Há 6 meses, único aparelho de radioterapia do AC continua quebrado

Previsão é que máquina volte a operar em agosto deste ano.
Pacientes são encaminhados para outros estados através do TFD.

Há 6 meses único aparelho do estado aguarda
manutenção. Foto: Reprodução/Rede Amazônica AC)

G1

pós seis meses, o único aparelho de radioterapia do Acre continua quebrado. De acordo com a  Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), uma equipe técnica de uma empresa argentina, responsável pela fabricação da máquina, é esperada para repor peças e fazer a manutenção do aparelho do Hospital do Câncer, em Rio Branco.

Ainda segundo o órgão, todo o processo para que as peças e a equipe cheguem ao estado está em andamento. Entretanto, explica que por tratar-se de uma empresa estrangeira o processo tem alguns pontos burocráticos. A previsão é de que a máquina, que está sem funcionar desde janeiro de 2015, volte a atender os pacientes ainda em agosto deste ano.

Enquanto o aparelho não volta a operar, a Sesacre diz que os pacientes que necessitam do atendimento, são encaminhados para dar continuidade ao processo  em outros estados, através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Em entrevista ao G1, publicada no dia 10 de abril, o secretário de Saúde do Acre, Armando Melo, disse que o aparelho já possui sete anos em operação e existe uma empresa contratada pelo Estado para fazer a manutenção no Acre. Todavia, por causa do tipo de manutenção que precisa ser realizada atualmente, tornou-se necessária a vinda da empresa da equipe argentina.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima