TRE está nos últimos preparativos para o segundo turno das Eleições

Todas as urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das Eleições 2014 já foram preparadas e lacradas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) com os dados dos candidatos que disputam os cargos de Presidente e Governador.

O Tribunal agora avança para os últimos ajustes a serem feitos relacionados ao pleito do próximo domingo, 26, que para o presidente da instituição, desembargador Adair Longuini, deverá transcorrer tranquilo e com votação mais ágil que no primeiro turno.

“No primeiro turno os eleitores tinham que votar em cinco candidatos. Agora serão apenas dois, ambos com apenas dois números para digitar na urna, o que deverá causar celeridade no processo de votação”, destaca.

Segundo o presidente, o segundo turno das Eleições é uma repetição do primeiro turno, ou seja, todas as providências tomadas anteriormente, como o fretamento de aeronaves e transporte de mesários e urnas para locais de difícil acesso, serão refeitos neste domingo.

“O planejamento das Eleições é feito um ano antes pelo Tribunal, contando com a possibilidade de haver segundo turno, portanto, até a previsão de investimento é feita com base em dois turnos”, ressaltou.

Algumas providências, como treinamentos complementares com auxiliares de juízes, ainda serão tomadas nos próximos dias, a fim de fazer alguns ajustes para o segundo turno. No sábado, 25, uma comissão presidida pela juíza Luana Cláudia Campos fará, às 9 horas, o sorteio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Votação Paralela, que consiste em uma auditoria que testa a segurança dos dados nelas depositados. Ainda no sábado, a partir das 13 horas, equipes do Tribunal farão a instalação das urnas nas 721 seções eleitorais de Rio Branco.

A votação terá início no domingo, 26, às 8 horas, com encerramento às 17 horas, no horário local.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima