Tráfico de pessoas é uma realidade no Acre, diz secretário

Segundo Nilson Mourão, mulheres são as principais vítimas do crime.
Campanha ‘Coração Azul’ quer combater casos desse tipo.

G1

Secretário diz que tráfico de pessoas no Acre é uma realidade. Principais rotas seriam Cuiabá, São Paulo e Bolívia (Foto: Quésia Melo/G1)

O tráfico de pessoas é uma realidade presente no Acre, segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão. No últimos dois anos, de acordo com ele, a Sejudh acompanhou, junto com a Polícia Federal no Acre (PF-AC), quatro casos denunciados como tráfico de pessoas. Entretanto, após investigações, somente um dos casos foi realmente confirmado como tráfico.

No estado, as mulheres são os principais alvos dos criminosos. Em muitos casos, segundo Mourão, os próprios pais ajudam, pois são tomados pelas promessas de bons salários para as filhas que vão trabalhar no exterior.

“Esse problema atinge diretamente as mulheres. Pode acontecer com homens, mas é pouco. É uma realidade no Acre. O aliciamento dessas meninas é quase irresistível, são jovens na faixa etária de 17 a 23 anos. Eles prometem tudo, vida melhor, bons salários, viagem para o exterior, tudo com pouco trabalho. Por isso, muitas vezes contam com apoio dos pais e da família, para que ela aproveite essa oportunidade. Quando chega no local tudo muda, já está endividada pela viagem, e é convidada a se prostituir. Há também casos de tráfico para retirada de órgãos, mas são menos visíveis ainda”, explicou.

Entre as rotas usadas para o tráfico de pessoas, o secretário destaca que Cuiabá, São Paulo e, principalmente a Bolívia, por ser uma zona de fronteira com o Acre, são as mais usadas pelos criminosos. Segundo ele, até o momento a Estrada do Pacífico ainda não foi usada como rota para o crime.

“Estamos nos aproximando dos bolivianos, já fizemos uma reunião, pois, eles também querem trabalhar junto conosco para combater essa realidade. O caminho mais fácil é a cidade de Cobija, mas é difícil descobrir como funciona esse processo todo ou até mesmo saber o que é configurado como tráfico, o que é a prostituição comum ou ainda garotas de programa que fazem esse tipo de viagem. Cuiabá e São Paulo também são principais roteiros”, disse.

Campanha ‘Coração Azul’
Para alertar a sociedade sobre o problema e realizar um trabalho de prevenção, a Sejudh iniciou esta semana uma série de ações em escolas durante a campanha nacional Coração Azul. A ação faz parte da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, data instituída em novembro de 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o secretário, o objetivo é informar as pessoas para que não sejam atraídas por falsas promessas.

“Através da PF-AC faremos uma blitz educativa nas rodovias com panfletagem. Também vamos entregar esse material na rodoviária, aeroporto e também na tranca em Brasileia. No dia 30 de julho os servidores foram convidados a usar a cor azul para reforçar a campanha. Também serão feitas ações nas escolas para alertar os jovens”, salientou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima