fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Ufac descarta retorno das aulas presenciais em janeiro, após MEC publicar portaria: ‘Preservação da vida’

Publicado

em

Após MEC determinar volta às aulas presenciais em universidades, Ufac afirma que manterá suspensão — Foto: Arquiv/Ufac

Por Iryá Rodrigues

A Universidade Federal do Acre (Ufac) descartou nesta quarta-feira (2) o retorno das aulas presenciais na instituição no primeiro semestre de 2021, mesmo depois do Ministério da Educação (MEC) publicar uma portaria que determinar a volta das atividades nas universidades e instituições federais a partir 4 de janeiro.

Em nota, a universidade defendeu que o retorno presencial só deve ocorrer se a situação local da pandemia permitir, e se houver segurança para garantir que não haja aumento nas transmissões do coronavírus.

“A universidade destaca que permanece acompanhando com bastante atenção e responsabilidade a evolução da pandemia no estado do Acre, de modo que reitera não ser possível o retorno das aulas presenciais. E defende que não há medida sanitária adotada neste momento que garanta a segurança da comunidade acadêmica, por isso, um retorno apressado e sem as devidas condições sanitárias é descartado”, disse o documento.

As aulas presenciais na Ufac estão suspensas desde o dia 17 de março, quando o governo anunciou os primeiros três casos de Covid-19 no estado e suspendeu as aulas nas redes pública e privada.

________________

O Instituto Federal do Acre (Ifac) emitiu uma nota repudiando a portaria do MEC e pediu a imediata revogação do documento. O instituto citou ainda o posicionamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que também é contra o retorno das atividades presenciais sem o devido controle da pandemia.

________________

A portaria do MEC foi publicada nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial da União. O texto também revoga a permissão para que as atividades on-line contem como dias letivos, o que é autorizado até dezembro de 2020.

volta às atividades presenciais colocará em circulação mais de 2,3 milhões de pessoas em todo país, entre alunos, professores e técnicos, segundo dados do próprio MEC.

O texto do MEC condiciona o retorno aos protocolos de biossegurança e prevê uso de ferramentas de tecnologia para complementar eventuais conteúdos que foram perdidos na pandemia. O MEC definiu que é responsabilidade das instituições de ensino fornecer recursos para os alunos acompanharem as atividades.

Aulas remotas

Após a aprovação do ensino remoto durante a pandemia, as aulas do período letivo especial da Universidade Federal do Acre (Ufac) começaram no dia 26 de outubro com 7.126 alunos matriculados nos cursos de graduação.

A adesão ao ensino remoto emergencial é facultativa tanto para professores quanto para acadêmicos. Segundo a Ufac, o número de alunos matriculados para o período letivo especial representa quase 80% das matrículas do período regular.

No último dia 30 de novembro, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) iniciou a entrega de dois mil chips de celulares com internet gratuita para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados na Ufac.

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Acre (Ifac) também decidiu pela retomada gradual das aulas na instituição a partir do dia 14 de setembro de forma não presencial.

No último dia 25 de novembro, o instituto iniciou a entrega de chips com pacote de dados móveis para estudantes aprovados no edital “Aluno Conectado”.

No primeiro momento, segundo a Diretoria de Assistência Estudantil, 790 alunos receberiam os chips, sendo: 54 do campus Baixada do Sol; 270 chips para Cruzeiro do Sul; 200 para o campus Rio Branco; 70 para Sena Madureira; 113 para Tarauacá; e 83 para o campus Xapuri. Em seguida, deve haver uma nova distribuição para os demais estudantes inscritos na 2ª chamada do edital.

Veja o que diz a Ufac

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu a notícia da Portaria n° 1.030, de 1° de dezembro de 2020, do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira, 02 de dezembro de 2020, determinando o retorno das aulas presenciais nas universidades federais de todo o país, a partir de 4 de janeiro de 2021, em meio à segunda onda de crescimento dos casos de COVID-19.

As atividades presencias nos campi da Ufac e no Colégio de Aplicação (Cap) foram suspensas por tempo indeterminado, por meio de decisão do Conselho Universitário (Consu), a partir da Resolução nº 4, de 30 de março de 2020. A decisão considerou o grave momento de emergência sanitária mundial e as orientações da Organização Mundial da Saúde, das autoridades sanitárias locais e as recomendações para o enfrentamento da pandemia pela COVID-19 do Comitê de Prevenção e Contenção ao Coronavírus, da Ufac. Mas, sobretudo, teve como base o princípio mais caro a todos os seres humanos: a preservação da vida.

O cenário de pandemia, infelizmente, permanece agravado pelo aumento de casos, reinfecções e sobrecarga no sistema público de saúde, nos exigindo manter os cuidados e as medidas de distanciamento social. Além disso, a portaria não observa a autonomia universitária de cada Ifes para avaliar as condições e o momento adequado e seguro para retorno gradual das atividades presenciais.

A universidade destaca que permanece acompanhando com bastante atenção e responsabilidade a evolução da pandemia no Estado do Acre, de modo que reitera não ser possível o retorno das aulas presenciais. E defende que não há medida sanitária adotada neste momento que garanta a segurança da comunidade acadêmica, por isso, um retorno apressado e sem as devidas condições sanitárias é descartado.

A Ufac acompanhará atentamente os desdobramentos decorrentes da edição da mencionada portaria, e mantém sua postura de preservação da vida, o respeito com sua comunidade acadêmica, a vinculação de suas decisões com base em evidências científicas e seguirá sempre o caminho que for mais seguro e responsável.

Confira a nota do Ifac

O Instituto Federal do Acre (Ifac), como instituição integrante da Rede Federal de Ensino, vem a público reforçar seu repúdio à Portaria nº 1.030, de 01 de dezembro de 2020, do Ministério da Educação (MEC), como também solicitar sua imediata revogação, conforme justificativas apresentadas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e descritas em nota pública.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vereador Raimundo Neném tranquiliza eleitores e amigos após acidente e diz que não sofreu ferimentos graves

Publicado

em

Vereador realiza exames médicos em Rio Branco para confirmar estado de saúde

Acidente em Plácido de Castro deixa Neném com dores leves e apenas danos materiais. Presidente da Câmara de Rio Branco afirma que equipe também passa bem após colisão

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném (PL), usou suas redes sociais para informar sobre seu estado de saúde após um acidente de trânsito ocorrido no Ramal Santa Luzia, próximo à AC-40, em Plácido de Castro. Apesar da colisão frontal entre sua caminhonete e um Gol branco, Neném tranquilizou seus seguidores, amigos e eleitores, garantindo que ele e sua equipe não sofreram ferimentos graves.

Neném relatou estar sentindo apenas dores na clavícula e no braço, mas sem qualquer complicação séria. “Olá, amigos, estou em Rio Branco, está tudo bem, graças a Deus. Foi uma batida frontal, mas só estou com dor no braço e na clavícula,” disse ele.

O vereador já está na capital para realizar exames de precaução, assegurando que o acidente resultou apenas em danos materiais. Ele agradeceu o apoio e as orações recebidas. Imagens do acidente registram o impacto entre os veículos, revelando a força da colisão, mas todos os ocupantes do carro de Neném saíram ilesos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador em exercício, Gonzaga recebe empresa peruana que vai operar voos no Acre

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, que ocupa o cargo de governador em exercício devido viagem de Gladson Cameli e Mailza Assis, recebeu nesta quarta-feira (6), no Palácio Rio Branco, representantes da empresa de transporte aéreo Peru Air para apresentar ao governo o projeto para operar voos comerciais e de cargas do Peru para o Acre.

A empresa Peru Air apresentou ao governo acreano um plano de operação de voos com três aviões recém-comprados com saída do Peru para o Acre e do Acre para regiões peruanas. Além do transporte de pessoas, a empresa também poderá transportar produtos acreanos que serão vendidos aos empresários peruanos, assim também como trazer ao Acre mercadorias peruanas com preço mais em conta.

De acordo com o governador em exercício Luiz Gonzaga, o governo do Acre e os empresários acreanos têm interesse na realização de voos entre os dois países que servirão para potencializar a economia acreana gerando emprego e renda ao povo do Acre.

“Sem dúvidas o governo do Acre, empresários acreanos e a população têm total interesses na oferta desses voos, pois vai facilitar essa integração comercial entre o Acre e Peru. Do lado peruano já estado tudo resolvido agora faltam detalhes para serem resolvidos com o governo brasileiro, mas acredito que em breve estaremos recebendo voos diretos do Peru e o Acre tem muito a ganhar com isso”, disse Gonzaga.

Luiz Gonzaga também aproveitou para parabenizar o governador Gladson Cameli pelo empenho em busca de desenvolvimento para o Acre.

“Quero parabenizar o governador Gladson que sempre demonstrou interesse em fortalecer a parceria comercial com os países vizinhos do Acre. Graça a ele hoje estamos mais próximos da ligação direta com o Peru”, disse o parlamentar.

O diretor da empresa peruana, Omar Rebaza, apresentou as oportunidades de exportação que podem ser exploradas com a nova rota entre Acre e Peru. Em sua fala, ele destacou a importância da parceria para ajudar os exportadores e industriais brasileiros a entregar seus produtos de maneira eficiente.

“Estamos muito interessados em cobrir essa rota entre Acre e Peru, não apenas para entregar produtos, mas também para auxiliar na venda e distribuição”, afirmou. Omar também mencionou que o Departamento está aberto a promover uma ampla gama de produtos, como bebidas classificadas, ração animal, arroz e outros itens que o estado do Acre possa oferecer.

O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assur Mesquita, afirmou que o governador Gladson Cameli e o presidente Luiz Gonzaga têm feito um trabalho no sentido de promover o Acre para o mercado peruano.

“O governador Gladson Cameli e o presidente Luiz Gonzaga estão trabalhando para promover o Acre para os mercados vizinhos e gerar oportunidades de integração. Nesse caso a integração aérea vai consolidar essa parceria comercial como o Peru. Temos a expectativa que esses voos irão gerar ampliação do turismo e dos negócios entre Acre e Peru”, disse.

Participaram da reunião o governador em exercício Luiz Gonzaga, diretor da empresa peruana, Omar Rebaza, secretário de Governo, Luiz Calixto, secretário da Seict, Assur Mesquita, diretora da Secretária de Turismo, Bianca Marques, superintendente do MAPA, Paulo Trindade, e demais autoridades brasileiras e peruanas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em Brasília, Sérgio Lopes e Sergio Mesquita apresentam projetos e pedidos para Epitaciolândia aos parlamentares acreanos

Publicado

em

Dando continuidade as agendas na capital federal, Sérgio Lopes e o Secretário Municipal de Saúde Sergio Mesquita, visitaram os gabinetes dos Deputados Federais Socorro Neri e Eduardo Veloso e os Senadores Alan Rick e Marcio Bittar, segundo informou o prefeito, as visitas foram boas e tiveram a reafirmação dos mesmos em continuar as parcerias enviando recursos para que Epitaciolândia continue avançando.

“Iniciamos nossa agenda desta terça-feira, 5, visitando o Gabinete do Senador Márcio Bittar acompanhado do nosso secretário de Saúde Sergio Mesquita. Na ocasião agradecemos a parceria com a nossa gestão e debatemos sobre as emendas parlamentares para o próximo ano. O Senador que é um grande parceiro de Epitaciolândia, e é comprometido em garantir os recursos que faltam para a construção da ponte Epitaciolândia e Brasiléia”. Destacou Lopes.

Sérgio Lopes visitou também o gabinete da Deputada Federal Antônia Lúcia.

A parlamentar é uma grande parceira, já destinou muitas emendas e garantiu recursos para a construção do parque da vaquejada, para aquisição de um ônibus e emenda para a saúde do município.

Na sequência foram recebidos pela Deputada Federal Socorro Neri, na ocasião Sérgio Lopes e Sérgio Mesquita agradeceram a parlamentar pelas emendas enviadas e, além disso apresentaram novos projetos para angariar recursos.

A parlamentar de pronto nos recebeu e garantiu que continuará sendo parceira de Epitaciolândia, enviando recursos e apoiando os projetos da gestão. Graças a emenda da Deputada Socorro, está sendo realizadas cirurgias eletivas para atender as pessoas que precisam.

“A eleição passou, e independente de bandeiras partidárias, nosso compromisso segue com o nosso povo e não mediremos esforços em busca parcerias para seguirmos avançando”.

O prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita se reuniram também com o Senador Alan Rick, na ocasião foram reafirmadas a parcerias em diversas áreas para o desenvolvimento de Epitaciolândia.

Na ocasião o prefeito agradeceu a parceria do Senador com Epitaciolândia, entregou os nossos projetos para o próximo ano. O parlamentar garantiu emendas para aquisição de maquinário, caminhão coletor, ônibus para o esporte, a cobertura da quadra do bairro Pôr do Sol e investimentos na área da saúde.

Finalizando o dia de agendas desta terça-feira, 5, com uma boa conversa com Deputado Federal Eduardo Veloso.

Levamos nossos projetos e pedidos ao parlamentar que é parceiro do nosso município. Agradeço o deputado pela recepção, parceria e coloquei nossa gestão a disposição.

Comentários

Continue lendo