Acre
TRE-AC inicia treinamento de 6,5 mil mesários para Eleições 2014
Capacitação teve início nesta segunda-feira (1).
Tribunal explica que capacitação tem duração de duas horas.
G1/Acre
Ao menos 6.560 mesários devem passar pelo treinamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), nesta segunda-feira (1), para o trabalho durante as Eleições 2014. Em Rio Branco, a capacitação tem início marcado às 9h, no Cine Teatro Recreio, Assembleia Legislativa, Escola Armando Nogueira, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar do Estado do Acre (Seaprof) e Tribunal de Justiça.
De acordo com o TRE-AC, o treinamento dura em média duas horas e tem como objetivo explicar todos os procedimentos corretos que devem ser adotados no manuseio das urnas eletrônicas. Os que não comparecerem, sem justificava enviada à Justiça Eleitoral dentro do prazo, sofrerão penalidades incluídas no Código Eleitoral.
Os que vão atuar nas eleições têm direito a dois dias de folga no serviço público ou privado por cada dia trabalhado no pleito eleitoral, o que inclui também os dias de treinamento. Para os estudantes universitários, voluntários ou não, pode ser concedido um certificado de até 30 horas de atividade extracurricular.
Além disso, o mesário recebe auxílio-alimentação, certificado de serviços prestados à Justiça e, em casos de concursos públicos, cujo edital permita, tem preferência em casos de empate.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.