fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Tribunal de Justiça realiza Projeto Cidadão na Terra Indígena Puyanawa no Acre

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) vai realizar uma edição do Projeto Cidadão na Terra Indígena Puyanawa, no município de Mâncio Lima. O TJAC, em parceria com outros órgãos, deve atender em torno de 500 pessoas.

A ação será desenvolvida em parceria com o Ministério Público e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o governo vai garantir a emissão da primeira e segunda via da nova Carteira de Identidade Nacional.

Os indígenas, que já tiverem a Certidão de Nascimento com o sobrenome do seu povo, já receberão suas identidades conforme sua etnia.

O novo calendário do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça abrange povos indígenas e comunidades ribeirinhas dos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. O objetivo é garantir que as ações itinerantes proporcionem serviços essenciais a essas populações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Federal prende pedófilo acreano acusado de divulgar vídeos de abuso sexual infatil

Publicado

em

O investigado foi preso em flagrante por armazenar e disponibilizar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (16), a operação Short Net, que visa combater o armazenamento e divulgação de conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Rio Branco/AC, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude local.

A investigação teve início em março de 2024 a partir de notícia de crime encaminhada à PF.

O trabalho visou encontrar outros elementos que ratifiquem a participação do suspeito nos delitos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos nas práticas criminosas.

Na ação, o investigado foi preso em flagrante por armazenar e disponibilizar conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende traficante de drogas e membro de organização criminosa em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio dos policiais da delegacia de Cruzeiro do Sul, prenderam na manhã desta quinta-feira, 16, um homem das iniciais M.S.R, conhecido no mundo do crime pelo vulgo de “sorriso da morte”. O homem foi preso no bairro Vale dos Buritis.

De posse de um mandado de busca e apreensão, emitido pelo Poder Judiciário, os policiais encontraram uma razoável quantidade de entorpecentes em posse do investigado e uma balança de precisão, além de apreender o celular dele, cujo conteúdo será imprescindível para a continuidade das investigações.

Os investigadores também aduzem que o homem faz parte de uma organização criminosa que atua na região, tendo um papel importante na distribuição de drogas no bairro em que mora. Desta forma, a Polícia Civil prendeu mais traficante e avança no combate ao tráfico de drogas na região do Juruá, ao tirar de circulação traficantes e grandes quantidades de entorpecentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Operação “Hegemonia” da Polícia Civil do Acre resulta em prisões e apreensões contra o crime organizado

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 16, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com apoio do Departamento de Polícia da Capital e do Interior (DPCI), deflagrou a operação “Hegemonia”, uma ação contundente contra o crime organizado que visa desmantelar redes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A operação, que mobilizou uma equipe de agentes especializados, resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva. Além disso, foram apreendidos mais de R$ 50 mil em dinheiro, uma arma de fogo e quatro celulares que serão submetidos a perícia para análise de dados.

“O objetivo da operação “Hegemonia” é combater as estruturas do crime organizado, desarticulando suas operações ilícitas e promovendo a segurança da população. A ação não se limitou ao território do Acre, estendendo-se também às cidades de Rondônia e Santa Catarina. Das oito prisões realizadas, uma foi efetuada em Santa Catarina, e as outras sete em Rio Branco, demonstrando a abrangência e o alcance das atividades criminosas desbaratadas pela operação”, disse o delegado titular da DRACO/ AC, José Adonias Gomes.

A autoridade policial destacou a importância do trabalho conjunto entre as forças policiais e a determinação em enfrentar o crime organizado. “A operação ‘Hegemonia’ é mais um passo decisivo no combate à criminalidade, demonstrando o compromisso das autoridades em garantir a ordem pública e a segurança dos cidadãos”, enalteceu.

A Polícia Civil do Acre ressalta que as investigações prosseguirão para identificar outros envolvidos e desmantelar completamente as estruturas criminosas, reiterando seu compromisso com a justiça e a paz social.

A operação “Hegemonia” representa mais um duro golpe contra o crime organizado, reforçando a determinação das autoridades em promover a segurança e o bem-estar da população.

Comentários

Continue lendo