar tudo o que eles roubaram de mim sou a errada da história. Tome cuidado ao andarem nas ruas”, alerta.

Edilaine também compartilhou um vídeo em que o ex-presidente Donald Trump – que deverá oficializar uma nova candidatura à Casa Branca em julho – diz: “Nós vamos acabar com essa onda de saques e roubos. É muito simples: Se você roubar uma loja, pode ter certeza que tomará tiro ao sair daquela loja.”

Nesta sexta-feira, 26, ganhou manchetes dos jornais nos Estados Unidos mais um caso em que um homem negro, Frank Tyson, de 53 anos, foi morto em abordagem policial. O caso aconteceu em um bar na cidade de Canton, em Ohio, e lembra os assassinatos de outros dois homens negros, Eric Garner e George Floyd, ocorridos em 2014 e 2020.

A CBS afirma que Tyson havia saído da prisão no último dia 6 de abril, após passar 24 anos em detenção por envolvimento em um caso de sequestro e roubo. Ele teria sido quase imediatamente incluído em uma lista de violadores de liberdade condicional por não se reportar a um oficial de Justiça.

Comentários

Continue lendo

Flash

PF realiza operação contra suposta evasão de divisas, câmbio ilegal e sistema financeiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (26/4), a Operação Casa de Palha, que visa investigar supostos delitos relacionados ao sistema financeiro nacional, incluindo câmbio ilegal e evasão de divisas. Mandados de busca e apreensão foram executados em duas residências e num estabelecimento comercial em Epitaciolândia.

Um indivíduo é apontado como o principal envolvido, permitindo que as transações realizadas em seu estabelecimento fossem efetuadas em Bolivianos (Bs) e facilitando a conversão entre essa moeda estrangeira e o Real (R$).

Os indivíduos sob investigação poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Na ação foram apreendidos celulares, notebooks, documentos bancários de origem estrangeira e documentos diversos.

Comentários

Continue lendo