Treze notificações de Zika são registradas no AC em 1 semana

Ângela Rodrigues

Segundo o boletim epidemiológico divulgado semanalmente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o número de casos suspeitos de Zika saltou de 22 para 35 notificações. O novo índice foi divulgado nesta quarta-feira (23).

O relatório aponta que houve uma ocorrência a mais de Zika na Maternidade Barbara Heliodora (de 06 para 07 casos); Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tucumã (saiu de 05 para 09 casos); UPA do Sobral (de 01 para 03); UPA do Segundo Distrito (01); Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – HUERB (de 02 para 05) e Vigilância Epidemiológica (de 07 para 10), totalizando 35 ocorrências.

A Sesacre implantou as unidades sentinelas do Zika Vírus conforme preconiza o Ministério da Saúde, o principal objetivo da rede sentinela é detectar oportunamente casos de ZIKAV. As Unidades selecionadas foram: Regional Baixo Acre: Upa Tucumã, Upa II Distrito e HUERB (Rio Branco); Regional Alto Acre: Hospital Raimundo Chaar (Brasiléia); Regional Juruá: Hospital Regional do Juruá (Cruzeiro do Sul).

O mesmo relatório apontou ainda que não houve aumento no número de casos suspeitos de febre chikungunya, portanto, permanecem 07 casos suspeitos, sendo duas notificações no município de Xapuri, uma no município de Cruzeiro do Sul e quatro em Rio Branco. Os casos suspeitos do município de Rio Branco foram descartados por critério laboratorial, mas três ainda estão sob investigação.

Dos casos suspeitos de Dengue, no Acre, de janeiro a dezembro foram notificados 13.870 ocorrências. Desse total, 4.975 (36%), confirmados, 7.310 (53%) descartados e 1.585 (11%) em investigação, com registro de um óbito no município de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima