A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Sebrae iniciam nesta quinta-feira (30) o 4º Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental, que reunirá pesquisadores, produtores e estudantes durante três dias para debater os rumos da cadeia produtiva do leite na região. Com o tema “Construir caminhos concretos para o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira”, o evento busca alertar os produtores sobre mudanças necessárias na forma de produção.
O pesquisador e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Ufac, Eduardo Mitke, destacou a necessidade de repensar prioridades: “Muitos produtores acham que ‘investir’ na propriedade é construir uma ordenhadeira bonita ou comprar maquinário sofisticado. Pode ser que essas não sejam as prioridades estratégicas”. Para Mitke, o elemento mais fundamental é investir na pastagem – base da alimentação do gado leiteiro.
Gestão administrativa de propriedades de base familiar
Agregação de valor aos produtos e impulso a pequenos negócios
Transferência de embriões no gado leiteiro
Infraestrutura física das propriedades
Visita técnica a propriedade modelo com conceitos sustentáveis
O congresso representa um movimento integrado entre acadêmicos, pesquisadores de instituições públicas e produtores rurais, com objetivo de qualificar toda a cadeia produtiva do leite na Amazônia Ocidental, equilibrando produtividade com sustentabilidade ambiental.