Transbordamento de igarapé Bahia causa estragos no bairro Evo Morales, em Cobija

Até o momento varias propriedades no bairro Evo Morales, na cidade de Cobija, foram afetadas pelo transbordamento do igarapé Bahia após a intensa chuva que caiu na madrugada desta terça-feira (4).

As autoridades do Departamento de Pando, na Bolívia, estão mobilizadas para prestar assistência aos moradores dos bairros que fazem divisa com o igarapé Bahia, na cidade de Cobija.

Pelo menos 210 pessoas foram afetadas pelo aumento do volume de água provocado pelas chuvas intensas que caíram durante a madrugada, atingindo o manancial que separa o estado do Acre, no Brasil, da região boliviana.

As autoridades locais ainda não divulgaram um balanço oficial dos prejuízos, e equipes de emergência seguem monitorando a situação na região. Foto: TVU Pando

O representante da Defesa Civil de Pando, Gerson Dominguez, informou que será realizado um reconhecimento da área para identificar os pontos críticos responsáveis pela enchente, que danificou várias casas. Segundo Dominguez, medidas emergenciais estão sendo adotadas para atender as 70 famílias afetadas até o momento.

As informações, varias propriedades no bairro Evo Morales, antiga invasão, foram afetadas pelo transbordamento do igarapé Bahia após a intensas chuvas. Foto: TVU Pando

O transbordamento do igarapé Bahia, após uma intensa chuva na madrugada desta terça-feira, afetou várias propriedades no bairro Evo Morales, antiga invasão na cidade de Cobija.

Segundo informações do representante do setor atingido, moradores estão sendo evacuados e solicitaram ajuda das autoridades para enfrentar a situação. Até o momento, não há registros de feridos, mas os danos materiais são significativos.

As autoridades locais ainda não divulgaram um balanço oficial dos prejuízos, e equipes de emergência seguem monitorando a situação na região.

Foi informado pelo representante do setor atingido, que os moradores estão sendo evacuados. Ainda não há informações dos danos materiais no setor. Foto: TVU Pando

As chuvas intensas que atingem a região têm causado preocupação entre os moradores, que temem novos alagamentos caso o tempo chuvoso persista. As autoridades locais ainda não divulgaram medidas emergenciais para auxiliar as famílias afetadas.

Empresa Pública Social de Água e Saneamento (EPSA) de Pando

O gerente da empresa abastecimento de água potável em Cobija, senhor Jimmy Mercado afirmou que temporariamente estará suspensa o funcionamento. Foto: TVU Pando

O diretor da Empresa Pública Social de Água e Saneamento (EPSA), Jimmy Mercado, anunciou a paralisação temporária do bombeamento de água na estação localizada em Villa Busch. A interrupção afeta exclusivamente a distribuição para a setor C do município de Cobija, que abrange bairros periféricos como Castanhal, Pérola do Acre, Las Areias e Monte Líbano.

A suspensão do serviço foi causada pelo transbordamento do Igarapé Bahia. em entrevista coletiva o diretor ressaltou que a pesar da interrupção, Mercado garantiu que as Áreas A e B continuarão recebendo abastecimento normalmente durante a interrupção parcial doa empresa. A EPSA ainda não informou um prazo para a normalização do serviço na Área C da cidade de Cobija/Pando.

O diretor da Empresa Pública Social de Água e Saneamento (EPSA), Jimmy Mercado, anunciou a paralisação temporária do bombeamento de água. Foto: captada 

Forte chuva durante esta madrugada de segunda para terça-feira
Veja vídeo cedido por Keliton:
Veja vídeo com TVU Pando:
Veja vídeo com Kike Navala:
Publicidade:

Veja vídeo Elegan:

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Marcus José