Tocantins confirma 15 casos de sarampo, todos em Campos Lindos

Secretaria de Saúde aponta baixa cobertura vacinal como fator de risco; maioria dos infectados não estava vacinada

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) confirmou, até esta sexta-feira (1º), 15 casos de sarampo no estado, todos registrados no município de Campos Lindos. Ao todo, foram notificados 24 casos: 18 em Campos Lindos, cinco em Palmas e um em Porto Nacional.

Além dos casos confirmados, seis seguem em investigação e três foram descartados — dois em Palmas e um em Porto Nacional. Segundo a SES, todos os pacientes diagnosticados tiveram contato com pessoas vindas de países onde o vírus ainda circula. Nenhum deles estava vacinado, e todos apresentaram sintomas clássicos da doença. Os casos estão sendo monitorados em isolamento domiciliar.

Desde 19 de julho, equipes da Vigilância em Saúde estadual atuam em Campos Lindos com ações emergenciais de contenção, como isolamento dos infectados, rastreamento de contatos e vacinação. A Secretaria também emitiu notas técnicas aos 139 municípios com orientações específicas às equipes de vigilância epidemiológica e imunização.

A baixa cobertura vacinal tem preocupado as autoridades. Em 2024, 93% da população havia recebido a primeira dose da vacina contra o sarampo e 80% a segunda. Em 2025, os índices caíram para 86% e 55%, respectivamente. Apesar disso, as 323 salas de vacinação do estado estão abastecidas com o imunizante.

Comentários

Publicado por
Da Redação